Revisão

Por: Redação -
11/07/2014

Depois dos Jogos de 2016, as regras para o esporte paraolímpico deverão mudar, incluindo para a vela. O novo código revisado, que deve ser lançado em 2017, foi desenvolvido a partir de pesquisas feitas com os representantes do movimento paraolímpico no mundo. A ideia é que os procedimentos para a classificação dos deficientes deve ser comum a todas as modalidades.

Mais de 750 sugestões dos membros do Comitê Internacional foram enviadas. A primeira versão do código de 2017 já foi apresentada aos representantes da autoridade paraolímpica.

Foto: Divulgação

 

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    Ferretti 960

    Por: Redação -
    10/07/2014

    O Ferretti 960, iate de 29 metros da Ferretti Group, é o maior iate construído pelo grupo italiano Ferretti e foi projetado em parceria com o Studio Zuccon International Project. O iate tem cinco camarotes, sendo que o camarote principal fica em um convés separado dos demais.

    As linhas do casco remetem aos modelos mais esportivos e, segundo o estaleiro, é um muito fácil de pilotar e o proprietário pode abrir mão de um marinheiro profissional a bordo.

    O Ferretti 960 tem flybridge e praça de popa dedicados aos momentos de lazer e a plataforma de popa é submergível. A motorização varia de 4436 hp a 5276 hp.

    Conheça um pouco deste belo iate nas fotos abaixo:

     

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      Barcos, gatos e mulheres

      Por: Redação -

      Há quem diga que gatos e mulheres se parecem e se relacionam melhor do que gatos e homens. Realmente, não podemos negar que a sensualidade do gato, a manha e o mistério fazem a alma do felino mais feminina. Estudos já comprovaram que os gatos se dão melhor com mulheres porque gostam dos afagos e mimos que essas lhe proporcionam. Poderia ficar aqui falando sobre lendas, mitologia, religião, tudo que liga gatos e mulheres, mas o propósito da coluna não é este, então partamos para o próximo ponto.

      Tenho que confessar que nunca tive gato, muito menos a bordo, mas fui obrigada a lidar com uma das consequências da presença de um gatinho, mesmo sem ter tido um. Explico. Quando compramos o Sea Lion, um veleiro Gulfstar de 37 pés, o primeiro passo foi uma boa faxina, afinal estava fechado há anos. O que mais encontrei foram pelos brancos longos! Fiquei com uma pulga atrás da orelha (nesse caso, sem ser ao pé da letra) até que vi uma foto de Jeannette, a antiga dona, com seus dois belos gatos persas. Pulga solucionada! Não era apenas um, eram dois!

      Tirava as gavetas do sofá, tinha pelo de gato, embaixo da V-berth, lá estavam os pelos longos e brancos, nos lugares mais improváveis. Acho que até hoje, mesmo depois de tantas faxinas, ainda tem os pelos brancos e longos dentro da caixa de ferramentas. E o lugarzinho onde eles mais gostavam de dormir era fácil de identificar, embaixo da mesa de navegação.

      Vendo tantos casais e principalmente mulheres postarem fotos com seus felinos a bordo, decidi fazer uma pequena pesquisa para entender porque gato….

      Uma das primeiras que conversei foi a americana Christina Curtin. Ela e o marido tem três gatos a bordo. Chris me contou algo bastante interessante e assustador… Um de seus gatos chegou a anunciar a presença de uma pessoa estranha no barco enquanto jantavam no cockpit. Chris e o marido não deram muita importância e acabaram sendo atacados por um intruso que golpeou Chris seriamente no rosto. Seu esposo conseguiu defendê-los e por sorte, o criminoso caiu na água. Foi um susto e tanto! Chris acabou indo parar no hospital. Hoje eles voltaram a viver a bordo mas com a certeza de que vão sempre prestar mais atenção nos sinais de seus gatos.

      Bom, e claro, não poderia deixar de bater um papo com a querida e admirável Izabel Pimentel. Ela e Mimi deram a volta ao mundo, giraram 180 graus com o veleiro Dom, entre outras aventuras ao longo desse desafio que não podemos dizer em solitário, justamente pela presença de Mimi.

      Izabel me contou que ganhou Ellen, Mimi para os íntimos, em Aratu, Bahia, quando ela ainda não tinha nem um ano de vida. Mimi logo se adaptou, mas deu alguns sustos em Pimentel.

      Certo dia, Mimi caiu no mar. Izabel não tinha motor e acabou jogando a boia de homem ao mar e você acredita que a gatinha, muito calma, subiu!! Bel me contou que Mimi adora ver golfinhos, aves e baleias.

