A versão Special Edition da lancha de 36,5 pés da Real Power Boats estará no Rio Boat Show 2018, que acontecerá entre os dias 14 e 22 de abril, na Marina da Glória. Esta versão conta com uma ampla vigia panorâmica, inspirada no design do maior modelo do estaleiro, a Real 525. Além disso, já vem de série com painel em fibra de carbono, volante esportivo e um novo design de estofados.
A Real 365 Special Edition tem capacidade para 16 pessoas de dia e quatro em pernoite nos seus 10,98 m de comprimento e pode ser equipada com dois motores a diesel de 220 a 320 hp ou dois motores a gasolina de 250 a 350 hp.
O Rio Boat Show chega em sua 21ª edição em 2018 consolidado como o maior salão náutico outdoor da América Latina. Serão nove dias de evento com reunindo fabricantes, distribuidores e revendedores do setor em um só lugar. Com barcos na água e a encantadora vista da Baía de Guanabara, os visitantes contarão com diversas atrações. Fique de olho no portal de Náutica e acompanhe todas as novidades do Rio Boat Show 2018!
As últimas milhas da quarta etapa da Volvo Ocean Race, entre Melbourne e Hong Kong, prometem mexer com a cabeça dos velejadores das sete equipes que disputam a regata. O Sun Hung Kai / Scallywag, líder da perna, entrou em modo invisível e seus movimentos não podem ser vistos pelos adversários por 24 horas. Faltam menos de 800 milhas náuticas para o encerramento da prova de quase 6 mil milhas náuticas e o barco de Hong Kong tinha vantagem na liderança PARA O Vestas 11th Hour Racing. A previsão de chegada dos barcos é na sexta-feira (19).
O Sun Hung Kai / Scallywag deve cruzar entre Taiwan e as Filipinas antes de acelerar rumo à vitória em casa. Como existem algumas áreas de pouco vento que devem ser evitadas, a equipe escolheu sumir do mapa. As horas anteriores a este ponto devem decidir o vencedor.
“Para mim, a maior preocupação é daqui para as Filipinas”, disse o comandante do barco de Hong Kong, David Witt. “Depois de beirar Filipinas para Hong Kong será bastante fácil. Se não tivermos perdas nas próximas horas, ninguém nos alcançará. Daremos tudo para ser a primeira equipe de Hong Kong a vencer em Hong Kong.
O Dongfeng Race Team também adotou o modo sigilo e não será visto por um dia inteiro. A equipe está na segunda colocação da classificação geral, atrás apenas do MAPFRE.
“Parece que Scallywag tem a regata sob controle, se nada acontecer, é claro! Bom para eles … e também para os fãs locais! Tenho certeza que haverá muitas celebrações”, disse o comandante do MAPFRE, Xabi Fernández.
O Vestas 11th Hour Racing, que ocupa o segundo lugar, abriu um espaço de 70 milhas entre eles e a equipe da AkzoNobel, que ocupa o terceiro lugar na classificação desta quarta-feira (17). O Akzonobel tem a brasileira Martine Grael.
Enquanto os barcos não chegam, e principalmente o Sun Hung Kai / Scallywag, a Vila da Regata de Hong Kong foi aberta nesta quarta-feira. A parada será no Kai Tak Runway Park. Mais de 12.500 estudantes locais visitarão a Race Village durante o período.
De acordo com a Portaria 06/2018, de 10 de janeiro de 2018, da Diretoria de Portos e Costas da Marinha, DPC, quem deixar passar cinco anos para renovar a habilitação aquática (motonauta, arrais amador, mestre amador e capitão amador), depois de vencida, terá de fazer todo o procedimento novamente para assim obter a carteira de volta. Até agora, quem deixasse passar dois anos sem renovar a habilitação teria de recomeçar o processo desde o início.
“Atualmente, o candidato a habilitação de motonauta (exclusiva para condução de jets) tem de passar três horas de treinamento prático e teórico, e os interessados na categoria de arrais amador, precisa passar por treinamento prático e teórico específico por no mínimo seis horas”, alertou Marcello Souza, da escola náutica Argonauta.
Lembrando que a habilitação como motonauta é exclusiva para condução de jets. Já a de arrais amador, permite a condução de barcos de lazer em águas abrigadas e parcialmente abrigadas, o que inclui a navegação em água doce e em canais, enseadas e baías no mar. Para as categorias de mestre amador (navegação costeira) e capitão amador (navegação oceânica) não existe um número mínimo de horas de aula.
A Garmin está com um novo app para auxiliar na navegação. ActiveCaptain foi pensado para garantir acesso a vários recursos náuticos numa interface simples de utilizar, que combina a máxima intuitividade com um design funcional. Disponível para iPhone e Android, o app é gratuito e permite que o usuário exerça a experiência náutica em praticamente qualquer local, já que estabelece uma ligação privilegiada entre o dispositivo móvel e o plotter cartográfico compatível, as cartas náuticas e toda a comunidade náutica da marca, que pode auxiliar em marinas com melhor classificação, atrações locais ou os perigos que não estão identificados na carta.
ActiveCaptain faz a sincronização entre o dispositivo móvel e o plotter cartográfico para que o usuário receba mensagens de texto e notificações de chamada no painel, sem ter que acessar o dispositivo móvel, permitindo também atualizar os seus mapas e cartas a qualquer momento. O app permite, ainda, fazer com antecedência uma análise detalhada de local e planejamento em casos de pesca ou viagens, por exemplo. E assim que o navegador estiver na sua embarcação e com a ligação estabelecida, pode transferir rapidamente os pontos de passagem e as rotas diretamente para o seu plotter cartográfico compatível.
