Orgulho nacional

Por: Redação -
27/06/2014

Cinco vezes medalhista olímpico, Torben Grael inaugura um dos importantes prêmios da vela mundial. O Magnus Olsson Prize está nas mãos do brasileiro pelos seus feitos na modalidade. Além das medalhas olímpicas, com direito a dois ouros na Star (Atlanta-96 e Atenas-2004), o velejador levou o Ericsson 4 ao título da Volvo Ocean Race na temporada 2008-09. O atleta também liderou a inédita campanha verde e amarela na Volta ao Mundo de 2005-06 com o Brasil 1.

A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (26), em Estocolmo, na Suécia, país de Magnus Olsson. O velejador faleceu em 2013, em Lanzarote, na Espanha. O sueco era um dos mentores do Team SCA, time 100% feminino que disputará a Volvo Ocean Race nessa temporada.

“Magnus Olsson foi um dos velejadores mais competentes e completos de todos os tempos”, disse Torben Grael. “Receber esse prêmio com seu nome me enche de orgulho e satisfação. Magnus, com o seu conhecimento e generosidade, foi um dos pilares da nossa conquista da Volvo Ocean Race em 2008-09”.

Além de Torben Grael, dois jovens atletas receberam uma bolsa por meio da fundação que leva o nome do velejador sueco. Simon Lundmark, de 18 anos, corre na classe Laser, e Albin Johnsson, de 17 anos, veleja na classe Europa. Ambos vão receber 15.000 Coroas (moeda da Suécia) e terão o apoio de Torben Grael como uma espécie de mentor.

“Nosso objetivo com as bolsas de estudo é inspirar mais jovens velejadores suecos a se tornar profissionais no futuro. Eu acho que Magnus teria ficado feliz com esse apoio e por servir de inspiração. Esse era o seu sonho”, disse a sócia de Olsson, Viveca Eckeström, que também integra o conselho da fundação.

Foto: Volvo Ocean Race

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco da Uber: saiba como é navegar de forma gratuita no Rio Pinheiros

    Equipe de NÁUTICA testou a novidade que atracou na capital de São Paulo e que seguirá disponível para toda a população até dia 4 de agosto; confira

    Olimpíadas de Paris 2024 começam com Cerimônia de Abertura histórica em barcos no Rio Sena

    Pela primeira vez na história a celebração aconteceu fora de um estádio; confira fotos

    Ilha com ‘paisagem extraterrestre’ tem árvore que ‘sangra’ e espécies únicas no planeta

    Parte do Iêmen, Socotra serviu como palco de diversos naufrágios e abriga grande biodiversidade

    Tubarão mais velho do mundo pode ajudar a aumentar a longevidade humana

    Tubarão-da-Groenlândia pode alcançar até 400 anos de vida e nada extremamente devagar; confira

    Surfistas terão Vila Olímpica flutuante com direito a refeitório 24h durante Paris 2024

    Aranui 5 é o nome do navio de 126 metros que recebe os atletas em Teahupoo, no Taiti