      Durante a volta ao mundo, as duas brincavam de jogar bolinhas e dividiam panquecas nas refeições. Quando o mar batia com mais violência, Mimi buscava segurança no olhar de Izabel que respondia acalmando sua pequena marinheira. Aliás, Bel também contou que conversava muito em voz alta com sua gatinha e que aprendeu algo muito especial com Mimi. Aprendeu a dizer “eu preciso de você”!

      Histórias assim nos fazem concluir que gatos do mar, além de companheiros, são extremamente adaptáveis e dão muito pouco trabalho.

      A americana Sam Dowle vive com seu gato Kalvin a bordo do veleiro Phira, um Compromiss 909. Ela e Kalvin são ingleses e vivem no mar há dois anos e meio.

      Assim como Izabel, Sam costuma conversar bastante com Kalvin, que chega até mesmo a dar “beijinhos” quando intimado. O gato também sabe o momento exato de pular do barco quando chegam em uma marina. Uma das coisas bastante interessante é que Sam acredita que o ambiente pequeno e sua relação de intimidade com Kalvin fez com que ele pegasse a rotina mais rapidamente do que se fosse em um apartamento maior. A velejadora também acredita que gatos e mulheres tem uma sintonia especial. Ah! Kalvin tem seu próprio colete salva vidas.

      Mas os gatos também são temperamentais e mesmo todos sendo muito adaptáveis, cada um tem seu jeito. Uns mais independentes, outros mais carinhosos e sentimentais.

      Cindy Fletcher tem dois gatos a bordo, há quatro anos. Um deles foi batizado de Perkins, justamente a fêmea… Seria uma analogia entre o motor Perkins e o temperamentalismo de uma mulher?! Só quem já passou dificuldades com um Perkins sabe do que estou falando…

      Cindy me contou que Perkins fica muito à vontade durante as tempestades e que adora dormir com ela na cabine. Ela e o marido Robert são dos Estados Unidos e vivem no veleiro Tenacy, em Annapolis.

      Bem, muitas me confirmaram, gatos são ótimos pescadores, são independentes e não precisam de passeios para fazer suas necessidades.

      O alerta maior é para não deixar de limpar a caixinha de areia e o resto será só tranquilidade. Ah! Uma das coisas que os gatos do mar menos gostam é o barulho do motor. Mas todas foram unânimes em dizer que gatos são perfeitos para barcos, não dão trabalho, são companheiros e independentes, a companhia perfeita durante uma navegação, pois não são tão carentes como os cães.

      Acho que agora terei que fazer um texto sobre os cachorros do mar. Não me sinto justa defendendo só os felinos! E também há quem ache um cão a companhia perfeita a bordo.

      Veja as fotos destas mulheres e seus felinos:

       

      Marcela Rocha é instrutora de mergulho, jornalista, locutora de rádio, velejadora nas horas vagas e, acima de tudo, muito feminina

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        Vela Jovem

        Por: Redação -

        O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) segue trabalhando em ritmo forte no planejamento final da delegação brasileira que representará o país na segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude. O evento, que reunirá os melhores atletas do mundo entre 15 e 18 anos, acontecerá na milenar cidade de Nanquim, na China, entre os dias 16 e 28 de agosto. E a nova geração do esporte brasileiro estará em peso no evento. Com um total de 98 atletas em 24 modalidades, a delegação brasileira será a segunda maior do evento, atrás apenas da China, o país anfitrião.

        Nos Jogos Olímpicos da Juventude, cada país tem o direito a levar até 70 atletas em esportes individuais e mais uma equipe por gênero em modalidades coletivas. O Brasil conseguiu classificar a cota máxima individual estabelecida pelo COI e enviará ainda os times masculino e feminino de handebol. “Estamos muito satisfeitos com o número de atletas brasileiros que conquistaram classificação para esses Jogos Olímpicos da Juventude. Esse número demonstra a qualidade do trabalho de base realizado pelas Confederações Brasileiras Olímpicas, com o apoio do COB, e o compromisso de investir no desenvolvimento de todas as modalidades olímpicas. Temos uma geração promissora de atletas, com foco principal para os Jogos Olímpicos de 2020 e de 2024, e proporcionaremos a eles as melhores condições para que possam ter excelente desempenho em Nanquim”, destacou o diretor executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire.

