Novo estaleiro holandês lança catamarã construído com materiais circulares

Por: Redação -
28/02/2019

O novo estaleiro holandês Vaan Yachts apresentou seu primeiro modelo, Vaan R4. Trata-se de um catamarã de 12,8 m (42 pés) feito de materiais circulares, incluindo alumínio reciclado, cortiça e alternativas à base de plantas para couro. O modelo está disponível para pré-encomenda.

“O prazer do cruzeiro tem que se tornar mais sustentável rápido, porque o seu prazer nunca deve ser à custa dos outros”, diz o fundador da empresa, Igor Kluin. E não há razão para isso. Ao olhar os materiais e o design de uma maneira diferente e inovadora, você pode até mesmo fazer um barco circular. É apenas uma escolha para fazer isso”, completa.

O design do catamarã foi baseado em princípios circulares. Por ser, principalmente, feito de materiais recicláveis, o barco, por sua vez, é quase totalmente reciclável. O casco, por exemplo, é feito em mais de 50% de alumínio reciclado, como vidraças antigas e sinais de trânsito. Algumas partes do catamarã contêm até mais de 75% de materiais reutilizados. O alumínio reciclado será aplicado na construção de iates pela primeira vez em uma parceria exclusiva com a Hydro.

“Todos os anos, 80 mil barcos vêem seu fim de vida útil apenas na Europa”, diz um comunicado da Vaan Yachts. “Destes, 78 mil são queimados em incineradores, causando grandes emissões de CO2. A Vaan acredita que isso deve e pode ser mudado para melhor”.

LEIA TAMBÉM
>>Revestimentos náuticos da Kelson’s serão destaques no Boat Show
>>Inscrições promocionais para a 20ª Regata Náutica Caras terminam nesta quinta
>>Livro Meteorologia e Oceanografia tem 4ª edição lançada. Confira

Outra característica que distingue o Vaan R4 é que ele conta com um bimini que pode ser facilmente instalado para proteger o cockpit do sol quando desejado. Isso torna o R4 não só adequado para climas quentes, mas também para temperaturas mais frias.

Materiais naturais são usados ​​para o interior, como o lyocell (uma alternativa para a seda), uma alternativa à base de plantas para couro feito de folhas de abacaxi, cortiça, linho e madeira certificada. Isso não só torna o R4 mais sustentável, mas também cria um ambiente aconchegante e acolhedor.

“O que me impressiona é que todos os barcos parecem ter a mesma aparência no interior. Nós nos deixamos inspirar por designs de hotéis e materiais inovadores, criando uma aparência e atmosfera mais exclusivas”, afirma Nienke van ‘t Klooster, co-proprietário e designer de interiores da Vaan.

Igor Kluin e Nienke van ‘t Klooster lançaram a Vaan Yachts com base na ideia de que o luxo e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas fazendo uso inteligente de tecnologia e materiais.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Marinha envia ao Rio Grande do Sul maior navio de guerra da América Latina

    Embarcação transportará carregamento focado em auxiliar as vítimas das enchentes que devastaram o estado

    Com 9 motores no Rio Boat Show, Mercury vê o salão como oportunidade de "desmistificar o setor"

    Marca apresentou equipamentos que foram dos 50 aos 600 hp, além de três opções elétricas

    Condomínio de luxo na Bahia com marina própria foi atração do Kiaroa no Rio Boat Show 2024

    Localizado na belíssima Península de Maraú, o empreendimento atraiu interessados em morar e investir no local

    No Rio, Yanmar exibiu motor de barco que atravessou o Atlântico em série de NÁUTICA

    Além do estande, fabricante japonesa apareceu em embarcações expostas no salão carioca

    ICMBIO levou Ilhas Cagarras, popular destino náutico do Rio, para dentro do Boat Show

    Rico em materiais visuais e informações, estande contou com a parceria do instituto Mar Adentro, Museu Nacional e projeto Ilhas do Rio