O primeiro Campeonato Estadual de Kite Foil do Rio Grande do Sul acontecerá neste fim de semana, dias 14 e 15 de outubro, no Clube dos Jangadeiros. A largada da primeira regata será às 10h deste sábado (14). Estão previstas cinco regatas em cada dia, duas na parte da manhã e três durante a tarde. Se por algum motivo, alguma regata não acontecer, ela poderá ser disputada no dia seguinte. As regras regidas nas regatas serão as mesmas de Regata de Vela.
“É como se fosse um aeromodelo que vai dentro da água e, por um mastro, suspende a prancha ou os barcos de alta performance. Com isso, sem a prancha ter contato com a água, a gente consegue desenvolver velocidades bem superiores a 60km/h, o que dá uma sensação incrível tanto para quem vai estar observando de dentro do Clube, como para quem estiver velejando”, explica Marcelo Bernd, organizador do evento.
“Estamos muito contentes pelo Jangadeiros estar dando todo esse apoio para o Kitesurf, especialmente ao Kite Foil, uma modalidade de Hydrofoil nova, que mais uma vez o Jangadeiros esta se mostrando pioneiro”, completa Bernd.
O livro Capitão Amador — Navegação Segura em Cruzeiros de Alto-Mar, do hidrógrafo Jaime Roberto da Costa Felipe, acaba de chegar à sua quarta edição. A já conhecida obra é uma das mais completas ferramentas de consulta para quem pretende navegar além dos limites da costa.
Com mais de 500 páginas — muito bem ilustradas —, fornece uma extensa bagagem de conhecimentos meteorológicos, oceanográficos, astronômicos, eletrônicos e por aí afora. É tão completo que serve como preparatório para o exame de capitão amador. É, portanto, útil antes e depois, o que ajuda a atenuar seu preço, de R$ 332. O livro pode ser adquirido diretamente com o autor, no site www.capitaoamador.com, além de livrarias especializadas.
O estaleiro italiano Evo Yachts, com sede em Nápoles, fará a estreia do Evo WA na Espanha durante o Barcelona International Boat Show, que acontece entre os dias 11 e 15 de outubro em Port Vell.
A participação no salão náutico é resultado de um recente contrato de distribuição assinado com o Grupo Probrava para representar a marca na Espanha continental. A Probrava possui uma ampla rede de distribuição com escritórios em três locais – Costa Brava, Barcelona e Costa Blanca -, e oferece muitos serviços durante e após a venda.
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A embarcação de 13 metros de comprimento tem uma área de praia que pode ser expandida graças ao sistema hidráulico XTension projetado pelo Studio Rivellini. Caracterizado por linhas limpas e design minimalista, o Evo Walk Around possui espaços customizáveis com mesas, hardtop ou bimini, sistema de automação doméstica de última geração e inúmeras possibilidades de personalização – da cor do casco à tapeçaria do interior e exterior.
O Evo Walk Around está equipado com dois motores Volvo Penta IPS 600, de 435hp,e pode ser visitado e testado durante o salão náutico espanhol.
O Campeonato Mundial de 6M aconteceu em Vancouver, no Canadá, de 17 a 21 de setembro, reunindo 45 veleiros de 11 países. O Brasil se fez representar pela primeira vez com a tripulação do Rio Yacht Club (Sailing) formada por: Lars Grael (timoneiro); Torben Grael (tático); Renata Pellicano Grael; Marcus Temke e, ainda, Colin Gomm.
A tripulação brasileira competiu na categoria clássicos (21 barcos) no veleiro emprestado construído na Escócia em 1934 e projetado pelo lendário Sir Wiliam Fife, “Saskia II”. Obtiveram a 3ª colocação na Westerleigh Cup e na sequência o Bronze no Campeonato Mundial.
A competição foi vencida pelo veleiro “Bribón Gallant” comandado pelo Rei Juan Carlos de Borbón da Espanha. Na tripulação, os experientes Pedro Campos e o tático Ross MacDonald (genro do associado Roberto Pellicano). A prata ficou com o 6 Metros local “Goose” do medalhista olímpico Erik Jespersen.
Na categoria modernos (24 barcos), a vitória ficou com o “Júnior” de Phillippe Durr da Suiça. Prata com o moderníssimo “New Sweden” do Royal Vancouver Yacht Club e a Bronze com o “St. Francis IX” do velejador olímpico britânico Andy Beadsworth, representando o Royal Thames YC.
Na raia, grandes nomes da Vela Mundial como: Dennis Conner; Ron Holland; Chris Dickson; Eric Doyle, dentre outros.
A classe 6 Metros, assim como as demais regras “métricas” (8M, 10M e 12M) é a mais antiga (1907) das classes existentes no mundo da Vela. Fez parte da programação olímpica desde os Jogos Olímpicos de 1912 (Estocolmo), até os Jogos de Roma (1960). A classe viveu um período de certo declínio, até voltar a moda nos últimos anos.
O Brasil chegou a ter seis veleiros desta classe, mas apenas 2 existem atualmente: “Aileen” (Prata nos Jogos Olímpicos de 1912) de Torben Grael, e, “Marga” (construído em 1933) de Lars Grael.
O próximo mundial será realizado em 2019 em Hanko na Finlândia.