        A delegação brasileira em Nanquim terá a medalhista olímpica Adriana Behar como chefe de missão. Atual gerente de Planejamento Esportivo do COB, Adriana também foi a chefe da missão brasileira na primeira edição do evento, em Cingapura 2010. “É uma honra muito grande chefiar novamente a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos da Juventude. É um evento único para carreira destes atletas e tenho certeza de que o Brasil será muito bem representado. O mais importante, porém, é que esta primeira experiência olímpica de suas vidas lhes traga muitos ensinamentos e os incentivem a prosseguir na carreira de atletas por muito tempo”, comentou a  ex-atleta de vôlei de praia Adriana Behar, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Sydney 2000 e Atenas 2004 ao lado de Shelda.

        Nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, o Brasil foi representado por 81 atletas e conquistou sete medalhas, sendo três de ouro, três de prata e uma de bronze.

        Os Jogos Olímpicos da Juventude seguem o programa esportivo dos Jogos Olímpicos tradicionais, mas também trazem novidades nas formas de disputa, como no basquete 3 x 3, uma das sensações do evento em 2010, nos revezamentos entre países, em equipes mistas de homens e mulheres, entre outras.

        Além das 28 modalidades esportivas em disputa, os Jogos Olímpicos da Juventude apresentam um extenso programa cultural e educativo para transmitir, de forma lúdica, aos jovens atletas o Olimpismo e os valores olímpicos, além de sensibilização para questões importantes, tais como os benefícios de um estilo de vida saudável e a luta contra o doping.

        Na vela, o Brasil irá competir em duas classes, Techno 293 / Windsurf e Byte CII. Confira os representantes brasileiros da vela:

        Daniel Pereira – (Classe Techno 293 / Windsurf)
        Pedro Marcondes Correa (Classe Byte CII)
        Natascha dos Santos Böddener (Classe Byte CII)

        Foto: YCSA/Divulgação

         

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          Liderança

          Por: Redação -

          Após um dia sem regatas, por falta de ventos, a flotilha de 49erFx (feminino) e 49er (masculino) voltou para a raia de Helsinque, Finlândia, nesta quinta-feira e o resultado para a dupla brasileira Martine Grael e Kahena Kunze não poderia ter sido melhor, após três regatas, em que as brasileiras conquistaram um 3º, um 4º e um 2º lugares, as meninas de Niterói chegaram a liderança do campeonato.

          A dupla dinamarquesa Ida Marie Nielsen e Marie Thusgaard Olsen está no segundo lugar, com 18 pontos, apenas um a mais que as brasileiras. Juliana Senft e Gabriela Nicolino, subiram uma posição e estão na 37ª colocação.

          Na 49er, classe masculina, Dante Bianchi e Thomas Lowbeer caíram para a 13ª posição e Marco Grael e Gabriel Borges ocupam a 28ª colocação.

          O campeonato segue até domingo, dia 13.

          Foto: Mick Anderson/SailingPix

           

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            Porrada!

            Por: Redação -

            De Alicante a Gotemburgo os veleiros da Volvo Ocean Race, maior regata de volta ao mundo, percorrem 38.000 milhas náuticas e é impossível não tomar porrada nesse percurso. Os noves meses no mar reservam para todos os velejadores muitas emoções, umas boas e outras nem tanto. Para mostrar as “pedras” no caminho desta grande travessia, a organização da regata compilou alguns acidentes a bordo dos veleiros da volta ao mundo.

            São tombos, ondas que cobrem o convés e quase levam velejadores juntos e solavancos inesperados que assustam até os mais experientes. Veja e divirta-se.


            Foto: Volvo Ocean Race/Divulgação

             

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              Depois da Copa

              Por: Redação -

              Mais conhecido como o mês do cachorro louco, agosto é o ponto de partida para a retomada das competições de jet país a fora. Após 30 dias de futebol ininterruptos em todos os canais da TV aberta quanto dos canais pagos, o Brasil retomará seu curso normal e as atividades do mundo náutico não ficam atrás.

              Dias 29 e 30 de agosto temos a Copa São Paulo de Jet válido pelo campeonato Brasileiro de Jet 2014 e que mais uma vez será realizado no CDC da Represa do Guarapiranga, local que já abriga as competições nos últimos anos na cidade de São Paulo. Existe ainda a promessa de uma segunda prova, também em São Paulo e no mesmo local, para o mês de setembro, mas ainda não temos informações oficiais nem mesmo confirmações. De qualquer maneira, as competições realizadas na cidade de São Paulo são quase unanimidade entre pilotos, sendo a competição que fica no meio do caminho para muitos atletas. Para essa retomada das competições no mês de agosto o presidente da Associação Brasileira de Jet (BJSA), Marcelo Teixeira mais conhecido como Pardal traz uma novidade ímpar: inscrição free para todos os pilotos, ficando apenas a exigência do pagamento de filiação a entidade para aqueles competidores que ainda não o fizeram. Para muitos é um pedido antigo, e que agora com a reestruturação da entidade está sendo possível concretizar mais essa forma de apoio aos pilotos.