A Large Yacht Brokers Association (LYBRA) irá lançar um novo salão náutico em Barcelona entre os dias 2 e 5 de maio. O Superyacht Show, como é chamado, acontecerá na OneOcean Port Vell Marine e tem como objetivo oferecer aos potenciais compradores a oportunidade de entrar a bordo de alguns dos principais superiates do mundo em um ambiente exclusivo e privado. Uma seleção de produtos de luxo e marcas de lifestyle complementarão a exibição na água.
“A idéia de um show focado no cliente foi apresentado há alguns anos e estamos trabalhando nos detalhes há tempos. Todos são bem-vindos para visitar o evento, pois nosso objetivo final é beneficiar os clientes, os corretores e a indústria como um todo”, disse Jonathan Beckett, presidente da LYBRA.
As categorias de bilhetes incluem o Superyacht Broker, o Superyacht Buyer, o Superyacht Professional e o Press Pass. De acordo com a organização, os preços dos bilhetes não foram oficialmente lançados, mas estarão por volta dos € 150. Os ingressos devem ser lançados em 1º de fevereiro e estarão disponíveis como passe para todos os dias ou somente para o sábado.
Construído para os Jogos Olímpicos de 1992 em Barcelona, OneOcean Port Vell Marine foi recentemente reformada e possui 148 vagas para iates de até 623 pés.
Os membros da LYBRA incluem empresas de corretagem Burgy, Camper & Nicholsons International, Edmiston, Fraser, IYC, Merle Wood, Northrop & Johnson, Ocean Independence e Yachtzoo, todas com uma frota de iates com mais de 98 pés.
A dupla olímpica Fernanda Oliveira e Ana Barbachan estreou muito bem nas competições internacionais de 2018. Faltou pouco para elas subirem ao pódio. De oito regatas disputadas entre as melhores do mundo na categoria Feminino, as meninas venceram três no Campeonato Norte-Americano da classe 470 em Miami, no Coconut Grove Sailing Club. A competição de três dias encerrou nesta segunda-feira (15).
“Competiram 30 barcos no Feminino, foi um campeonato bem difícil, mas ficamos muito felizes com esse recomeço no cenário internacional. Conseguimos ganhar três regatas das oito e ficamos bem contentes. As duplas mais fortes do circuito mundial estavam presentes. Foi um resultado bem positivo. Ficamos bem animadas. Hoje é a nossa folga e depois retomamos os treinamentos, pois na próxima terça-feira começa a etapa da Copa do Mundo também aqui em Miami”, diz Fernanda Oliveira.
Em fevereiro, as atletlas aterissam em Buenos Aires para competir no Sul-Americano e em abril participam de mais uma etapa da Copa do Mundo de Vela na França. Em final de julho seguem para o Mundial de Vela em Aarhus, na Dinamarca, principal de classificação para os Jogos Olímpicos e em setembro é a vez de embarcarem para o Japão para o evento-teste dos Jogos Olímpicos.
Fernanda e Ana venceram a Copa Brasil de Vela 2017 em Ilhabela na classe 470 Feminino, o que garantiu para a dupla um lugar na Equipe Brasileira de Vela de 2018.
O Conselho Internacional das Associações da Indústria Marítima (ICOMIA) lançou o seu primeiro Grow Boating Guide, com o objetivo de aumentar a participação na navegação a nível mundial. O guia é gratuito e destina-se a associações comerciais e grupos de interesse em desenvolver campanhas para atrair novos navegadores. É também um recurso fundamental para operadores de marina, concessionários e empresas, tais como empresas de charter que procuram novas ideias sobre como aumentar a demanda em seus serviços/produtos e para proteger o futuro da indústria atraindo novos navegadores.
O material explora ideias de financiamento, além de mostrar como formar alianças com a indústria e como a pesquisa pode fornecer informações sobre as barreiras na navegação; traz ideias para campanhas de consumidores, mostra como aproveitar o poder do ‘Mummy Blogger’, utilizando barcos e eventos, medindo e monitorando marketing e os resultados da campanha e como comunicá-los dentro da indústria e ao consumidor.
Para fazer o download de uma cópia gratuita do Grow Boating Guide, clique aqui.
A Benetti acaba de anunciar a venda da sétima unidade do Fast 125 para um proprietário turco. O iate de 38 metros tem exterior assinado por Stefano Righini e é equipado com o sistema de propulsão Azipull Carbon 65 projetado pela Rolls Royce. O modelo apresenta janelas horizontais para dar ao iate uma aparência ainda mais elegante e aerodinâmica, além de contar com quatro conveses, que incluem área de bar, garagem com abertura lateral, áreas de relaxamento com sofás, espreguiçadeiras, hidromassagem, solário, etc. O layout interior foi projetado para acomodar dez convidados em cinco camarotes, incluindo uma suíte para o proprietário, três camarotes de casal e um com duas camas de solteiro. A área da tripulação pode acomodar até sete pessoas.
O casco projetado por Pierluigi Ausonio, em conjunto com o centro de pesquisa e desenvolvimento Azimut Benetti combina os benefícios de um casco de deslocamento em baixas velocidades com os de um casco de aplainamento de alto desempenho. O sistema de propulsão projetado pela Rolls Royce permitiu reduzir significativamente os níveis de ruído e vibração, além de melhorar o manuseio. O Azipull Carbon 65 (AZP C65) é um propulsor leve, de alto desempenho e orientável feito inteiramente de fibra de carbono, uma inovação que reduziu significativamente o seu peso, segundo a marca, e possibilitou melhorar o layout do iate. Graças ao peso reduzido da unidade Azipull, a sala do motor pode ser posicionada mais adiante, de modo que as cabines dos hóspedes estejam silenciosas e sem vibrações.
