Sea-Doo marca presença na primeira edição do Sertões Kitesurf, no Nordeste
Inédito, o primeiro evento de kite em formato de longa distância, o Sertões Kitesurf contará com os jets Sea-Doo como embarcações de apoio para a segurança do evento no mar dos 100 velejadores participantes. Marcada para 8 a 14 de outubro, a competição terá 500 km de percurso e partirá de São Miguel do Gostoso (RN), seguindo até a Praia do Preá (CE), vilarejo ao lado de Jericoacoara, um dos principais destinos brasileiros.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
Além do apoio exclusivo com 10 motos aquáticas, que serão utilizadas pela equipe operacional da competição, a Sea-Doo estará representada por Breno Bezinelli, embaixador da marca. Habituado a pilotar as máquinas da Sea-Doo, dessa vez ele percorrerá aproximadamente 250 quilômetros velejando como amador na categoria Adventure, vivenciando toda a emoção de manobrar os equipamentos de kite aos fortes ventos do Nordeste brasileiro.
Os jets da Sea-Doo, de variados modelos, como GTI 130, Wake 170, RXP-X 300, RXT-X 300 e GTX 300 Limited, terão a importante missão de operar como apoio aos atletas na água, garantindo a total segurança durante todo o percurso, nos cinco dias de provas oficiais.
Como no Sertões tradicional, a organização não poupou esforços na escolha de lindos cenários ao longo do percurso. A prova, com características de um rali de Endurance, passará por famosos destinos de dois estados nordestinos, Rio Grande do Norte e Ceará.
Considerado o primeiro rali de kitesurf do mundo, o Sertões estreia, não por menos, em uma das regiões do Brasil com a maior incidência de vento. Por lá, o que se verá serão velas em formato de pipa (kite em inglês) movendo as pranchas e seus velejadores em altas velocidades. De acordo com os organizadores do evento, a modalidade aquática é uma das que mais cresce internacionalmente, tanto em número de praticantes quanto em visibilidade. Uma das evidências desse crescimento é o fato de o kite ter sido incluído no programa dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Leia também
» BRP recebe prêmio de design pelo jet Sea-Doo RXP-X. Confira
» Direct Jet, concessionária BRP, tem loja modernizada em Belém. Veja como ficou
» Sea-Doo entra no mercado de pontoons e adiciona novos modelos de jet à linha Fish Pro 2022
Como será
O principal objetivo da prova, baseada no formato e dinâmica de um rali de velocidade, é cumprir a maior distância no menor tempo, sempre computando o último waypoint como linha de corte para a cronometragem. O tempo de cada competidor é validado pelo GPS individual e os resultados serão apresentados ao final de cada dia. O vencedor da competição é o que tiver o menor tempo acumulado ao final das cinco etapas.
São três as categorias da competição. Elite, para velejadores mais experientes, que enfrentarão as maiores distâncias e o trecho completo todos os dias (500 km); Adventure, para aqueles que preferem percurso mais curto (cerca de 250 km); e Master, para atletas acima dos 50 anos, que farão a mesma rota da Adventure. As motos aquáticas farão a segurança de todos os competidores em mar.
Para acompanhar
08/10 – Apresentação dos velejadores
09/10 – 1ª. etapa – São Miguel do Gostoso/Touros (RN) a Guamaré/Praia do Minhoto (RN) – 92 KM
10/10 – 2ª. etapa Guamaré/Praia do Minhoto (RN) a Icapuí/Praia da Placa (CE) – 130 KM
11/10 – 3ª. etapa – Icapuí/Praia da Placa (CE) a Beberibe/Praia das Fontes (CE) – 87 KM
12/10 – 4ª etapa – São Gonçalo do Amarante/Porto do Pecem (CE) a Amontada/Praia de Icaraizinho (CE) – 127 KM.
13/10 – 5ª etapa – Amontada/Praia de Icaraizinho (CE) a Preá/Cruz (CE) – 97 KM
14/10 – Término do evento – Preá/Cruz (CE) – Rancho do Kite
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Novidade foi apresentada pela Brunswick no Consumer Electronics Show; tecnologia deve ser implementada em 2026
Num canto remoto dos Alpes, a Geleira Hintertux conta ainda com gigantesca pista de esqui e um dos teleféricos mais altos do planeta
Lançada no 2º semestre de 2024, embarcação chega como uma complementação da Schaefer V33, lancha brasileira mais vendida nos EUA
“Fórmula 1” da vela atracará pela primeira vez na América Latina nos dias 3 e 4 de maio; Martine Grael comanda equipe brasileira
Flagra aconteceu numa praia na cidade de Perth, na Austrália; o animal é considerado raro pelas autoridades e sobreviveu