              Na sequência dos eventos náuticos temos ainda o 3º Sudamericano de Jet, dias 8 e 9 de novembro na cidade de Hernandarias, Paraguai. Evento único, já na sua 3ª edição organizado pelo piloto e empresário Valdir Scremin. O Sudamericano destaca-se pelas competições na represa de Itaipú onde temos a prova de longa duração, mais conhecidas como Open Lake, que nesse ano vai ganhar incrementos que a deixarão mais competitiva. Sem falar nas competições de circuito fechado, onde as disputas são boia a boia com pilotos vindos de várias cidades brasileiras e outros tantos de outros países. Nas edições anteriores o evento foi acolhido pelo Clube Náutico Hernandarias, mas ainda não temos a confirmação se em 2014 o local continua o mesmo. Em contato mantido com Valdir Scremin, ele contou que existe a possibilidade da prova de Open Lake ser mais extensa e contar com elementos que a deixe mais competitiva. Muito se deve em função dos motores e das preparações deixarem os jet mais potentes, fazendo com que as provas sejam cada vez mais rápidas. Em 2013 tivemos no Paraguai o tradicional boi no rolete, agregando a gastronomia ao evento náutico.

              Já no mesmo mês, contaremos com o PROLIFE Sul-Americano de Jet, realizado na cidade de Guaíba, no Rio Grande do Sul. O evento, que está em sua quinta edição, contará com novidades no já tradicional Open Lake e também na sua programação de atividades. Antonio Ilha, o organizador do evento, salienta que em 2014 conseguirá unir um número maior de pilotos em função da data ter sido definida com bastante antecedência, além de um staff determinado a fazer dessa edição um divisor de águas em relação aos anos anteriores. O Lago Guaíba tem seus diferenciais, e um deles é a dificuldade quando vem as marolas. Os pilotos já pilotaram no local são unanimes em dizer “…o Open Lake mais difícil do Brasil, é do Guaíba…” tornando o evento único, onde vale a técnica e experiência dos competidores. Para 2014 haverá uma mudança significativa no Open Lake, “não teremos mais a ida até a usina do Gazômetro”, ressalta Ilha, “mas um mínimo de 10 voltas entre a largada e a Ilha do Presidio além da troca obrigatória de pilotos e parada de dois minutos”. São inovações que trazem uma maior competitividade ao evento e que buscam atrair mais pilotos.

              Mas esses três grandes eventos têm algo em comum, custos. E acreditem, não se faz um evento desse porte com pequenas quantias de dinheiros. Tenho acompanhado algumas planilhas de custos, e fico surpreso com as despesas e preços cobrados por prestadores de serviço. Desde a ambulância até seguros de vida, os valores envolvidos são significativos, deixando os organizadores obrigados a cobrar as famosas inscrições. As entidades oficiais como BJSA e ARJS por exemplo, necessitam de recurso para poder manter as atividades fora da raia de competição. Quando um representante de qualquer entidade vai em busca de apoio, cidade para realizar o evento, cobrar valores de anos anteriores, viagens, quem paga ou melhor, quem deveria pagar as despesas? No meu entendimento, a entidade, pois está a serviço da mesma. E se a associação precisa estar representada por um advogado, quem paga os honorários e demais despesas? Sem dinheiro em caixa, fica inviável que as mesmas possam organizar eventos esportivos de qualidade. Não quero e nem irei entrar nessa polêmica de custos x valores x premiações x inscrições, quero seguir defendendo o esporte e as entidades que vejo muito esforçadas. Atualmente todos sabem que os eventos desse nível só saem do papel com a ajuda financeira dos municípios aliado a cobrança das inscrições, e isso não é nenhuma novidade muito menos segredo. Os recursos adquiridos não podem se limitar às provas, mas sim deixar dinheiro em caixa para as despesas de manutenção da entidade.

