De volta ao lar: 50 anos depois, orcas retornam a local marcado pela caça nos EUA

21/11/2024

A região de Penn Cove, na costa de Washington, nos Estados Unidos, ficou conhecida pela caça às baleias orcas na década de 1970. Tamanha era a fama que a espécie aprendeu a evitar a região, hábito que se perpetuou por 50 anos. Agora, ao que tudo indica, um grupo de orcas retornou ao local — inclusive com uma das baleias sobreviventes às capturas.

A boa notícia foi divulgada pela ONG Orca Conservancy, através de um post no X. “O Grupo L entrou para a história como o primeiro grupo de orcas residentes do sul a retornar a Penn Cove desde as terríveis capturas de 1970”, escreveu a organização. Confira:

 

Orcas são animais culturais e passam informações ao longo das gerações. Os indivíduos que vivenciaram as caçadas dos anos 1970 sempre evitaram a área e ensinaram seus descendentes a evitar também– explica o comunicado

Ainda segundo a Orca Conservancy, o “Grupo L” mencionado refere-se às orcas do noroeste do Oceano Pacífico. Além dele, existem outros dois grupos na região: J e K. A nomenclatura é utilizada por especialistas para identificar os animais.


Graças à identificação, foi possível notar que uma das baleias orcas que retornou à Penn Cove é conhecida como L25. Trata-se de um animal raro, não pela espécie, mas por ser um dos poucos que presenciou as capturas décadas atrás — e sobreviveu a elas.

 

“É difícil dizer por que elas escolheram voltar. Uma explicação possível é que já houve uma mudança geracional significativa e as novas gerações estão mais abertas a explorar novos lugares”, sugere a instituição.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    4ª Regata Recife/Serrambi acontece este sábado (24); saiba detalhes

    Campeonato que abre o calendário 2026 da vela oceânica em Pernambuco espera mais de 150 velejadores

    Superiate que pertencia a bilionário do ramo de carne seca é vendido por mais de R$ 120 milhões

    Após 11 anos com a embarcação, Jack Link colocou o barco à venda e já arrumou comprador. Confira os detalhes!

    "O mar tem memória": conheça a praia que some com objetos e os "devolve" no mesmo lugar

    A Praia do Cassino é considerada por muitos como a maior do mundo, com 220 km entre Rio Grande e a Barra do Chuí, no RS

    Um barco que "voa" sobre a água a mais de 55 km/h: conheça o Pegasus

    Embarcação sustentada por foils duplos é totalmente elétrica e tem aerodinâmica inspirada nos carros de Fórmula 1 da década de 1950

    Famoso iate à vela Black Pearl é oferecido em charter a partir de R$ 5,2 milhões por semana

    Embarcação icônica, tecnológica e premiada do setor náutico de luxo pode ser alugada pela IYC e já tem itinerário definido até abril de 2027