Um novo projeto de superiate da Feadship com 58 metros está sendo levado para as instalações do estaleiro holandês em Aalsmeer. Projetado por Philippe Briand sob a marca Vitruvius com o Studio Liaigre, que agora trabalha no projeto como designer de interiores, o modelo, descrito como uma “casa flutuante”, é produzido totalmente em alumínio e seu processo de construção será supervisionado pelos gerentes de projetos MCM. Receberá motorização MTU 2000 M72. Espera-se que a embarcação seja lançada em 2018.
No próximo dia 3 de novembro uma nova diretoria assumirá a ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano) e, pela primeira vez na história, as eleições poderão ser feitas via internet, o que possibilitará uma maior participação dos associados, uma vez que a entidade está sediada no Rio de Janeiro.
As inscrições das chapas/candidatos já podem ser feitas por escrito ao Comodoro ou à Secretaria da ABVO até o dia 26/10, na forma do art. 30, inciso VII, parágrafo 1º, do Estatuto. Na inscrição deverá constar:
Nome da chapa;
Nomes completos, endereço, contato (e-mail e telefones), e qualificação dos sócios candidatos aos seguintes cargos eletivos: Comodoro, 1º Vice-Comodoro, 2º Vice-Comodoro, 03 (três) Membros efetivos para o Conselho Fiscal e 02 (dois) Membros suplentes para o Conselho Fiscal;
Carta de anuência aos cargos pleiteados, assinada por todos os integrantes da chapa.
A votação eletrônica terá início às 12h dia 27/10, ficando aberta até às 10h do dia 3/11. Só poderão participar os associados que estejam quites com a tesouraria. As instruções serão enviadas por e-mail para estes associados.
Também no dia 3/11 haverá uma Assembleia Geral Ordinária na sede da ABVO, a partir das 19h. Quem não participar da votação eletrônica poderá votar presencialmente nesta data.
Ex-navio de carga da Ford agora é uma mansão à beira d’água nos EUA
Construído em 1924, a pedido da Ford Motor Company, o navio Ford Benson foi usado por muitos anos para o transporte de minério de ferro da companhia. Depois de mais de meio século a serviço da Ford pelas águas americanas, o imponente navio foi desativado, em 1981. O casco — já sem os motores e outras peças, que foram removidas para serem restauradas e instaladas em outro navio —, foi vendido ao magnata Frank J. Sullivan, que pretendia recuperá-lo para voltar a navegar. Mas isso nunca aconteceu. Em 1986, Sullivan resolver dar um fim nada convencional ao antigo navio: removeu toda a superestrutura dianteira, incluindo o convés de proa, e a levou para a ilha de South Bass, em Ohio, para ser usada como casa de verão da família. Depois de uma tentativa fracassada de transformá-lo em um hotel, Sullivan decidiu passar a casa para frente, em um leilão. Os novos donos, Jerry e Brian Kasper, pouco mudaram a fachada da casa, menos ainda o interior, que se mantém praticamente o mesmo até hoje, como na época em que singrava as águas entre o Canadá e os EUA.
Atração às margens do Rio Paraná
Uma das principais atrações da pequena cidade argentina de San Nicolás de los Arroyos é esta casa, batizada de Irupé e construída nos anos 1960 pelas mãos do poeta Oscar Felipe Cafiero, onde viveu por mais de 30 anos com a mulher e quatro filhos até sua morte, há pouco mais de dez anos. A Irupé, que ganhou um poema especial do seu próprio criador, fica a menos de 100 metros da margem do Rio Paraná, na rua José Ingenieros, número 72, e costuma formar filas de turistas curiosos para conhecê-la por dentro, onde ainda vive — sem muita tranquilidade, diga-se — a família do poeta. São três andares, com quatro quartos, cozinha, sala de jantar e um terraço com uma vista privilegiada do rio — um dos lugares preferidos de Oscar a bordo.
A Roma nasceu inspirada no navio italiano de mesmo nome
O balneário de Pehuen-Có, no litoral da Argentina, ao sul de Buenos Aires, divide-se entre duas atrações: sua extensa faixa de areia batida e a casa Roma, construída em 1954 pelo imigrante italiano Luis Novelli, um dos passageiros do navio de mesmo nome, como forma de homenagear e registrar para sempre a viagem que mudou sua vida. Até a entrada da casa é igual à da embarcação, feita pela lateral, após subir uma escadaria de ferro. O interior é como uma casa comum. Tem cozinha, três quartos, terraço e até lareira, indispensável no rigoroso inverno da cidade.
Os entulhos de dois hotéis serviram para dar vida às casas gêmeas de San Diego
Essas são, provavelmente, as casas em formato de barco mais antigas do mundo. Foram construídas em 1925, de frente para o mar, na rodovia 101, em San Diego, na Califórnia (EUA), pelo engenheiro naval Miles Minor Kellogg. Para levantá-las, Miles usou pedaços de madeira recuperados de dois edifícios históricos da região que foram demolidos — Moonlight Beach e Encinitas Hotel. Não à toa, as casas foram batizadas em homenagem aos hotéis: SS Moonlight e SS Encinitas. Cada uma tem cerca de 1 100 metros quadrados e, até 2008, poderiam ser alugadas como casas normais. De lá para cá, no entanto, uma associação resolveu comprar as obras-primas, por cerca de US$ 1,5 milhão, com um objetivo bastante nobre: preservá-las como um patrimônio histórico da cidade.
