Noruega anuncia construção de barco de alta velocidade a hidrogênio

Por: Redação -
27/12/2021

Sempre protagonistas, o europeus acreditam que o transporte verde vai se tornar a norma nos próximos, em vez da exceção. Para isso, investem na substituição dos maiores emissores de CO2 do planeta, os motores a combustão, por alternativas na linha da natureza. A regra vale para o setor náutico. Na Noruega, por exemplo, navios de cruzeiro e balsas só poderão navegar perto dos famosos fiordes, em cinco anos, se reduzirem as emissões em 50%.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para não perder vídeos exclusivos

Como 2026 está logo ali, empresários do país não perderam tempo e (capitaneados pela empresa de tecnologia limpa TECO 2030, em um consórcio que une oito parceiros) acabam de apresentar o projeto de um dos primeiros barcos de célula de combustível de hidrogênio de alta velocidade, com emissão zero!

Importante para descarbonizar a indústria marítima, o barco será construído pelo estaleiro Grovfjord Mekaniske Verksted (GMV), perto do Porto de Narvik, com entrega prevista para 2023. De acordo com o projeto, deverá atingir 23 nós de velocidade máxima (42,5 km/h), marca que o credencia a ser usado para monitoramento, treinamento e operações de emergência na área portuária.

Outra parte importante do projeto é a construção de uma estação de abastecimento de hidrogênio, que ficará a cargo da Everfuel, fornecedora que já está construindo estações para veículos pesados em toda a Noruega. Será a primeira estação de abastecimento de hidrogênio do mundo destinada a navios e veículos pesados.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    "Mansão flutuante": conheça a tendência global que atracará no São Paulo Boat Show 2026

    Conhecida como "yacht standard", a moda faz com que embarcações funcionem como extensões imobiliárias de luxo; evento vai de 24 a 29 de setembro

    De olho no mundial e nas Olimpíadas: veja os resultados da Copa Brasil de Vela de Praia 2026

    Competição chegou à 6ª edição em Fortaleza e serviu como preparação para o Mundial de Vela 2027, etapa classificatória para os Jogos Olímpicos 2028

    Nova lancha de luxo de Charles Leclerc custou quase R$ 5 milhões e chega a 75 km/h

    Modelo do estaleiro italiano Riva, o 3º da marca sob posse do piloto, segue um visual clássico que alia materiais como madeira e couro

    Morre Jorge Oliveira, fundador da Fluvimar

    Empresário, natural do distrito de Leiria, em Portugal, fundou a empresa ao lado da esposa Yolanda Cristina

    Filho de Robert Scheidt conquista título Mundial Sub-19 de Vela

    Prestes a completar 17 anos, Erik Scheidt esteve entre os cinco melhores colocados em 10 das 11 regatas da classe ILCA 6 disputadas na Dinamarca