Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂
Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália
Embarcações pensadas para um futuro mais verde estão alcançando cada vez mais estaleiros ao redor do mundo. A Azimut Yachts recentemente entrou para essa estatística com a Seadeck 6, lancha apresentada no maior evento de design do planeta, o Milan Design Week 2024. Por lá, o barco foi parte de uma instalação imersiva, e apareceu dentro da piscina do Bagni Misteriosi, espaço cultural da década de 1930.
EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda
Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Berço das embarcações, a Itália é também o principal palco do design durante a Milan Design Week (semana de design de Milão, em tradução livre) que, neste ano, aconteceu de 15 a 21 de abril. Por lá, o estaleiro italiano — que tem no Brasil o seu único parque fabril fora da Itália — resolveu inovar, e apresentou seu novo projeto de 57 pés voltado à sustentabilidade de forma inovadora.
A instalação imersiva levou os visitantes a uma jornada dentro do Bagni Misteriosi del Teatro Franco Parenti, que culminava na nova lancha, atracada na piscina do local à luz de uma grande lua.
A ideia, que passou pelas mãos de Amdl Circle e Michele De Lucchi, era convidar os visitantes a redescobrirem a relação entre o homem e a natureza, bem como testemunhar que um futuro mais sustentável atracou na Azimut.
Com 57 pés (17,5 metros) e 3 amplas cabines, a lancha garante pernoite para até sete pessoas e é equipada com o primeiro sistema de propulsão híbrido da Volvo, capaz de reduzir as emissões de CO₂ em até 40%. Uma placa voltaica de 10 m² gera ainda energia suficiente para uma autonomia de 4h durante o dia e 8h durante a noite.
Além dos recursos tecnológicos voltados a um navegar mais ecológico, o estaleiro investiu também em materiais sustentáveis para a produção do barco, como a cortiça no deck substituindo a teca e a fibra de carbono, que, ao reduzir o peso da lancha em até 30%, contribui para mais eficiência no uso de combustível.
Um amplo salão no deck principal, totalmente aberto, e as grandes janelas da embarcação, trabalham em conjunto para proporcionar uma conexão entre quem navega na lancha e a natureza que se apresenta ao seu redor. A cozinha, posicionada estrategicamente, atende áreas externas e internas ao mesmo tempo, favorecendo tanto o acesso durante as refeições, quanto o momento de união entre as pessoas.
Na proa, o design aerodinâmico da lancha permite que a embarcação aquaplane, reduzindo o arrasto em velocidades mais baixas. Por lá, solários garantem o banho de sol. Na popa, equipada com plataformas dobráveis, espreguiçadeiras garantem um momento confortável de contemplação do mar, ao mesmo tempo que funciona como área para refeições.
Na motorização, o novo Seadeck 6 pode ser equipado com três motores Volvo IPS 500 ou 650, que podem produzir 380 cv e 480 cv, respectivamente.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com investimento de R$ 100 milhões, o local terá integração com a Baía Afonso Wippel, no complexo Marina Itajaí
Data foi celebrada no Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro; conheça iniciativas da gestão no período
Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, contou sobre o processo na 9ª edição do Congresso Internacional Náutica
Em ano histórico para a marca, estaleiro exibirá cinco lanchas em evento nos Estados Unidos. Veja quais!
Os dois modelos fazem parte linha 2024, têm a mesma potência e pertencem a mesma família, mas são bem diferentes