Conheça o peixe que, apesar de seu tamanho, assusta tanto quanto um tubarão
Poucos seres marinhos causam algum temor a mergulhadores experientes e pescadores submarinos. Os mais famosos são, sem dúvidas, algumas espécies de tubarão.
Mas — acredite! — há um peixe ainda mais potencialmente perigoso no reino dos mares: este aqui, a barracuda.
Ao contrário dos tubarões, ela não se intimida com o homem, é nervosamente curiosa e qualquer movimento mais brusco pode provocar uma mordida feroz.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
E, pior: a barracuda ataca em grupos e sempre de maneira muito rápida. Seu corpo, prateado e fino, não mete muito medo, embora possa chegar aos três metros de comprimento.
O que assusta mesmo é sua enorme boca, com caninos imensos, pontiagudos e salientes, que podem causar grandes dilacerações.
E, tal qual os tubarões, o sangue também a excita, fazendo com que ataque ainda mais ferozmente. Quer dizer, quase sempre uma mordida deflagra muitas outras, embora raramente os ataques sejam letais.
Ela é atraída por objetos brilhantes na água, de cores vivas ou outros peixes mortos ou dilacerados que, eventualmente, estejam presos na roupa do mergulhador. Até porque seu hábitat preferido são os recifes de corais e naufrágios, os mesmos procurados pelos pescadores submarinos.
Portanto, quando cair na água num local suspeito, fique atento. Com as barracudas, não se brinca.
Leia também
» Mergulhador é abocanhado por baleia nos Estados Unidos e sobrevive sem grandes lesões
» Na região cortada pelo rio Tejo, em Portugal, vinhos de qualidade nascem em vinícolas supermodernas
» China quer construir linha férrea subaquática para os Estados Unidos
Outros seres do mar que impõem respeito
Moréia
Ela vive entocada em águas rasas de fundo rochoso e, além de ferimentos
graves, sua mordida causa infecções, porque seus dentes são pura bactéria. Moréias lembram cobras, mas são mais perigosas do que elas!
Raia
É inofensiva quando em movimento, mas perigosíssima quando pisada, por causa do ferrão da sua cauda. Passa boa parte do tempo enterrada na areia, o que pode provocar acidentes desse tipo.
Peixe-escorpião
Fica parado e camuflado entre pedras e algas, em águas não muito profundas, com a intenção de surpreender suas presas. Com isso, acaba transformando em vítimas também os banhistas, já que é impossível vê-lo.
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Origem do fenômeno é desconhecida, gerando teorias diversas, que vão de esconderijo alienígena a base nazista
De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca
Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York
Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro
Encontrado na China, animal vive na escuridão, não possui padrão de cor e mede até 2,5 centímetros