A Metalu Brasil apresentará suas soluções adaptadas para cada projeto de píeres e passarelas, atendendo às necessidades dos clientes, no Rio Boat Show 2018, que acontecerá entre os dias 14 e 22 de abril, na Marina da Glória. A empresa oferece produtos em alumínio de alta resistência mecânica e também a intempéries. Isso se traduz em fácil manutenção e boa durabilidade, além de conforto e sofisticação — que dão um charme especial à área em que são instalados, como marinas e casa à beira-d’água, por exemplo. Construídos com alta tecnologia francesa da Metalu, os píeres são ainda bem-acabados e leves.
O Rio Boat Show chega em sua 21ª edição em 2018 consolidado como o maior salão náutico outdoor da América Latina. Serão nove dias de evento com reunindo fabricantes, distribuidores e revendedores do setor em um só lugar. Com barcos na água e a encantadora vista da Baía de Guanabara, os visitantes contarão com diversas atrações. Fique de olho no portal de Náutica e acompanhe todas as novidades do Rio Boat Show 2018!
Mesmo após ter um tripulante na água após o incidente, o Sun Hung Kai/Scallywag segue com vantagem na liderança da quarta etapa da Volvo Ocean Race, percurso entre Melbourne e Hong Kong. No placar desta segunda-feira (15), o barco de Hong Kong segue com mais de 70 milhas náuticas para o segundo colocado, o Vestas 11th Hour Racing. A previsão para a linha de chegada está em 19 de janeiro.
A estratégia de cortar caminho pelas Ilhas Salomão foi fundamental para a equipe que, mesmo com o incidente com o tripulante Alex Gough, segue com distância confortável! Nas 24 horas anteriores, o Scallywag acelerou ainda mais fazendo 504,7 milhas, 25 milhas a mais do que o Vestas 11th Hour Racing.
“Alguns dias atrás perdemos milhas e por isso tentamos algo diferente”, explicou John Fisher, tripulante do Scallywag. “Durante o último dia, esta opção começou a dar frutos. É muito positivo não estar na parte de trás da flotilha, mas sabemos que tudo pode mudar. Hong Kong é a nossa cidade, por isso para nós obter um bom resultado seria muito bom”.
O time do MAPFRE, que lidera a competição, vê com bons olhos uma possível vitória de Hong Kong para deixar os chineses do Dongfeng Race Team mais distantes.
“[Uma vitória para o Scallywag] seria boa para eles, mas também para nós”, disse Rob Greenhalgh. “Com um ponto de bônus disponível para o ganhador da etapa, o melhor para nós era que Vestas e Dongfeng não vencessem”.
Os ventos alísios de nordeste agora dominam a subida para Hong Kong, limitando as opções táticas disponíveis para as equipes.
A Regata Ilha de Caras Revista Náutica chega em sua 19ª edição neste ano e sorteará entre os participantes kits de vinho em lata, perfeita para ser consumida a bordo, que exige produtos que acompanham o balanço do mar. O produto é da australiana Barokes Wines, que já oferece latinhas de 250 e 300 ml no Brasil.
Segundo a fabricante, esta embalagem mantém o sabor do vinho, impedindo a oxidação, além de refrigerar rapidamente e usar o mínimo de conservantes e aditivos. Com as linhas “Premium” e “Lovers Wine”, a marca traz uma seleção de vinhos jovens e leves, nas variedades tinto, branco, rosé, além de espumantes Moscatel e Chardonnay.
A Regata Ilha de Caras Revista Náutica agitará as águas de Angra dos Reis no dia 24 do próximo mês. As inscrições vão até o dia 16 de fevereiro. O valor é de R$ 150, por tripulante, até o dia 31 de janeiro e de R$ 170, por tripulante, após esta data. Inscreva-se já CLICANDO AQUI!
O ano começou bem para o grupo Ferretti. Duas das marcas da empresa, Custom Line e Ferretti Yachts, tiveram embarcações premiadas durante a primeira edição do Christopher Yacht Style Awards. A cerimônia aconteceu durante o Phuket RendezVous, no último dia 4, e premiou a Custom Line 120 como “Best International Motor Yacht New Release” e a Ferretti 920 como “Best Exterior Styling”.
Custom Line 120 é o primeiro modelo da marca assinado por Francesco Paszkowski Design. Com linhas inovadoras, terá sua estréia nos primeiros meses de 2018. Já a Ferretti Yachts 920, conquistou o júri de especialistas pelo seu perfil dinâmico e inovações na construção. Criado para comemorar o 10º aniversário da revista Yacht Style, os prêmios são projetados para mostrar o melhor da indústria global de iates.
O estaleiro pernambucano Royal Mariner levará sua lancha de 30 pés para o Rio Boat Show 2018, que acontecerá entre os dias 14 e 22 de abril na Marina da Glória. Com 9,15 metros de comprimento, a RM 300 vem com solário de proa, espaço gourmet na popa e cabine com acomodações para quatro pessoas em pernoite, além de banheiro. De dia, acomoda até 13 passageiros, além do piloto, a bordo. Pode ser equipada com um ou dois motores de centro-rabeta de 350 a 430 hp ou de 170 a 250 hp.
O Rio Boat Show chega em sua 21ª edição em 2018 consolidado como o maior salão náutico outdoor da América Latina. Serão nove dias de evento com reunindo fabricantes, distribuidores e revendedores do setor em um só lugar. Com barcos na água e a encantadora vista da Baía de Guanabara, os visitantes contarão com diversas atrações. Fique de olho no portal de Náutica e acompanhe todas as novidades do Rio Boat Show 2018!
