Novo estaleiro holandês lança catamarã construído com materiais circulares

Por: Redação -
28/02/2019

O novo estaleiro holandês Vaan Yachts apresentou seu primeiro modelo, Vaan R4. Trata-se de um catamarã de 12,8 m (42 pés) feito de materiais circulares, incluindo alumínio reciclado, cortiça e alternativas à base de plantas para couro. O modelo está disponível para pré-encomenda.

“O prazer do cruzeiro tem que se tornar mais sustentável rápido, porque o seu prazer nunca deve ser à custa dos outros”, diz o fundador da empresa, Igor Kluin. E não há razão para isso. Ao olhar os materiais e o design de uma maneira diferente e inovadora, você pode até mesmo fazer um barco circular. É apenas uma escolha para fazer isso”, completa.

O design do catamarã foi baseado em princípios circulares. Por ser, principalmente, feito de materiais recicláveis, o barco, por sua vez, é quase totalmente reciclável. O casco, por exemplo, é feito em mais de 50% de alumínio reciclado, como vidraças antigas e sinais de trânsito. Algumas partes do catamarã contêm até mais de 75% de materiais reutilizados. O alumínio reciclado será aplicado na construção de iates pela primeira vez em uma parceria exclusiva com a Hydro.

“Todos os anos, 80 mil barcos vêem seu fim de vida útil apenas na Europa”, diz um comunicado da Vaan Yachts. “Destes, 78 mil são queimados em incineradores, causando grandes emissões de CO2. A Vaan acredita que isso deve e pode ser mudado para melhor”.

LEIA TAMBÉM
>>Revestimentos náuticos da Kelson’s serão destaques no Boat Show
>>Inscrições promocionais para a 20ª Regata Náutica Caras terminam nesta quinta
>>Livro Meteorologia e Oceanografia tem 4ª edição lançada. Confira

Outra característica que distingue o Vaan R4 é que ele conta com um bimini que pode ser facilmente instalado para proteger o cockpit do sol quando desejado. Isso torna o R4 não só adequado para climas quentes, mas também para temperaturas mais frias.

Materiais naturais são usados ​​para o interior, como o lyocell (uma alternativa para a seda), uma alternativa à base de plantas para couro feito de folhas de abacaxi, cortiça, linho e madeira certificada. Isso não só torna o R4 mais sustentável, mas também cria um ambiente aconchegante e acolhedor.

“O que me impressiona é que todos os barcos parecem ter a mesma aparência no interior. Nós nos deixamos inspirar por designs de hotéis e materiais inovadores, criando uma aparência e atmosfera mais exclusivas”, afirma Nienke van ‘t Klooster, co-proprietário e designer de interiores da Vaan.

Igor Kluin e Nienke van ‘t Klooster lançaram a Vaan Yachts com base na ideia de que o luxo e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas fazendo uso inteligente de tecnologia e materiais.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Público do Rio Boat Show 2024 tem desconto exclusivo em hotel oficial

    Bem localizado, Novotel Leme oferece condições especiais para visitantes do salão náutico mais charmoso da América Latina

    Visita de mergulhador a restos de baleia vence concurso de fotos subaquáticas do mundo; veja imagens

    Competição de fotos de dentro do mar acontece anualmente e conta com diversas categorias

    Filmagem de primeiras ondas de tsunami na Tailândia viraliza 20 anos após desastre

    De férias no local, homem filmou, sem saber, o início do fenômeno de 2004; assista ao vídeo

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show do ano 2000

    Terceira edição do evento teve de lancha sendo construída ao vivo a tanque de mergulho de 5 m de profundidade

    Com propulsão eólica, Airbus terá frotas marítimas contra emissões de dióxido de carbono

    Gigante da indústria aeroespacial terá velas rotativas e motores biocombustíveis; entenda