Para evitar a peregrinação de turistas, a rua desta casa teve até que ser fechada com portões
São 680 metros de construção, cinco suítes, nove banheiros, duas cozinhas, piscina, salão de festas, vagas para até sete carros e um formato que, até pouco tempo atrás, deixava os vizinhos do bairro La Estrella, em Maracaibo, na Venezuela, de cabelo em pé. O motivo? Para comemorar a virada do ano, desde que saiu do papel, no fim dos anos 1960, a casa do aposentado da marinha mercante venezuelana, batizada de Capitão Martinez, se enfeitava de luzes pirotécnicas, atraindo peregrinações de turistas para o local. Recentemente, a rua foi fechada com portões em ambos os lados, para evitar a muvuca, e agora só pode ser visitada (pelo lado de fora!) com a autorização dos porteiros. Por dentro, nem pensar. Só em fotos. Mas, se você ficou curioso, saiba que a obra está à venda por cerca de R$ 20 milhões. Que tal?
Que tal se hospedar em um barco no topo de um penhasco?
O Double Eagle já foi, no passado, usado como barco de verdade no Golfo do Alasca. Hoje, faz parte de uma das acomodações oferecidas por uma rede de hotéis, a Alaska Adventure Cabins. Por cerca de US$ 385 por dia, você pode se hospedar em uma casa com duas suítes, sala de estar com um sofá-cama para mais uma pessoa, cozinha completa, acesso à internet sem fio e um flybridge pra lá de aconchegante e que costuma ser o ambiente mais disputado da casa. O motivo? Oferece uma vista incrível da baía de Kachemak, de montanhas cobertas de neve e do vulcão Augustine, uma ilha desabitada do Alasca. Uma combinação irresistível para as suas próximas férias.
A fim de facilitar a obtenção da Carteira de Habilitação de Amadores para os moradores de São Paulo e interior, o Comando do 8º Distrito Naval inaugurou, no mês de outubro, um posto de atendimento com diversos serviços que até então só poderiam ser realizados em Santos.
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O novo posto realizará o processo de renovação e 2ª via de Carteiras de Habilitação de Amadores (desde que estejam no Sistema de Amadores); fará inscrição de candidatos e realização de provas para habilitação de amadores de São Paulo; e realizará inspeções nas entidades náuticas cadastradas para a emissão de atestados de treinamento para arrais e motonauta.
O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 11h30, na rua Estado de Israel, número 776, na Vila Clementino.
Os velejadores da classe Laser vão aproveitar o fim de semana prolongado pelo feriado de Nossa Senhora de Aparecida para disputar o Campeonato Sudeste Brasileiro, de 12 a 15 de outubro, na Represa Guarapiranga. Organizada pelo Yacht Club Paulista (YCP), a competição deve levar mais de 30 velejadores de São Paulo, Santos e Ilhabela à Guarapiranga, incluindo-se a maioria dos clubes do em torno da represa.
O programa prevê oito regatas, com duas largadas por dia a partir das 13h. Em abril, o YCP recebeu o inédito Sudeste Brasileiro de Snipe com a participação de 35 tripulações. Desde que lançou a Copa YCP, atual Copa Paulista, no início de 2015, o clube vem resgatando a cultura náutica paulistana na Guarapiranga, com dezenas de embarcações na raia, principalmente das classes Laser e Snipe, a cada regata.
O diretor de Vela do YCP, Alonso Lopez, destaca a importância do evento para o clube. “É uma honra sediar um campeonato regional de uma classe tão importante para o Brasil como a Laser, consagrada no País pelas medalhas olímpicas de Robert Scheidt, orgulho para nós. Receberemos grandes velejadores e teremos um campeonato de altíssimo nível técnico”, prevê Lopez, também velejador de Snipe.
Além dos atletas da nova geração, a Guarapiranga contará com o talento dos mais experientes e responsáveis pela evolução da vela no País, como por exemplo, Manfred Kaufmann, representante brasileiro da classe Laser no World Master Games da Nova Zelândia, em abril. “O YCP está se aprimorando em organizar grandes eventos e a classe Laser está precisando de um incentivo como este”, afirma Kaufmann, o Fips.
Acostumado a competir também na classe HPE 25 em Ilhabela, Fips idealizou recentemente o grupo Vela Máster Brasil, dedicado aos interesses dos velejadores veteranos. E já observa a receptividade dos colegas. “Um campeonato regional é sempre muito importante para a classe e categoria máster terá com certeza um número expressivo de inscrições. Só precisamos ser mais racionais com o calendário”, recomenda Fips. Neste mesmo fim de semana, será realizada a Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro.
Fips ainda vê com otimismo o atual momento da vela paulistana, buscando resgatar as flotilhas com dezenas de embarcações, a exemplo dos anos 1970 e 80 na Guarapiranga. “O YCP está dando continuidade ao trabalho sério iniciado pelo ex-diretor de Vela, Beto Hackerott, e agora temos a perspectiva de que a Fevesp (Federação de Vela do Estado de São Paulo) com a nova diretoria, também começará a se mobilizar em favor do esporte e dos velejadores”, deseja o experiente Fips.
