Navegue Seguro 2025: com novo nome, Marinha faz operação de segurança até março

Segundo instituição, queda no número de apreensões no último verão sugere maior conscientização no mar

07/01/2025
Foto: Agência Marinha / Divulgação

A alta temporada da navegação é o momento em que a Marinha do Brasil intensifica suas ações no litoral brasileiro. Conhecida anteriormente como “Operação Verão”, a campanha ganhou um novo nome: Navegue Seguro. O objetivo, no entanto, segue o mesmo: promover a segurança na navegação e incentivar boas práticas nas águas.

Nesta temporada, as ações da campanha começaram em 20 de dezembro e seguem até 15 de março, após o Carnaval. Esse é um período caracterizado pelo aumento das atividades no litoral e nas águas interiores do país, muito por conta do verão e do período de férias escolares.

 

A Navegue Seguro 2025 traz como mote a mensagem: “Fique ligado, você é o Capitão! Navegar com segurança é a sua melhor opção!”.

Foto: Agência Marinha / Divulgação

As atividades abrangem não só revistas e patrulhamento nas águas, como também campanhas de conscientização em clubes náuticos, marinas, entidades desportivas e até colônias de pescadores, sempre enfatizando a segurança da navegação.

 

Segundo levantamento da Marinha do Brasil, as infrações mais comuns registradas na Operação Verão de 2024 foram:

  • falta de habilitação dos condutores;
  • documentação da embarcação incompleta ou vencida;
  • falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio entre outros);
  • desrespeito ao limite de lotação da embarcação;
  • consumo de bebida alcoólica durante a condução;
  • más condições de navegabilidade das embarcações.

Boas expectativas para o Navegue Seguro 2025

Dados da Marinha do Brasil apontam que, de 2023 para 2024, o número de apreensões de embarcações caiu quase 33% na operação, indo de 814 para 546.

Foto: Agência Marinha / Divulgação

Enquanto o número de apreensões diminuiu, o de inspeções aumenta desde 2021. Em 2024, foram 133.784 inspeções, o patamar mais alto dentro do período — e a expectativa da Marinha é seguir nessa crescente.

O principal objetivo é a criação de uma mentalidade de segurança nos navegadores. Tornar uma rotina o cumprimento das normas– Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante André Macedo

Para Macedo, é assim que se evitam os acidentes e garante-se “um lazer de qualidade.”


Além das inspeções navais, a campanha ainda engloba ações de conscientização para evitar o descarte de lixo em rios e mares, em um trabalho conjunto das Capitanias, Agências e Delegacias.

 

Por conta das particularidades climáticas das regiões Norte e Centro-Oeste, a Operação “Navegue Seguro” da Marinha ocorrerá em outro período nas capitanias dessas áreas. A previsão da Marinha é de que o aumento da fiscalização nestas regiões comece em junho de 2025.

Foto: Agência Marinha / Divulgação

Dicas de segurança ao navegar

Manter uma navegação segura é essencial para fazer do mar, a casa de quem ama navegar, um espaço de lazer saudável e acolhedor. Por isso, não permita pessoas que na água se aproximem do barco com o motor em funcionamento. No caso de mergulhos, só ligue o motor após a última pessoa subir a bordo. Para conferir mais dicas de navegação, veja 15 mandamentos básicos de segurança no mar.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    V33 Sport Fish: conheça a primeira Schaefer Yachts voltada para a pesca

    Lançada no 2º semestre de 2024, embarcação chega como uma complementação da Schaefer V33, lancha brasileira mais vendida nos EUA

    SailGP: venda de ingressos para etapa no Rio abrem nesta quinta-feira (23)

    “Fórmula 1” da vela atracará pela primeira vez na América Latina nos dias 3 e 4 de maio; Martine Grael comanda equipe brasileira

    Tubarão-bronze preso em barreira de proteção é atingido por um arpão

    Flagra aconteceu numa praia na cidade de Perth, na Austrália; o animal é considerado raro pelas autoridades e sobreviveu

    Edição 392 da Revista Náutica já está disponível nas bancas e no app

    Através do aplicativo de NÁUTICA é possível fazer o download do material; confira os principais destaques da edição

    Max Verstappen recebe iate avaliado em mais de R$ 70 milhões na Itália

    Segundo jornal italiano, embarcação de 33 m do estaleiro Mangusta havia sido encomendada há 2 anos pelo piloto