A Regata Ilha de Caras Revista Náutica sorteará produtos Fiss Koss durante sua 19ª edição, que acontece no dia 24 do próximo mês, em Angra dos Reis. Entre os brindes, está a churrasqueira da marca.
Portátil e podendo ser utilizada com carvão ou pilha, a churrasqueira Fiss Koss tem revestimento em aço inox, o carvão não tem contato com a gordura da carne, evitando, assim, o excesso de fumaça, o que a torna ideal para ambientes internos e até mesmo para seu barco. Não esquenta nas laterais e pode ser movimentada mesmo acesa. As pilhas acionam uma ventoinha que tornam seu churrasco mais rápido e prático e não precisa de energia elétrica. Também serão sorteados conjunto de panelas e tesoura de pizza.
Fotos: Divulgação
As inscrições para a 19ª Regata Ilha de Caras Revista Náutica vão até o dia 16 de fevereiro. O valor é de R$ 150, por tripulante, até o dia 31 de janeiro e de R$ 170, por tripulante, após esta data. Inscreva-se já CLICANDO AQUI!
A edição 2017-18 da Volvo Ocean Race teve seu momento de maior preocupação até o momento. Neste domingo (14), durante a quarta etapa da regata – entre Melbourne e Hong Kong – o australiano Alex Gough caiu no mar e foi minutos depois resgatado pela sua tripulação do Sun Hung Kai/Scallywag.
O incidente ocorreu durante uma mudança de vela feita pelo barco de Hong Kong, que lidera provisoriamente a etapa quatro. O vento era de 15 a 20 nós. O barco entrou em modo resgate e a ação para colocar Alex Gough a bordo novamente durou sete minutos.
“Eu estava no leme quando aconteceu. Fizemos tudo rápido e ele está em segurança agora. Isso mostra como é difícil ver alguém num mar desses. Mesmo num dia de sol. Não gostaria ter fazer isso à noite e com muito vento”, disse o comandante David Witt.
O velejador que caiu no mar não vestia roupa de segurança, como os coletes normalmente usados em regatas oceânicas. “Eu fui tolo, mas tive sorte de os caras me resgatarem rapidamente”, disse Alex Gough. A manobra de resgate custou alguns minutos e milhas para o barco líder da etapa. O segundo lugar está com o AkzoNibel, da brasileira Martine Grael.
Faltam menos de 2 mil milhas para a chegada em Hong Kong. Os barcos devem concluir a Regata em 19 de janeiro.
O Yacht Club Paulista (YCP) vai proporcionar aos jovens de 8 a 14 anos um final de férias repleto de esporte e recreação em meio à natureza, a meia hora de São Paulo. O tradicional Acampamento Náutico de Verão será realizado de 22 a 27 de janeiro, aproveitando-se a completa estrutura da sede do YCP, às margens da Represa Guarapiranga.
O primeiro acampamento foi organizado pelo YCP em 1975, até então um movimento pioneiro na represa. Como a prioridade do evento é zelar pela segurança das crianças, as atividades náuticas ficam sob responsabilidade da Escola de Vela do YCP. As inscrições não estão restritas aos associados do YCP, também estão abertas para não-sócios e conveniados como, por exemplo, os associados do parceiro Esporte Clube Pinheiros.
A vice-comodoro do YCP, Paola Prada Lorenzi, uma das organizadoras do acampamento, revela a experiência de edições anteriores. “É uma semana transformadora, de descobertas, com novas amizades cultivadas em ambiente de imersão total no esporte da vela e na natureza. Vamos fechar as férias das crianças com chave de ouro”, exclama a também velejadora Paola.
As atividades náuticas compreendem aulas teóricas e práticas, com velejada em grupo nos barcos maiores e depois sozinhos na classe de iniciação, Optimist. Estão previstos ainda, gincanas náuticas, campeonatos e encontro com expoentes da vela. Outras ações recreativas serão desenvolvidas na quadra poliesportiva e na piscina, além de atividades artísticas e jantares temáticos.
“Velejar é um esporte técnico e desafiador, o que permitirá aos acampados, interagir com a água e o vento, aprendendo a respeitar a natureza e a tirar o melhor proveito de ambos”, relata Paola. “Iniciamos as atividades náuticas, virando e desvirando o barco na piscina do clube, uma forma segura e divertida de prepararmos as crianças. Elas aprendem a emergir para o lado oposto à vela e ao mastro”.
Diversão dentro e fora da água – As refeições são momentos de confraternização que também empolgam as crianças. Café da manhã, almoço e jantar foram planejados por uma das mães, nutricionista, que ainda teve o cuidado de incluir no cardápio alimentos ricos em valor energético após as atividades físicas. Aliás, a imagem da mãe está sempre presente por meio de mães que cooperam no acampamento, o que oferece confiança às famílias.
Até na hora de dormir a farra está garantida. Não há barracas. As crianças dormem na sede do clube, em regime de acantonamento. “Os colchonetes são colocados um ao lado do outro, o que fortalece o espírito de grupo. Eu e os monitores também dormimos no mesmo local. A movimentação é intensa e tudo muito bem supervisionado”, afirma Paola. Todos os participantes receberão certificado ao final do Acampamento Náutico de Verão.
Mãe do velejador Leonardo Lorenzi, 14 anos, monitor júnior pelo segundo ano seguido, e irmã do medalhista olímpico e tetracampeão mundial de Star, Bruno Prada, Paola tem nítida noção do que representa o aprendizado da vela desde a infância. “A vela vai preparar estes jovens para lidar com as adversidades da vida. Principalmente por ser praticada em ambiente onde os desafios são variados e proporcionados por fatores alheios à nossa vontade”, conclui a vice-comodoro do YCP.