O produtor sul-africano de catamarãs The Knysna Yacht Company anunciou um novo projeto de 55 pés voltado principalmente para o mercado de charter de luxo, segundo o proprietário Kevin Fouche. Ele acrescentou que o trabalho com os moldes para o projeto Knysna 550 deve começar na próxima semana, com uma data de lançamento no início de 2019. O barco foi projetado por Anton du Toit.
O design é superior com relação ao modelo Knysna 500 SE (foto). “Este novo modelo pode ter um layout com quatro camarotes além da tripulação, o 500 não permite isso”, afirmou Fouche. O novo barco estará disponível em uma versão de vela ou motor.
O estúdio de design britânico Claydon Reeves divulgou seu mais recente conceito de iate: Linea. Com 90 m de comprimento, o modelo está sendo desenvolvido em colaboração com a Fincantieri Yachts e o escritório de design de interiores March & White.
Segundo a Claydon Reeves, Linea apresenta um perfil inspirado em carros italianos clássicos. Entre os destaques do megaiate estão os espaços exteriores, com amplas piscinas, solários, sofás e outros itens de relaxamento e conforto. O “beach club” conta com varandas dobráveis e o modelo tem até heliponto.
O estúdio ainda não divulgou detalhes sobre o layout interior e o arranjo geral de Linea, mas adiantou que o o megaiate terá um convés privativo para o proprietário, com uma terceira piscina e total privacidade.
Outros projetos atualmente em desenvolvimento na Claydon Reeves incluem o Aeroboat S6, de 19 metros, a segunda colaboração do estúdio com a Rolls-Royce.
O estaleiro holandês Amels anunciou que dará início à construção do seu mais novo megaiate personalizado de 78 metros. O modelo traz a assinatura de Espen Oeino, selando a primeira parceria entre o estaleiro e o escritório de design, e deve ficar pronto em 2021.
De acordo com a Amels, este será o seu maior projeto em termos de volume, superando até mesmo o modelo de 83 metros. Espen Oeino criou o arranjo do iate junto ao proprietário, enquanto a equipe da Amels é responsável pelo pelo desenvolvimento da arquitetura naval e engenharia da embarcação.
A francesa Zuretti Interior Designers foi selecionada pelo proprietário para criar os espaços de convidados personalizados a bordo. “Estamos muito orgulhosos da confiança que o proprietário e o estaleiro Amels colocaram em nós ao selecionar nosso estúdio de design para participar desse projeto”, afirmou François Zuretti. “Estar envolvido com a nova geração de iates personalizados Amels é mais uma ótima oportunidade para prosseguir nosso compromisso em desenvolver iates exclusivos”.
Pensado pelo estúdio de design alemão T. Fotiadis, o conceito do megaiate de 118 metros Vitality foi criado para oferecer possibilidades diferenciadas ao seu proprietário e hóspedes. O modelo em aço e alumínio conta com clube de praia completo, ampla plataforma, academia e piscinas em mais de um convés.
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Com capacidade para 18 pessoas em pernoite, além de 22 tripulantes, Vitality será equipado com quatro motores MTU 20V 4000 M93 Ls que, segundo seu idealizador, deve proporcionar uma velocidade máxima de 22 nós e de cruzeiro de 18 nós.
Criada pela empresa californiana Schiller, esta bicicleta aquática é um conceito inovador para quem gosta de se divertir na água. O modelo alia segurança e estabilidade, sem a necessidade de treino, uso de capacetes ou remos. Tem fácil montagem e se encaixa facilmente na maioria das embarcações e carros, com facilidade de transporte, já que pode ser separadas em várias peças.
Construída em ligas de aço inoxidável, carbono e com dois flutuadores de alta pressão, a S1-C consegue atingir uma velocidade de cruzeiro na ordem 4 a 5 mph sendo que a velocidade máxima é de 10 nós (depende da capacidade do tripulante), segundo a marca.
O “brinquedo” custa em torno de $5 500.
Os velejadores do Clube dos Jangadeiros dominaram o pódio nas principais classes do XXVII Troféu Cayru, tradicional competição de Vela de Oceano, que chegou ao fim neste domingo (8). A tripulação do San Chico 3, comandada por Xico Freitas, conquistou as premiações mais cobiçadas do campeonato: o Troféu Cayru, o Barco Fita Azul e o primeiro lugar da classe ORC Internacional. O segundo melhor colocado da ORC, classe de maior peso do campeonato, ficou com o barco Hobart, liderado por Airton Schneider, seguido pelo Kamikaze XI, de Hilton Piccolo, em 3° lugar.
O Jangadeiros também levou o título da classe BRA-RGS com a tripulação do Drakkar, capitaneada por Leonardo Sant’Anna. Em 2° lugar, veio o barco Caulimaran, de Emilio Strassburger, também do Jangadeiros e, em 3°lugar, o Calidris, de Renan Abraham, do Veleiros do Sul. Na classe Microtonner 19, a campeã foi a embarcação Sophia, de Delmar Meinerz, da SAVA, e a posição de vice ficou com o barco Katavento, de Raulito Sena, também da SAVA.