              Mas infelizmente existe uma “indústria” de boatos sobre valores x patrocínios que inunda esse meio, estragando muitas vezes a festa. Todos têm uma teoria conspiradora contra as entidades e organizadores, iniciando com a ideia esdruxula de “fartura de recursos” e por aí vai. A iniciativa da BJSA para a próxima etapa de não cobrar inscrições e sim apenas filiação é um começo e merece ser exaltada. Esperamos que para as próximas edições não apenas a BJSA, mas outras entidades possam fazer o mesmo ou quem sabe diminuir os valores de inscrição. E claro, poder contar com o apoio das montadoras como Kawasaki, Sea-Doo e Yamaha além de lojistas já engajados nesse processo de apoio aos eventos.

              Tanto para o Campeonato Brasileiro de Jet, quanto para o V PSA, o portal JetskiNworld.com e Photojetski desenvolveram um aplicativo para todas as plataformas. Assim os internautas poderão se conectar via smartphones e tablets com informações na palma de suas mãos. Para fazer o download basta acessar os QR CODE respectivos e aproveitar mais essa inovação.

              Precisamos é dar credibilidade as entidades e esperar as informações oficiais; fofocas e “diz qui mi diz” são barreiras para a evolução esportiva e convivência sadia entre todos.

              QR CODE V PSA

              qrcodePSA

              QR CODE Campeonato Brasileiro de Jet

              qr codeBJSA

               

               

              Ricardo Fuchs é fotógrafo da JetSkiNworld & Photojetski e viaja o mundo atrás das impressionantes imagens das competições de jets

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                Lanchas Triton

                Por: Redação -

                O estaleiro Way Brasil, fabricante das lanchas Triton, conta agora com novas revendas nos estados do Paraná e Santa Catarina. Em Santa Catarina, a revenda está localizada em Balneário Camboriú, na Marginal Oeste/BR 101, 4400 – saída 136.

                A nova revenda é a BoatSP, reconhecida em todo o Brasil por conta da credibilidade e conhecimento no setor náutico. A empresa possui revendas Triton em São Paulo e Rio de Janeiro e agora estabelece parceria com a Way Brasil para comercializar os produtos em Santa Catarina e no Paraná.

                De acordo com o gerente de marketing do estaleiro Way Brasil, Allan Cechelero, a parceria tende a fortalecer a relação com os consumidores e apresentar ao público as opções de lanchas Triton: “Nossos consumidores continuarão sendo bem atendidos, agora com uma rede de revendas maior, que está presente também nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Já estamos atuando em Santa Catarina e, em breve, vamos inaugurar a revenda em Curitiba”, afirma.

                No Paraná, a revenda está em fase de implantação, contando com um sistema de televendas em Curitiba, que pode ser acionado pelo e-mail [email protected] e pelo telefone 3278-7433.

                Foto: Divulgação

                 

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                  Por: Redação -
                  09/07/2014

                  “Uma equipe é mais do que onze jogadores de futebol”. É essa a frase usada para descrever o vídeo da ação dos jogadores da Alemanha a bordo do Pangea durante a fase de treinamento para a Copa de 2014. Depois da vitória por 7 a 1 contra o Brasil, o jogo em equipe dos alemães foi exaltado. Veja a atividade no barco de Mike Horn.

                   

                   

                   

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                    Na Finlândia

                    Por: Redação -

                    Após dois dias de competição, mas apenas um com regatas válidas, a dupla brasileira da classe 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze, estão no terceiro lugar na classificação geral do Europeu de 49erFX. Além delas, Juliana Senft e Gabriela Nicolino também estão na competição, a dupla ocupa o 38º lugar na classificação geral. A liderança é da dupla britânica Kate MacGregor e Katrina Best.

                    Na 49er, classe masculina, duas duplas brasileiras estão entre os top 10 da competição, Dante Bianchi e Thomas Lowbeer estão em 5º lugar e Marco Grael e Gabriel Borges ocupam a 8ª colocação.

                    As regatas continuam amanhã em Helsinque,  na Finlândia com três corridas programadas para o dia.

                    Foto: Mick Anderson/SailingPix

                     

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                      Mundial de Star

                      Por: Redação -

                      Terminou no último sábado (5) em Malcesine, na Itália, o Mundial da classe Star. Lars Grael e Samuel Gonçalves encerraram a sua participação na competição na modesta 19ª colocação, apesar de ser a única dupla com duas vitórias nas seis regatas. Os dois acabaram sendo prejudicados por erros dos juízes e ficaram de fora da briga pelo título. Os vencedores foram os alemães Robert Stanjek e Kleen Frithjof.

                      “Errei em provavelmente ousar demais no posicionamento de partida, mas a arbitragem amadora e a organização local abusaram nos erros de largadas, montagem de percursos e sinalizações”, disse Lars.