Serviço
Local – Yacht Club Paulista – Represa Guarapiranga – São Paulo (SP)
Início: 22/01/18 às 18h00
Encerramento: 27/01/18 às 11h00
Investimento: planos a partir de R$ 1.035,50
Informações e inscrições: (11) 5514-6912 e no site do clube: ycp.com.br
A Lidera Consultoria, especialista em estratégia e gestão multissetorial, conquista um novo projeto, desta vez junto ao Fórum Náutico Paulista, que tem como objetivo principal fomentar a indústria náutica do estado. A Lidera foi habilitada para realizar o projeto devido às suas experiências anteriores em planejamento estratégico setorial e desenvolvimento regional. Dentre os trabalhos já desenvolvidos pela consultoria estão projetos para a indústria de chocolates e confeitos, para o setor de acessórios pet no interior de São Paulo, para arranjos produtivos de economia criativa em todo o Brasil, entre outros.
Em 2013, o Governo do Estado de São Paulo criou um grupo executivo de trabalho formado e apoiado por representantes de entidades do setor náutico, o Fórum Náutico Paulista. Dentre as entidades participantes estão a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SDECTI); Secretaria do Meio Ambiente; Secretaria de Turismo; Investe São Paulo e Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (SINAVAL).
O grupo tem como objetivo principal fomentar o setor náutico do estado e elevar a competitividade das empresas participantes da cadeia. Apesar do potencial de geração de emprego e renda, em especial no segmento de comércio e serviços, as ações da Cadeia Náutica de Lazer se concentram em estaleiros e marinas, devido à sua estrutura mais consolidada. A fim de fomentar outros segmentos do setor náutico, que atualmente carecem de dados para diagnosticar impactos econômicos, o Fórum Náutico Paulista contará com a expertise de diagnóstico da Lidera Consultoria. Desse modo, será desenvolvido um mapeamento do Estado para toda a Cadeia Náutica de Lazer, que visa identificar os impactos positivos e as potencialidades para o setor.
Em análise realizada pelo Fórum Náutico Paulista, constatou-se que os dados disponíveis dessa cadeia, baseados em levantamento realizado em 2012, se concentram no segmento de produção de embarcações. Segundo essa análise, o faturamento brasileiro do setor foi de US$ 2,3 bi, ou seja, cerca de 2,75% do faturamento mundial; o setor náutico brasileiro emprega cerca de 40 mil pessoas, representando 5,71% de empregos do setor náutico mundial; e, em 2012, o país tinha cerca de 120 estaleiros, representando 2,45% do parque fabril mundial.
“A Lidera Consultoria deverá propor e mensurar os indicadores socioeconômicos para a cadeia, identificando seu potencial de contribuição com geração de emprego qualificado e renda”, explica Felipe Bussinger Lopes, sócio da Lidera. “Os consultores deverão realizar, também, benchmarking internacional, workshops, além de mapear as demandas e oportunidades de alavancagem de infraestrutura e nível de serviços vinculados ao setor náutico de lazer, em todo o litoral paulista e em região a definir em águas de represa do interior paulista”, completa.
A análise prévia demonstra que existe no país potencial para crescimento em outros segmentos do setor Náutico, principalmente a partir deste ano, que deve marcar a retomada da economia como um todo.
A uFrog é uma sapatilha especial indicada para uso no barco, velejada, passeios de jet e também praticar esportes náuticos. Ela é o único calçado térmico do Brasil e apropriado para o uso em superfícies lisas e molhadas. O modelo é confeccionado em neoprene e possui solado especial de borracha que garante que a temperatura dos pés se mantenha e também evita deslizamento no barco.
O modelo será um dos brindes oferecidos durante a 19ª Regata Ilha de Caras Revista Náutica, que agitará as águas de Angra dos Reis no dia 24 do próximo mês. As inscrições vão até o dia 16 de fevereiro. O valor é de R$ 150, por tripulante, até o dia 31 de janeiro e de R$ 170, por tripulante, após esta data. Inscreva-se já CLICANDO AQUI!
Vem aí a tradicional Regata Ilha de Caras Revista Náutica 2018, que vai acontecer no dia 24 de fevereiro de 2018. Comemorando sua 19ª edição, a regata é considerada um dos principais eventos da vela brasileira. A charmosa competição, que marca o Verão de Angra do Reis, reuniu em 2017 cerca de 87 veleiros e 600 tripulantes que singraram as águas da Baía de Ilha Grande, fazendo uma grande festa náutica.
Além da competição, os participantes desfrutam da tradicional feijoada na Ilha de Caras, em um almoço comemorativo, selando o sucesso da parceria entre a Revista Náutica e a Revista Caras. Entre as classes convidadas para a regata, estão: ORC , IRC, BRA RGS, APS, CRUZEIRO, MULTICASCO e FEMININO. Participe!
As inscrições vão até o dia 16 de fevereiro. O valor é de R$ 150, por tripulante, até o dia 31 de janeiro e de R$ 170, por tripulante, após esta data. Inscreva-se já CLICANDO AQUI!
A quarta etapa da Volvo Ocean Race 2017-18 está foi uma das mais complicadas para as equipes na passagem pelos Doldrums, área de pouco vento entre os hemisférios.
Os sete barcos, que sobem para Hong Kong desde Melbourne, já deixaram essa região e cruzaram a Linha do Equador, depois de sofrerem os efeitos de muito calor e falta de vento, tradicionais por lá.
Agora um pouco mais rápidos, os barcos se espalham no Pacífico Norte. A flotilha nesta sexta-feira (12) está na altura da Micronésia e a previsão de chegada em Hong Kong passou para 19 de janeiro. Justamente por causa dos efeitos das calmarias dos Doldrums.