Foram dois dias intensos de competição e o tempo foi perfeito para a disputa na vela, com dia ensolarado e ventos fortes de até 22 nós, no primeiro dia, e de cerca de 15 nós no segundo. No sábado (7), foi realizada a tradicional volta na Ilha das Pombas, além da Regata em Solitário em percurso reduzido. No domingo, foi a vez do Velejaço e das regatas barla-sota.
“Mais uma vez conseguimos ganhar o Troféu Cayru. Tivemos regatas muito disputadas com grandes velejadores e amigos, campeões brasileiros e sul-americanos. Este ano tem sido muito feliz, ganhamos a Copa Cidade de Porto Alegre, vencemos o Circuito Conesul de Vela de Oceano, ficamos em terceiro lugar em Ilha Bela. Esse desempenho mostra que estamos no caminho certo. Queremos este ano ainda competir no Estadual e, em janeiro, no Sul-americano da classe ORC em Punta Del Este”, diz o comandante Xico Freitas.
VENCEDORES DO XIX REGATA EM SOLITÁRIO E XXII VELEJAÇO
Em paralelo ao Troféu Cayru, foram realizadas as já também tradicionais Regata em Solitário e o Velejaço.
Na regata Solitário, quem levou a melhor foi Person Thiessen (VDS) com o barco Macanudo, na classe Cruzeiro 40, e Gustavo Bohrer com o Calafate, na Cruzeiro 26.
No Velejaço, os grandes campeões foram:
Cruzeiro 23, YUCA 3, do comandante Flávio Hanke (CDJ)
Cruzeiro 26, CALAFATE, do comandante Gustavo Bohrer (VDS)
Cruzeiro 30, KAUANA III, do comandante. Paulo Angonese (CDJ)
Cruzeiro 35, DESAFIO 32, do comandante Reinaldo Roesch (ICG)
Cruzeiro 40, FRIDAY NIGHT, do comandante Eduardo Hoffmeister (VDS)
Multi Casco, WINGS, do comandante Flávio Quevedo (VDS)
A CRN – uma das marcas do Grupo Ferretti, especializada na construção de embarcações de aço e alumínio customizadas de 40 a 100 metros – está construindo o novo superiate de 62 metros CRN 137. O modelo foi projetado pelo Departamento de Engenharia da CRN em cooperação com a empresa italiana de design Nuvolari Lenard, que desenvolveu o conceito e design de áreas exteriores e interiores.
As obras no estaleiro continuam a toda velocidade: durante as últimas semanas, o casco, que já inclui parte da superestrutura, foi movido; o resto da superestrutura está sendo montado, posteriormente será realizada a instalação dos sistemas e as atividades preliminares para instalação de móveis.
O iate contará com mais de cinco conveses e seu layout incluirá uma suíte master e cinco camarotes VIP, acomodando até 12 convidados em pernoite. O convés superior contará com um salão panorâmico que poderá permanecer privado ou ser acessível a outros convidados, a critério do cliente.
O estaleiro britânico Princess Yachts revelou os primeiros detalhes da mais recente adição à sua gama de embarcações, a Princess S78. Este iate a motor de 24,66 metros segue os modelos bem sucedidos S60, S65 e S72, que foram gradualmente introduzidos nos últimos três anos. O modelo combina perfil esportivo, design interno, flybridge e um amplo teto solar.
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As principais características deste modelo incluem um cockpit altamente versátil, solário para agradáveis banhos de sol e garagem de 4,45 metros. Seu layout interno inclui suíte do proprietário à meia-nau e três camarotes duplos, acomodando até oito pessoas em pernoite, além de dois tripulantes. O flybridge possui área de estar em formato de L e churrasqueira. A motorização fica por conta de dois MAN V12 1900 CV.
O time de marketing da Volvo Penta Américas, liderado pelo brasileiro Marcelo Puscar, diretor de marketing da divisão do grupo, foi premiado durante a Volvo Group Communications and Sustainability Conference na semana passada em Gotemburgo, na Suécia. A organização apresentou a campanha Forward Drive New Direction of Fun para o the Integrated Marketing Communications Award e o Volvo Penta Employee Ambassador Program para o the Best Practices Award.
A campanha New Direction of Fun foi considerada o melhor exemplo de uma abordagem totalmente integrada ao marketing. Este é o segundo prêmio de marketing que a Volvo Penta vence este ano pela campanha – o primeiro foi o Neptune Award, no Miami Boat Show.
Como parte da iniciativa Easy Boating, da Volvo Penta, a empresa trabalhou em parceria com uma agência de publicidade dos EUA em uma campanha destinada a aumentar a conscientização, a emoção e, consequentemente, as vendas para o Forward Drive e a solução total que a empresa entrega aos navegadores. A marca empregou uma variedade de táticas para divulgar a mensagem A New Direction of Fun, incluindo um microsite, publicidade digital e impressa, redes sociais, demonstrações, vídeos e muito mais.
O Seasense é o novo superiate personalizado de 67 metros construído pelo estaleiro italiano Benetti. Uma das suas peculiaridades é uma piscina de 10 x 4 metros localizada no convés principal que pode ser transformada em uma quadra de basquete.