                      Na primeira regata da série, Lars e Samuca foram quartos colocados, porém a Comissão de Regatas desclassificou a dupla, alegando que tinham largado escapado. Já na quarta regata, novamente foram desclassificados pelo mesmo motivo, em uma largada que acabou sendo anulada. Na largada seguinte também anulada, a arbitragem optou por perdoar todos os barcos que foram vistos adiantados na linha de partida, algo que não é comum. Com tantos erros que fugiram do controle, o tão sonhado título mundial teve que ser adiado.

                      Lars e Samuel estarão de volta ao Brasil no dia 10 e seguirão para Ilhabela, onde disputam, a partir do dia 19, o Sul-Americano da classe Star. A dupla tentará conquistar o quarto título internacional do ano, após vencer a Levin Memorial Cup e a Bacardi Cup, em Miami, e o Hemisfério Ocidental, em New Hampshire, todos nos Estados Unidos.

                      Na raia em Ilhabela, encontrarão adversários fortes, como a atual dupla bicampeã Sul-Americana Marcelo Fuchs e Ronald Seifert (que foi 5ª colocada no Campeonato Mundial, melhor resultado de um time brasileiro), o tri-campeão Mundial de Star Bruno Prada (que na Itália foi 3º colocado como proeiro do Norueguês Eivind Melleby), além de estrangeiros, como o argentino Torkel Borgstrom.

                      Lars Grael e Samuel Gonçalves contam com o patrocínio da Light através da Lei de Incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

                      Resultado final do Mundial de Star:

                      1. Robert Stanjek e Kleen Frithjof, ALE, 25 pontos perdidos

                      2. Diego Negri e Sergio Labertenghi, ITA, 27 pp

                      3. Eivind Melleby e Bruno Prada, NOR/BRA, 27 pp

                      4. Augie Diaz e Arnis Baltins, USA, 30 pp

                      5. Marcelo Fuchs e Ronie Seifert, BRA, 40 pp

                      19. Lars Grael e Samuel Gonçalves, BRA, 102 pp

                       

                      Foto: Fraglia Vela Malcesine

                       

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                        Phoenix

                        Por: Redação -

                        A equipe Phoenix, liderada por Eduardo Souza Ramos, divulgou um vídeo sobre a ação da tripulação a bordo do moderno TP52. O brasileiro faz campanha desde o início do ano na categoria de vela oceânica. Outros velejadores como André Fonseca fazem parte dessa tripulação, que corre os principais campeonatos de TP52.

                         

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                          Pagès

                          Por: Redação -
                          08/07/2014

                          O francês Laurent Pagès foi escolhido para se juntar aos atletas liderados por Bouwe Bekking. Ele tem um currículo vencedor na vela oceânica. O último grande resultado foi na edição passada da Volvo Ocean Race, quando o francês ajudou o Groupama a ficar com o título da temporada. “Será especial correr novamente a Volvo Ocean Race ao lado do Bouwe. Em 2008-09, eu fazia a minha estreia ao lado dele no Telefónica Blue e pude aprender muito”, disse Laurent Pagès. “Os velejadores do Team Brunel são dedicados e ambiciosos. Quero vencer novamente a Volvo Ocean Race”.

                          Bouwe Bekking também falou do parceiro. “Laurent é bem detalhista, o que o fez vencedor em várias classes da vela. Seu perfil se encaixa perfeitamente com o resto da nossa tripulação”.

                          Com a chegada de Laurent Pagès, a tripulação do Team Brunel está completa. Outros na equipe são Bouwe Bekking (HOL), Gerd-Jan Poortman (HOL), Pablo Arrarte (ESP), Jens Dolmer (DIN), Andrew Cape (AUS), Rokas Milevicius (LTU) e Louis Balcaen (BEL). Só falta nomear o repórter a bordo.

                          Foto: Ian Roman

                           

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                            Incentivo

                            Por: Redação -

                            Os ministros britânicos anunciaram nesta semana que o Governo será um dos incentivadores do projeto inglês para o desafio da próxima edição da America’s Cup. A companha liderada por Sir Ben Ainslie, multicampeão olímpico, irá receber 7 milhões de libras esterlinas, cerca de R$ 28 milhões, para a construção da base de treinamentos da equipe que será em Camber, em Portsmouth. O dinheiro também será investido em outras áreas do projeto.

                            O anúncio foi feito na presença do Primeiro Ministro Britânico, David Cameron, que discursou durante a cerimônia. “O projeto de Sir Ben Ainslie é uma grande notícia para Portsmouth. A construção de um grande centro náutico na região reafirma nosso compromisso de criar oportunidades na área náutica para os jovens do país. A campanha é, também, um grande desafio e espero que os ingleses apoiem Sir Ben Ainslie”.