A liderança da quarta etapa esteve nas mãos de praticamente todas as equipes. Agora os próximos anfitriões estão em primeiro, o Sun Hung Kai / Scallywag. O barco adotou uma estratégia mais a leste dos demais seis concorrentes. A etapa já teve outros líderes, incluindo o team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, e o Dongfeng Race Team, que esteve a frente por mais tempo até agora!
“As condições foram bem difíceis. O vento mediu de quatro a 11 nós e mudamos todo o peso do barco de lado. Quando terminamos, mudou tudo e tornamos a levar tudo pra o outro lado. É um verdadeiro baile”, disse Carolijn Brouwer, do Dongfeng. “Estamos lá atrás, mas na realidade pode mudar. Fomos mais a norte e o primeiro a acelerar nos ventos alísios terá boa vantagem”.
A quarta etapa novamente cruzou a Linha do Equador e como manda a tradição, os velejadores que nunca passaram por esse trecho são batizados pelo Rei Netuno. Dessa vez foram Sam Newton, do Brunel, Hannah Diamond, do Vestas 11th Hour Racing, Bleddyn Mon e Bernardo Freitas, do Turn the Tide on Plastic e Trystan Seal, do Scallywag.
O mercado dos megaiates vem crescendo e, em 2017, alguns conceitos impressionaram por seu design, layout, conforto a bordo, entre outras características. Confira a seguir 10 destes modelos que podem proporcionar incríveis experiências a bordo:
Bolide
A italiana Tankoa Yachts uniu-se à Exclusiva Design, para trabalhar em um modelo de 72 metros denominado Bolide. Inspirado pelo movimento do futurismo do século XX, a embarcação possui alta tecnologia com seu próprio sistema Wi-Fi integrado. Também vale a pena mencionar a suíte-master, que se estende por dois conveses e inclui um salão, academia, spa e um quarto principal com clarabóia. Este barco é alimentado por motores CAT gêmeos, que o impulsionam pelas águas a 18 nós ou permitem navegar em 12,5 nós, segundo seus idealizadores.
Gotham
Revelado pelo estaleiro holandês Icon Yachts, este conceito de megaiate é inspirado no Batman, com um design inteligente e todo o conforto interno e externo. Além do exterior impressionante, o interior também chama atenção pelos materiais, tecidos luxuosos e paleta de cores aconchegante. As madeiras escuras e as sombras do ônix, que contrastam com o bege e o branco, são alguns dos destaques.
AUREA
A renomada empresa italiana de design Pininfarina anunciou sua primeira colaboração com os construtores de iate Rossinavi e este é o grande resultado: o megaiate AUREA, inspirado no estilo de vida luxuoso, com três pavimentos ao ar livre e amplo clube de praia.
NYX
O estúdio de design com sede em Londres, Squared MK, é responsável pelo conceito NYX, um superyacht de 75 metros capaz de acomodar até 14 pessoas a bordo. A embarcação vem com um terraço privado para o seu proprietário, com varanda, jacuzzi, um terraço dobrável e um bar, tudo pronto para fazer qualquer dia a bordo inesquecível.
MESD 100
O superiate MESD 100, do designer norueguês Marius Skjolde, é ainda mais incrível do que você pode ver nesta imagem. Projetado para mostrar um perfil elegante, o modelo consegue combinar interiores confortáveis com generosas áreas de entretenimento ao ar livre. Devemos também mencionar a piscina de 7 metros e o seu clube de praia, que inclui um bar, lounges com vista para o mar, bem como uma academia totalmente equipada. O terraço pode ser usado de muitas maneiras, mas o relaxamento a bordo é uma prioridade.
Zephyr
Criado pelo renomado designer italiano Federico Fiorentino para Rossinavi, o projeto Zephyr é inspirado nos projetos automotivos da década de 1960. Tem motores de 16V 4000 MTU que permitem alcançar uma velocidade máxima de 32 nós, embora com sua velocidade de cruzeiro de 12 nós promete uma faixa transatlântica de 3 540 milhas náuticas, segundo o fabricante. Uma das melhores características deste iate é a área de praia de 990 metros quadrados que cobre todo o convés, com um terraço elevado de 300 pés quadrados e uma piscina de 18 pés com bordas transparentes e vistas excepcionais incluídas.
Wally 93
Apresentado no início de 2017, o Wally 93 promete ser uma embarcação ideal para entusiastas da vela graças à sua construção ultraleve. O Wally 93 Racer – projetado por Judel Vrolijk – estreará no verão deste ano em uma das mais prestigiadas regatas do mundo, a Maxi Yacht Rolex Cup.
Dynamiq GTT 115
Projetado pela Porsche, o Dynamiq GTT 115 é capaz de navegar a 21 nós, segundo a empresa, sem esquecer detalhes incríveis por dentro e por fora. Com o seu DNA Porsche, este megaiate possui detalhes de fibra de carbono, ebony Macassar e mármore Sahara Noir em todos os seus interiores. Dois motores diesel MAN V12 1 650 hp prometem um alcance máximo de 3 400 milhas náuticas.
Nature
Este conceito de iate futurista Nature, de 120 metros de comprimento, foi pensado pelo Sinot Yacht Design para proporcionar luxo e conforto em mar aberto sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente. Com um jardim exuberante e plataformas de observação, além de sua tecnologia de controle de clima de última geração, o modelo inclui oito camarotes e suíte para o proprietário, além de muitas outras características personalizadas, como um spa, uma bela academia e uma piscina.
