Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana
Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada


Os Aquabus de Ilhabela — futuro transporte aquaviário da cidade litorânea de São Paulo — entraram em uma nova fase de testes no último fim de semana. Em uma operação piloto, os três catamarãs que prestarão o serviço foram colocados na água. Durante dois dias, mais de 1,5 mil pessoas realizaram a travessia de forma gratuita, informou o governo municipal.
Schaefer Yachts anuncia barco que não afunda, ideal para resgates em alto-mar
Fotógrafo captura cena impressionante de jubarte atravessando raias: “muito emocionado”
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O embarque e desembarque aconteceu nos píeres do Perequê e Vila, entre 9h e 16h dos dias 18 e 19 de maio. Além de testar a “eficiência do serviço”, segundo a Prefeitura, a operação teve como objetivo apresentar o sistema aos moradores e turistas.


Embora não haja data marcada para o início oficial dos Aquabus de Ilhabela, a administração pública estipula que isso deve acontecer “nos próximos dias”, após o fim das operações assistidas.
Como funcionarão os Aquabus de Ilhabela
A ideia é que, depois de oficialmente inaugurado, o transporte faça o trajeto entre os píeres de Praia Grande, Barra Velha, Perequê, Engenho D’Água, Vila (Centro Histórico) e Ponta Azeda. Ele funcionará de forma integrada aos ônibus da cidade por meio do Bilhete Único. Atualmente, quem usa o bilhete paga R$ 2,10 na passagem; quem não usa, paga R$ 5.
Cada Aquabus tem capacidade para 60 passageiros sentados, além de ser acessível a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. As embarcações contam ainda com ar-condicionado, TVs e GPS.
“Esta será mais uma alternativa de mobilidade, atendendo tanto ao deslocamento de turistas quanto ao dos moradores pela via marítima da nossa orla, diminuindo o uso de automóveis pelas ruas da nossa cidade e melhorando o fluxo de trânsito local”, disse o prefeito Toninho Colucci, em publicação no Instagram.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estaleiro estreia no Sul maior barco da marca e apresenta maquete da FS 325 com condições especiais de compra; evento segue até domingo (5)
Modelo recém-lançado é o grande destaque do estaleiro no Boat Show em Santa Catarina, ao lado de outros cinco barcos. Conheça!
Marca apresenta quatro modelos de moto aquática no evento, além de cinco motores. Confira!
Equipamentos prometem tecnologia silenciosa para lanchas e soluções compactas para veleiros e podem ser vistos de perto no evento até 5 julho
Modelo é destaque da Mestra Boats no Marina Itajaí Boat Show, ao lado de outros 3 barcos da marca