Construído em Livorno, na Itália, este modelo tem casco de aço e superestrutura de alumínio e, pela primeira vez na Benetti, é o designer holandês Cor D. Rover quem assina o exterior, que traz janelas laterais altas e estreitas.
Seasense pode acomodar 12 convidados em seis suítes e 14 membros da tripulação em nove cabines. O design contemporâneo do interior é o resultado de uma colaboração entre Area Design, em Los Angeles, e os arquitetos da Benetti.
O modelo conta, ainda, com academia, jacuzzi 3 muitos outros itens de conforto, relaxamento e luxo. Pode ser equipado com dois motores Caterpillar de 1380 kW cada.
O Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, recebe neste fim de semana (dias 7 e 8), o Troféu Cayru. A competição, que chega à sua 27ª edição, foi criada para homenagear o barco Cayru, de Leopoldo Gayer, patrono fundador do CDJ (Clube dos Jangadeiros) . Em 1935, quando ainda era chamado de Cayruzinho, foi lançado ao mar para celebrar os 100 anos da Revolução Farroupilha.
O campeonato, que conta pontos para o Estadual de Vela de Oceano, reúne as classes BRA-RGS, ORC-INT, Microtoner 19, Bico de Proa e J24. A competição inicia às 11h com a tradicional volta na Ilha das Pombas. Ainda no sábado, acontece a Regata Solitário com percurso reduzido. No domingo, às 13h, ocorre a largada do Velejaço e, às 14h, tem início as regatas barla-sota. À noite, por volta das 20h, ocorrerá a entrega dos prêmios.
Vencedor da última edição do troféu no comando do San Chico 3, Xico Freitas não vê favoritos na disputa. “É como em Grenal, embora a gangorra possa estar pendendo um pouco para um lado, tudo pode acontecer. Estamos bem preparados, entrosados e vamos com tudo”, afirma.
Outra embarcação de muita competitividade que habitualmente corre o Cayru é o Kamikaze, do comandante Hilton Piccolo. “É uma regata marcante, tradicional e divertida pelo percurso longo que possui”, ressalta.
Da mesma forma, o barco Hobart, de Airton Schneider, terceiro melhor colocado no último Cayru, tem presença garantida. “Estamos entusiasmados para disputar a ponta novamente. Será uma grande festa”, destaca.
No dia 1º de outubro, o grupo Jet Trip de Pelotas realizou uma travessia internacional inédita em território uruguaio a convite da AUJMA (Associação Uruguaia de Jet). Os participantes saíram da cidade de Jaguarão em direção à Lagoa Mirim, que une os dois países.
A travessia contou com 15 tripeiros (como são chamados os integrantes do grupo), entre eles, Julio Gil (o Homem Jet), um dos maiores incentivadores do esporte em nosso país. O trecho foi de 149,2 km, ida e volta, passando pela Ilha do Taquari, foi realizado o tradicional churrasco, e pelo Rio Taquari, ambos no Uruguai.
A Marinha Uruguaia concedeu autorização especial para a travessia por ser um grupo experiente nesta modalidade, já que o rio que dava acesso à lagoa estava sem margem devido à grande enchente na região.
“Procuramos a melhor previsão possível e acertamos em cheio. Pegamos uma lagoa raramente lisa e uma temperatura agradável para essa época no sul do do Brasil”, comentou André Guerreiro, um dos integrantes do grupo pelotense.
Segundo Julio Gil, durante seus 30 anos de jet nunca tinha feito uma travessia em águas Uruguaias. “Já participei de alguns grupos no Brasil, mas nunca tinha visto um como este. Eles são nota mil em termos de união e organização. Foi um privilégio poder estar com esse grupo!”, afirmou Gil.
O grupo foi chamado de “Nada los para” pelo presidente da AUJMA, após sua chegada, fazendo alusão à coragem e à determinação dos tripeiros.
O estaleiro italiano Baglietto e a empresa holandesa Mulder Design estão em parceria na criação de um projeto de megaiate de 70 metros, o Sestante. O modelo se destaca com suas linhas limpas e grande volume e, segundo os idealizadores, a parte mais importante do iate é o casco. A forma define características importantes em termos de estabilidade, navegação e eficiência em várias condições de velocidade e carga.
O formato do casco desenvolvido pela Mulder foi projetado para oferecer uma velocidade superior do que os cascos convencionais, mantendo capacidades de longo alcance. Pesquisas foram feitas para criar um passeio estável no mar, mesmo sob velocidades mais altas. Os estabilizadores padrão manterão um nível constante em condições agitadas, mas para uma experiência ainda mais estável, existe um segundo sistema estabilizador.
Sestante contará, ainda, com uma piscina no convés superior, suíte espaçosa para o proprietário e duas suítes VIP, cada uma com sua própria varanda.
O estaleiro Gulf Craft anunciou o início da construção do seu maior iate até o momento. O modelo de 53 metros da linha Majesty está sendo construído na fábrica da marca no Emirados Árabes Unidos e estará pronto para lançamento no segundo trimestre de 2019.
Segundo Erwin Bamps, CEO da empresa, Majesty 175 conta com uma lista de características notáveis. Contará com heliponto, interior luxuoso projetado por Cristiano Gatto, amplo beach clube e extensas áreas de lazer e entretenimento.