Se77antasette
Se77antasette foi projetado pelo estaleiro italiano Benetti. Destaca-se pelo seu design inovador e revolucionário, inspirado no ambiente natural marinho. Com espaços adaptáveis, varandas abertas e terraços, além de sua plataforma de observação que promete vistas de 360 graus sobre o horizonte, esta embarcação tem muito a oferecer. Também inclui um sistema de propulsão diesel-elétrico que respeita o meio ambiente, com cinco geradores de velocidade variável e um único motor CAT C18.
A etapa entre Melbourne e Hong Kong da Volvo Ocean Race segue cada vez mais equilibrada. Faltando uma semana para o término da quarta perna, os sete barcos seguem com chances de vitória. Nesta quinta-feira (11), três equipes se destacaram ao deixar a calmaria dos Doldrums, área de ventos fracos e inconstantes próxima à Linha do Equador.
Vestas 11th Hour Racing, Dongfeng Race Team e team AkzoNobel – que tem a brasileira Martine Grael – foram os primeiros a sair do Doldrums e pegar rajadas mais rápidas. O calor de quase 50 graus e a falta de ventos foram cruéis com os atletas desde o início da semana.
“Foram 24 horas incríveis”, disse o velejador norte-americano Mark Towill, integrante do Vestas 11th Hour Racing. “Foi muito quente e muito complicado, mas nos colocamos em uma boa posição e estamos felizes. Foi um esforço incrível por parte do time. Estamos ansiosos para outra noite emocionante e para alcançar os ventos alísios com uma brisa estável”.
O Vestas 11th Hour Racing é o líder no relatório enviado na tarde desta quinta-feira, mas a diferença é inferior a uma milha náutica. Literalmente empate técnico triplo!
“Ontem (na quarta) à noite tivemos muito trabalho a bordo, nas melhores condições dos Doldrums com chuvas que exigiram uma mudança constante de velas e manobras”, disse o navegador espanhol Joan Villa, integrante do MAPFRE. O barco espanhol está em quarto por enquanto.
A previsão de chegada em Hong Kong será em 17 de janeiro. Ao todo a quarta etapa tem quase 6 mil milhas náuticas.
O estaleiro Inace divulgou novas imagens de seu projeto em parceria com o designer Fernando de Almeida. Com 35 metros de comprimento, o FHI 115 possui uma proa quase vertical, garantindo um volume interior especialmente elevado para o seu comprimento. Pode acomodar até 10 convidados em pernoite em cinco suítes, incluindo uma suíte máster localizada no convés principal, além de seis tripulantes.
Fotos: Divulgação
Entre as principais características da embarcação, está uma plataforma hidráulica, que permite um fácil acesso à água, um salão de plano aberto com dois sofás e mesa de jantar com oito lugares. O convés superior pode armazenar um barco de apoio de 6,2 metros, enquanto uma porta deslizante leva para o skylounge com sua grande televisão – ideal para promover noites de filmes a bordo. Uma outra área completa o layout do iate com solário, poltronas, e espreguiçadeiras.
No próximo dia 27, o Yacht Club Ilhabela comemorará seus 62 anos. Além de marcar o seu aniversário de fundação com uma festa, o clube vai também vai inaugurar oficialmente o píer da Subsede de São Sebastião, com o descerramento de uma placa comemorativa, em cerimônia às 11h30, na subsede. Logo depois, às 12h30, será entregue oficialmente a nova torre da estação radiocosteira Delta 24.
À noite, acontece a festa, que terá gastronomia da Bendita Cozinha, decoração de Mara Perez e show da Banda Tom Cats, além do som do Dj Donato. Os ingressos estão sendo vendidos exclusivamente na secretaria social do clube. Associados e convidados adultos pagam R$ 190. Jovens entre 12 e 16 anos, R$ 80, e crianças abaixo de 12 anos não pagam. Além do jantar, água, cerveja e refrigerantes estão incluídos no convite.
Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (12) 3896-2300 ou por e-mail [email protected].
Bradenton fica a cerca de 250 km de Cabo Canaveral, onde está o Kennedy Space Center, base de lançamento de veículos espaciais da Nasa. É natural, portanto, que o Sea Phantom (Fantasma do Mar, em tradução livre) lembre um ônibus espacial. ”É algo entre um barco e um avião”, explica David L. Borman, presidente da Ocean Aeronautics and Technologies, empresa com sede na pequenina cidade da Flórida que fabrica a novidade. De fato, Borman afirma ter se inspirado em projetos da Nasa para desenvolver sua criação, que, tecnicamente, pode ser descrita como uma embarcação de elevação, a qual tem a capacidade de esquivar-se do arrasto natural da água e das marolas, justamente por causa de suas “asas”, à medida que o Sea Phantom “decola” até planar, alcançando a velocidade máxima de 100 nós(!).
Na visão do designer, esta “aeronave do mar” é uma alternativa às filas nos aeroportos, aos congestionamentos nas estradas e, também, aos navios de cruzeiro, que, embora transportem muita gente, não são velozes. O maior modelo da flotilha do Sea Phantom, que começa em 38 pés, mede 90 pés de comprimento e transporta 50 passageiros, fora a tripulação, com autonomia de mil milhas — mais ou menos, quatro vezes a distância entre Santos e o Rio de Janeiro — impulsionado por quatro motores de 800 hp. Se a ideia pegar, os caminhos marítimos ficarão mais curtos. E empolgantes!
A Secretaria de Esportes de São Sebastião deu início na última terça-feira, 9 de janeiro, ao projeto de vivências de esportes náuticos (Stand Up Paddle, Vela e Caiaque) na Prainha, na Rua da Praia, no Centro, próximo aos canhões. A ideia é proporcionar à população e aos turistas, a oferta e a prática orientada das modalidades.