                            Portsmouth será a base da equipe e deve ser o local onde os catamarãs AC62 serão projetados e construídos. A base da equipe deve ser finalizada até maio de 2015.

                            Foto: Ben Ainslie Racing/Divulgação

                             

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                              Limpeza

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                              O projeto Limpeza dos Mares realizado pela Acatmar, com apoio da Capitania dos Portos, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio), Polícia Federal, GTT Náutico de SC, Bombeiros, FloripAmanhã, Prefeitura de Florianópolis através da Secretaria de Turismo, Sebrae, Companhia da Praia, Programa Mundo Mar e a empresa Aquanauta organizadora do evento, tirou mais de duas toneladas de lixo do fundo do entorno da Ilha do Arvoredo no último sábado, dia 5.

                              O sucesso da empreitada só foi possível com a participação de todos os envolvidos, cerca de 100 pessoas – entre elas 45 mergulhadores — mobilizados para garantir a sobrevivência da vida marinha e também para provar que a atividade náutica só é possível com sustentabilidade e ações em prol da natureza. “Tivemos a participação de profissionais de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e até da Argentina. Foi muito prazeroso ver todos unidos neste objetivo comum”, afirmou o diretor de Mergulho da Acatmar, Sandro Poty.

                              “Nossa meta é diminuir a poluição dos locais mais propensos à navegação e mergulho, fomentando ainda mais a atividade e a consciência ambiental de todos os que utilizam nossas águas para o lazer e a pesca esportiva”, comemora o presidente da Acatmar, Leandro ‘Mané’ Ferrari. O próximo passo é estender os trabalhos a outras regiões, como Ilha do Francês, no dia 2 de agosto, e a região do Tinguá já agendada para setembro.

                              Foto: Divulgação

                               

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                                Por: Redação -
                                07/07/2014

                                Já imaginou ter um iate de quase 300 pés (90 metros) e ainda poder chegar bem perto de uma praia? Impossível? Não para o escritório de design Stefano Pastrovich, com sede em Mônaco, que apresentou o projeto do iate X-KID STUFF. O barco com desenho inovador tem uma espécie de passarela inflável que liga a embarcação ao ponto de terra mais próximo.

                                O escritório ainda apresentou um iate de 77 metros (252 pés), o 77m X R-Evolution, que tem estancias flutuantes, ligadas ao iate, que permitem que os convidados ou o proprietário tenha um momento de privacidade sem a necessidade de outras lanchas a bordo.

                                pastrovich-concept-superyacht-77-xr-evolution

                                O Stefano Pastrovich Design é conhecido por sua parceria com o estaleiro Wally.

                                Fotos: Divulgação

                                 

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                                  Aratu-Maragojipe

                                  Por: Redação -

                                  Mais de 10 classes de Oceano irão se reunir nas águas da Baía de Todos os Santos e Rio Paraguaçu para a maior regata-percurso do país, a Aratu-Maragojipe. A competição com jeito de festa acontece no dia 30 agosto, último sábado do mês.

                                  Realizada pelo Aratu Iate Clube, a Aratu-Maragojipe comemora 45 anos de existência. Os velejadores interessados podem se inscrever pelo site www.aratumaragojipe.com.br que já está no ar. As inscrições vão até o dia 28 de agosto. Os participantes que se inscreverem até o dia 20 de julho terão desconto no valor da inscrição.

                                  Foto: Rui Rezende/Divulgação

                                   

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                                    Pop 25 na água

                                    Por: Redação -

                                    Solaris, o segundo Pop 25 a ser completado, foi lançado à água na rampa do Clube São Cristóvão, Rio de Janeiro, na manhã do dia 28 de abril. No meio da tarde ele já chegava à Marina da Glória, fazendo uso de seu motor elétrico, uma novidade em veleiros de cruzeiro aqui no Brasil. Fernando Santos, seu proprietário e construtor, estava feliz da vida em ver sua obra flutuando pela primeira vez, depois de ter esperado um bom tempo para que a maré subisse e deixasse o barco flutuando, após tê-lo colocado na rampa do clube na maré baixa.

                                    Para não correr riscos com um motor que não conhecia, pediu um reboque até as imediações da marina, quando então seguiu por conta própria até entrar em sua vaga no finger de mais difícil acesso dessa marina, o mais próximo da orla, tendo para isso que manobrar entre uma grande escuna e o paredão da enseada em um espaço de poucos metros. Foi então que o Solaris mostrou sua primeira virtude. Ele é muito bom de manobra, seus lemes respondem muito bem ao comando, e o barco praticamente ficou pivotando em seu eixo.

