Navios de petróleo podem estar acelerando extinção da rara baleia-de-Rice

Avaliação ambiental do governo dos EUA alerta para riscos à espécie, com cerca de apenas 50 indivíduos no mundo

Por: Nicole Leslie -
30/05/2025
Foto: NOAA / Reprodução

A baleia-de-Rice (Balaenoptera ricei), espécie já considerada em extinção, pode estar sendo ainda mais ameaçada por navios de petróleo e gás no Golfo do México. É o que aponta uma avaliação ambiental publicada pelo governo dos Estados Unidos, no último dia 20.

O estudo conclui que as colisões com embarcações que operam na extração de petróleo e gás na região têm potencial para agravar ainda mais o risco de extinção da espécie. A baleia-de-Rice está listada como ameaçada pelo Serviço Nacional de Pesca Marinha, a NOAA Fisheries, desde 2019.

Foto: National Oceanic and Atmospheric Association (NOAA) / Wikimedia Commons / Reprodução

Estima-se que existam apenas 51 indivíduos da espécie em todo o mundo, o que tornam essas baleias umas das mais ameaçadas no planeta. Segundo a NOAA, a maior concentração de baleias-de-Rice se encontra justamente no nordeste do Golfo do México, entre 100 e 400 metros de profundidade.

 

O principal risco aos animais está relacionado a possíveis derramamentos de óleo durante a atividade petrolífera. No entanto, quatro organizações de conservação dos EUA entraram com uma ação judicial contra o NOAA, alegando que o parecer biológico emitido pelo governo não oferece proteção adequada à espécie.


As entidades destacam que o documento é falho por ainda permitir atividades que representam riscos aos animais, subestimar os impactos de novos derramamentos e colocar em risco não apenas as baleias-de-Rice, mas outros animais como tartarugas-marinhas, corais e diversas espécies de peixes.

Sobre a baleia-de-Rice

A baleia-de-Rice foi considerada como baleia-de-Bryde até 2021, quando houve a divisão da segunda espécie em duas distintas. As Rice têm porte médio e podem atingir 12 metros, pesando até 27 toneladas.

 

Ainda não se sabe a expectativa de vida das baleias-de-Rice, no entanto as baleias-de-Bryde — o parente mais próximo — vivem cerca de 60 anos, atingindo a idade reprodutiva aos 9.

 

Quanto à coloração, a parte superior é cinza-escuro e a barriga pálida em tons rosados. Elas se alimentam de pequenos peixes e lulas e são encontradas principalmente entre 100 e 400 metros de profundidade no Golfo do México.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Um dos arpões para caça de baleia mais antigos do mundo foi encontrado no Brasil

    Ferramentas foram descobertas dentro de sambaquis na Baía de Babitonga, litoral norte de Santa Catarina

    Barco Brasil vence 4ª etapa da Globe 40 na categoria Sharp

    Embarcação comandada por brasileiros completou a etapa da Austrália ao Chile em 27 dias, 8 horas e 2 minutos

    Veleiro Esperança crava pódio na Cape2Rio após enfrentar tormenta e dois ciclones

    Equipe gaúcha ficou com o 3º lugar na regata África-Brasil. Theodora Prado recebeu premiação especial por ser a 1ª mulher a realizar a disputa sozinha

    Confira o top 10 atualizado dos iates mais caros do mundo

    A lista começa já na casa dos R$ 600 milhões. Você arriscaria um palpite de quanto custa o mais caro? Veja aqui!

    Aeronave anfíbia pode abrir voo por terra ou água: conheça a Beriev Be-200

    Imagens poderiam ser confundidas com criações de inteligência artificial, mas são reais. Saiba como!