O atendimento será realizado de terça à sexta-feira, das 14h às 18h, e aos sábados e domingos, das 8h às 20h, até o dia 18 de fevereiro. Os professores responsáveis são: Alberto Lourenço Jr., Neemias Borges e Rafael Mendes.
Foto: Luciano Vieira
Segundo o secretário de esportes, Ricardo Rosa, trata-se de uma oportunidade de oferecer às pessoas contato com modalidades esportivas que têm grande identidade com a nossa região, mas que nem todos conhecem ou tiveram oportunidade de praticar. “Assim também temos a oportunidade de divulgar às escolas de esportes oferecidas através da Secretaria”, disse.
Os professores envolvidos estarão juntos nos horários durante a semana, e os mesmos estarão presentes também aos finais de semana. As inscrições podem ser feitas no local. Eventualmente, as atividades podem ser itinerantes nas praias da Região Central e Costa Norte.
O compromisso da Mercury Marine com a sustentabilidade ganhou a certificação de Green Masters do Wisconsin Sustainable Business Council pelo sétimo ano consecutivo. Tal feito coloca a empresa entre as maiores das, aproximadamente, 200 empresas participantes. Em 2017, a Mercury recebeu uma pontuação de sustentabilidade de 643 pontos, bem acima da marca necessária necessária para manter seu status de Green Master.
O Programa Green Masters mede as empresas em uma ampla gama de questões de sustentabilidade, desde conservação de energia e água até gestão de resíduos, divulgação e educação da comunidade.
Os membros do comitê de sustentabilidade da Mercury Marine (Foto: Divulgação)
“Enfatizamos a sustentabilidade em tudo o que fazemos, de nossos processos até o nosso pessoal, e assumimos um compromisso de todos os 6 200 funcionários globais para atender e superar nossos objetivos”, diz Scott Louks, gerente de gerenciamento de projetos e sustentabilidade da Mercury Marine. “Temos planos robustos para o futuro e estou confiante de que continuaremos a liderar no setor marítimo e efetuaremos um crescimento significativo na sustentabilidade”.
Mercury Marine lançou recentemente o Relatório de Sustentabilidade 2017, que detalha o progresso da empresa em direção aos seus principais pilares de energia, meio ambiente, produtos e pessoal. O relatório destaca produtos eficientes em termos de combustível e marcos de conservação de energia e água, e apresenta um novo telhado de painel solar na sede da Mercury EMEA. Além disso, o relatório mostra que, em cada uma das principais categorias de sua iniciativa de sustentabilidade, a empresa atingiu ou excedeu seus objetivos.
Disponível em quatro tamanhos, as plataformas multifuncionais infláveis da NautiBuoy (www.nautibuoymarine.com) são estáveis, simples de manusear e de tirar da água. Podem ser usadas, por exemplo, como deque de atracagem para jets, base flutuante para limpeza do casco ou, ainda, como praia particular (pode ter até porta-copos!), havendo até a possibilidade de acoplamento ao barco.
A Williams Jet Tenders acaba de adicionar um novo modelo à sua gama Sportjet, apenas alguns meses após a apresentação de dois modelos no Cannes Yachting Festival 2017. Medindo 4,35 metros e acomodando até sete pessoas, o novo Sportjet 435 oferece uma variedade de atributos, como acessórios para rebocar um wakeboard e um arranjo customizável.
“Um RIB tem um alto grau de proteção contra impactos quando se aproxima do iate principal, além de ter o potencial de um barco mais leve em virtude de ter tubos infláveis, o que facilita, também, em garagens mais apertadas, podendo reduzir as dimensões globais do concurso por deflacionamento dos tubos”, explica Matthew Hornsby, diretor de vendas da Williams Jet Tenders.
Haverá duas opções de motor disponíveis com o novo Sportjet 435. Uma versão de 90 hp, Rotax Ace 903, ou 150 hp, que incluirá o motor Rotax Ace 1503. “Estamos muito entusiasmados em revelar detalhes do Sportjet 435 – o sexto modelo na gama Sportjet”, diz Hornsby. “O 435 foi criado para ampliar nossa linha já existente de modelos menores, oferecendo mais espaço com capacidade para até sete passageiros, sem comprometer o estilo ou a velocidade”.
Navagio é a palavra grega que corresponde a naufrágio. É, também, uma das principais atrações da Ilha de Zakynthos, na Grécia. A Praia do Naufrágio ganhou esse nome graças a um velho navio que aportou em suas areias e só foi descoberto há cerca de 30 anos. Isso porque esta bela faixa de areia fica na costa oeste da Grécia — longe, portanto, de destinos mais badalados no país, como Santorini, Mykonos e Creta. Reza a lenda que a embarcação vinha da Turquia levando contrabando a bordo. Atarantado pela perseguição da patrulha marítima grega, o comandante tentou se desvencilhar e navegou perto demais da costa, onde, alvejado por uma forte tempestade, o navio foi a pique.
Se, na época, Navagio não era sequer conhecida, hoje, basta fazer uma busca na internet para constatar que se trata da mais bela praia do planeta (pelo menos, é o que muitos dizem…). Cercada por falésias de calcário, Navagio só pode ser acessada por barco (mesmo para quem está hospedado em Zakynthos), a partir de portos na própria ilha. O passeio vale não só pela visita ao velho navio sucateado mas, também, pelas cavernas repletas de água azul-turquesa que banham esta parte da Grécia. Um passeio para voltar no tempo, muito além dos anos 1980, quando Poseidon, o rei dos mares na mitologia grega, recebia dos navegantes clamorosos pedidos de proteção nas viagens.
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