A Gulf Craft anunciou, durante a última edição do Monaco Yacht Show, um novo projeto: Majesty 200, que será construído com aço e fibra de vidro e será equipado com tecnologia híbrida.
O Grupo Azimut-Benetti, com matriz italiana e unidade produtiva no Brasil, adquiriu o capital social remanescente da V.Ships, acionista minoritário da Fraser Yachts por muitos anos, o que levou a participação do Grupo na Fraser de 83% para 100% do capital social.
Esta aquisição é um passo estratégico ao desenvolvimento e expansão do Grupo Azimut-Benetti. O Fraser Group é um dos maiores fornecedores mundiais de serviços de consultoria para iates e superiates, desde vendas, charter, gerenciamento de charter, gerenciamento de iates até a contratação e treinamento de tripulação.
A Fraser compra e vende mais de 50 superiates por ano, o que representa um valor de negócios de mais de meio bilhão de euros, e detém cerca de 15% de participação no mercado mundial. O Grupo gerencia diretamente 120 superiates, alguns deles consideravelmente grandes, com dezenas de membros da tripulação. Opera em todo o mundo com escritórios diretos em Munique, Fort Lauderdale, San Diego, Seattle, Londres, Palma, Bodrum, Doha, Dubai, Kuwait, Cingapura e Sydney. Nesse contexto, a operação de Azimut-Benetti permitirá que a Fraser continue com a tendência de crescimento que tem ocorrido há anos e que levou a empresa a uma posição de liderança na indústria. Para esse fim, novos escritórios já foram criados em Nova Iorque e Hong Kong.
“Esta recente aquisição faz parte do plano estratégico do nosso Grupo para oferecer aos proprietários não só os mais belos iates, mas também os melhores serviços. Somos o único player da indústria de iates que cuida do proprietário ao longo de todo o processo, desde a compra até o gerenciamento, refit e serviço de reparo, recrutamento de tripulação e fretamento a revenda”, comentou Paolo Vitelli, presidente do Grupo Azimut-Benetti.
Com relação à Benetti, marca do Grupo especializada em construção de mega e superiates, a estratégia se concentrará em fortalecer a sua liderança no sul da Europa; promovendo o negócio de megaiates com mais de 90 metros – os chamados gigaiates (3 estão atualmente em construção, um já foi entregue), bem como o lançamento da coleção Oasis. A tecnologia é fundamental: a nova fronteira são os inovadores sistemas de propulsão desenvolvidos pela Rolls Royce exclusivamente para Benetti.
O plano de expansão da Azimut Yachts, por outro lado, se concentra em um intenso programa de lançamento de novos produtos das cinco coleções (Grande, Flybridge, S, Magellano e Atlantis), graças a investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento, ao uso progressivo da fibra de carbono e ao envolvimento dos designers de interiores mais famosos do mundo.
Nesse quadro geral, a Fraser será um outro recurso para oferecer aos proprietários em todo o mundo o melhor serviço para o iate, gerenciando, fretando ou revendendo.
A embarcação Camiranga escreveu, mais uma vez, o seu nome na historia da Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha (Refeno). No último domingo (1º de outubro), o veleiro do Rio Grande do Sul conquistou o Troféu Fita Azul da Refeno pelo quarto ano consecutivo, com direito a quebra do próprio recorde entre os barcos monocasco. Do Marco Zero do Recife até a praia do Boldró, o barco comandado por Samuel Albrecht completou a travessia de 292 milhas náuticas (545 quilômetros) em 19h03min18s.
Assim como previsto, o barco do Rio Grande do Sul liderou a prova de ponta a ponta. A travessia até Noronha foi com ventos variando de 15 a 20 nós e ondas de até 2,5 metros. Até o momento, a segunda colocação geral está com o trimarã pernambucano, Patoruzú, do comandante Higínio Marinsalta, principal adversário do Camiranga até então. A terceira colocação está com o veleiro Tapioca, do Rio de Janeiro.
Ano após ano, o desempenho do Camiranga, um Soto 65, com 20 metros de comprimento, na Refeno vem sendo de alta performance. Em 2014, o barco completou a travessia em 22h40min43. No ano seguinte, baixou o tempo em duas horas, fechando em 20h26min37. Em 2016, diminuiu para 19h56min40. O atual recorde geral da Refeno é do veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, com a marca de 14h34min54, em 2007.
Além do Fita Azul, o Camiranga ainda disputa o título na categoria ORC, no tempo corrigido. O anúncio oficial será na premiação, em Fernando de Noronha, marcada para a próxima quarta-feira (04), no Museu do Tubarão.
O próximo desafio do Camiranga após o retorno para o continente será a disputa da tradicional regata Santos/Rio, prevista para 28 de outubro.
A 29ª edição da Refeno, considerada uma das maiores competições de vela oceânica do Brasil, reuniu 47 embarcações e 352 tripulantes de 11 estados do Brasil e mais dois países. Os tripulantes estarão divididos em nove classes: multicasco (Catamarã e Mocra) e monocasco (RGS A, RGS B, ORC, Aberta, Bico-de-Proa, Aço e Turismo).
