Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

20/05/2024
Foto: Divulgação

Os Aquabus de Ilhabela — futuro transporte aquaviário da cidade litorânea de São Paulo — entraram em uma nova fase de testes no último fim de semana. Em uma operação piloto, os três catamarãs que prestarão o serviço foram colocados na água. Durante dois dias, mais de 1,5 mil pessoas realizaram a travessia de forma gratuita, informou o governo municipal.

O embarque e desembarque aconteceu nos píeres do Perequê e Vila, entre 9h e 16h dos dias 18 e 19 de maio. Além de testar a “eficiência do serviço”, segundo a Prefeitura, a operação teve como objetivo apresentar o sistema aos moradores e turistas.

Foto: Divulgação

Embora não haja data marcada para o início oficial dos Aquabus de Ilhabela, a administração pública estipula que isso deve acontecer “nos próximos dias”, após o fim das operações assistidas.

Como funcionarão os Aquabus de Ilhabela

A ideia é que, depois de oficialmente inaugurado, o transporte faça o trajeto entre os píeres de Praia Grande, Barra Velha, Perequê, Engenho D’Água, Vila (Centro Histórico) e Ponta Azeda. Ele funcionará de forma integrada aos ônibus da cidade por meio do Bilhete Único. Atualmente, quem usa o bilhete paga R$ 2,10 na passagem; quem não usa, paga R$ 5.

 

Cada Aquabus tem capacidade para 60 passageiros sentados, além de ser acessível a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. As embarcações contam ainda com ar-condicionado, TVs e GPS.

 

“Esta será mais uma alternativa de mobilidade, atendendo tanto ao deslocamento de turistas quanto ao dos moradores pela via marítima da nossa orla, diminuindo o uso de automóveis pelas ruas da nossa cidade e melhorando o fluxo de trânsito local”, disse o prefeito Toninho Colucci, em publicação no Instagram.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ilhabela deve ganhar 1ª usina de dessalinização de água de São Paulo em 2026

    Projeto prevê aumento de 22% no volume de água tratada no município, atendendo mais de 8 mil pessoas

    Descanso sobre as águas: hospedagem em barcos atracados é opção de lazer no litoral brasileiro

    Ideia dispensa a necessidade de carteira náutica e traz valores acessíveis para uma experiência pra lá de diferente

    Falkirk Wheel: conheça o elevador gigante para barcos que virou ponto turístico

    Construção na Escócia foi feita para driblar desnivelamento maior que um prédio de dez andares

    Ações de despoluição na Baía de Guanabara fazem vida marinha voltar às águas

    Expedições comandadas pelo Instituto Mar Urbano observaram mais animais na região e melhor qualidade da água

    Boat Show traz descontos exclusivos para hospedagem em Itajaí; conheça opções

    Parceria com dois hotéis garante conforto e condições especiais para visitantes do salão, que acontece de 4 a 7 de julho