A C-MAP, fornecedora líder de cartografia marinha digital e soluções de mapeamento, anunciou a aquisição da i-Sea AS, uma empresa de tecnologia e consultoria focada no setor marinho.
Localizado em Oslo, Noruega, a i-Sea tem um histórico comprovado de design, desenvolvimento e operação de soluções marítimas em escala. Com base na tecnologia interna, a i-Sea desenvolveu e lançou o Embark, em 2015, um aplicativo de plataforma interativa para a comunidade de navegação. Com mais de 160 000 usuários do Embark, o i-Sea usa sua plataforma de tecnologia escalável para criar e entregar mapas náuticos inteligentes para navegadores de todo o mundo.
“Estamos muito satisfeitos em adquirir o i-Sea”, disse Sean Fernback, CEO da C-MAP. “Estamos empenhados em oferecer aos navegadores de recreação a melhor experiência para ajudá-los a planejar, navegar e aproveitar sua jornada. A aquisição da i-Sea nos ajuda a cumprir esse compromisso. Examinamos uma série de aplicativos de navegação e plataformas de entrega alternativas na indústria e não tenho dúvidas de que escolhemos o melhor e o mais avançado que melhorará o conteúdo, os serviços e a experiência do usuário que oferecemos aos nossos clientes. Estamos ansiosos para trabalhar com a equipe i-Sea e integrar a tecnologia i-Sea para beneficiar a plataforma de mapeamento global da C-MAP”.
“Estamos muito felizes em nos tornar parte da equipe C-MAP”, disse Kristin Omholt-Jensen, CEO da i-Sea. “O C-MAP possui dados de mapas, talentos e força financeira demonstrando seu apetite para investir em tecnologias e produtos futuros. Estamos trabalhando muito de perto com nossos usuários; Nós os envolvemos, conversamos com eles e desenvolvemos o Embark com base nos comentários do usuário! Juntamente com o C-MAP, poderemos escalar Embark para os navegadores em todos os lugares “.
A Numarine anunciou a venda da terceira unidade de seu iate explorador de 32,5 metros. O primeiro casco, chamado Marla, foi vendido em outubro de 2016 e, o segundo, em julho deste ano. O modelo apresenta design externo e externo do designer turco Can Yalman.
O layout interno do iate inclui cinco camarotes, sendo uma suíte do proprietário, dois camarotes VIP e dois duplos. Pode acomodar até 12 convidados e cinco tripulantes em pernoite. É alimentado por motores gêmeos CAT C18 Acert C.
Numarine 32XP deverá ser entregue no verão de 2018. O preço mais recente listado para ele foi de € 8 400 000.
O Fórum Náutico Paulista está comemorando um ano da Câmara de Motores. Nesta quarta-feira, dia 4, os membros do grupo se reuniram pela 11ª vez para celebrar o aniversário e as várias conquistas até aqui, como o programa Meu Primeiro Barco (MPB-SP); a participação da Ford no fornecimento de um motor para ser marinizado e equipar parte dos barcos do MPB-SP; o fornecimento da indústria paulista nos acessórios para montagem dos barcos do programa; e o desenvolvimento de um sistema de propulsão hidrojato em São Paulo.
A Câmara dos Motores foi criada pelo Fórum Náutico Paulista com o objetivo de promover ações que possam tornar o custo do barco mais acessível. O grupo é formado por representantes de setores do governo paulista, Acobar (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos), Revista Náutica, Boat Show, representantes do segmento de motores e também do setor de turismo.
O novo superiate de 47 metros da Feadship, conhecido como Project 697, foi visto pela primeira vez fora do galpão onde está sendo construído, em Aalsmeer, na Holanda. Com um comprimento estimado de 47 metros, o projeto chegou às instalações da marca em setembro do ano passado e, agora, passa por algumas finalizações antes de ir para testes de mar. Confira algumas imagens do modelo:
O Grupo Ferretti celebra a sua presença no Cannes Yachting Festival com cinco vitórias surpreendentes. Além de ser nomeado melhor Estaleiro do Ano, foi premiado com quatro estreias – Ferretti Yachts 780 (foto em destaque), Riva 56 ‘Rivale, CRN 74 m Cloud 9 e Custom Line Navetta 33 – no World Yachts Trophies 2017. O Grupo teve o maior número de embarcações no salão náutico francês – 24 modelos, que variam de 8 a 37 metros em comprimento – bem como o maior número de estreias – seis, representando as marcas Ferretti Yachts, Pershing, Riva e Custom Line.
“Estamos extremamente orgulhosos desses cinco prêmios incríveis, que homenageiam a beleza de nossos magníficos iates, bem como o grande compromisso que o nosso Grupo, a todos os níveis, dedicou-se aos negócios nos últimos anos”, comentou o CEO do Grupo, Alberto Galassi. “O prêmio Best Shipyard of the Year no World Yachts Trophies 2017, juntamente com os outros 4 vencidos por Ferretti Yachts, Riva, CRN e Custom Line, também reconhecem o sucesso e a solidez do nosso plano industrial: conseguimos lançar 24 novos modelos em 3 anos e para alcançar resultados excelentes que agora nos permitirão enfrentar os próximos desafios colocados pelo mercado com vontade e entusiasmo ainda mais fortes”, complementou Galassi.
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