                                    Um detalhe interessante do Solaris é seu motor elétrico. Ele roda em 48V, suprido por quatro baterias de 12V em série. O barco está equipado com dois bancos desses. O motor tem três bobinas, uma dentro da outra. Uma caixa preta eletrônica, o “controller”, decide automaticamente qual bobina atua, dependendo da carga. O piloto só tem um acelerador/reversor para se preocupar. A marcha a ré é ótima e o barco manobra bem demais. O desempenho do motor é fora de série. Ele é silencioso e eficiente. Não temos dúvida que essa será a propulsão auxiliar do futuro.

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                                    Fernando Santos batizou o Solaris com um vinho espumante produzido na Austrália. Um cliente que tem uma vinícola no estado de Vitória pagou a aquisição de um projeto com uma caixa de vinho. Luis, em sua viagem de férias ao Rio, trouxe uma garrafa desse espumante que foi reservada para reverenciar Netuno quando o Solaris fosse para a água

                                    Mas a nova classe não para por aí. Um próximo lançamento está para acontecer na Turquia. O Hayal, construído por Müntaz Karahan e seu pai, também ficou pronto para ir para a água. O que nos deixa mais entusiasmados é ver o capricho que nossos clientes estão dedicando às suas construções. O Hayal ficou uma joia! Como existem vários outros construtores de Pop 25 naquele país, muita gente está ansiosa para ver o Hayal navegando. Para um projeto tão recente esse entusiasmo pelo modelo é sem dúvida um bom começo.

                                    O Pop 25 está fazendo jus ao nome. Ele já está começando a mostrar que tem tudo para se tornar uma classe realmente popular. Agora as inaugurações começarão a ser mais frequentes, pois existem vários outros barcos ficando prontos. Como ele é nossa aposta no sentido de tornar mais democrático o esporte da vela de cruzeiro, será uma grande alegria para nós poder continuar divulgando os novos lançamentos, sempre que formos sendo informados por seus construtores.

                                    Veja outras fotos do Solaris e do Hayal enviadas por seus proprietários:

                                    Roberto Barros, o “Cabinho”, é projetista e um dos maiores especialistas em construção amadora do Brasil

                                     

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                                      Por: Redação -

                                      Caras novas na Volvo Ocean Race. As equipes do Alvimedica e da Espanha confirmaram novos tripulantes para a disputada da Volvo Ocean Race. Só nesta segunda-feira (7), oito velejadores foram anunciados. Será uma mistura de atletas experientes como Will Oxley para o Alvimedica e de estrantes como o espanhol Rafa Trujillo.

                                      O Team Alvimedica contará com o italiano Alberto Bolzan, o norte-americano Nick Dana, o australiano Will Oxley e os neozelandeses Ryan Houston e Dave Swete. Outro norte-americano na equipe será Amory Ross, que fará a função de repórter a bordo. Eles se juntam a Charlie Enright e Mark Towill no barco de bandeira turca/norte-americana.

                                      O time do Alvimedica manteve quase intacta sua base de escolher apenas velejadores de 30 anos. A única exceção por enquanto é Will Oxley, de 49 anos. O navegador já exerceu essa função em outras duas edições da Volvo Ocean Race.

                                      O italiano Alberto Bolzan estreia na regata, mas tem um currículo vasto na vela olímpica. Ele é o único italiano por enquanto nessa edição. Os outros quatro velejadores convocados pelo Team Alvimedica competiram na última Volvo Ocean Race. “A configuração do novo barco indica que cada função a bordo é vital”, disse Charles Enright. “Habilidade é o requisito principal, mas também é importante a química entre a equipe, pois eles precisam ter capacidade de trabalhar em conjunto em um espaço confinado por 38.000 milhas ao redor do mundo”.

                                      A equipe deixa Newport nesta quarta-feira (9) para um treino pelo transatlântico até o Reino Unido.

                                      Já o time espanhol, que ainda não anunciou seus principais patrocinadores, terá os espanhóis Rafa Trujillo e Antonio ‘Neti’ Cuervas-Mons, além do francês Nicolas Lunven, na tripulação. A campanha ibérica foi a última anunciada para correr a Volvo Ocean Race e os organizadores trabalham contra o tempo.

                                      Porém, a ajuda de Neti Cuervas-Mons, por exemplo, será fundamental. O atleta vai para sua terceira Volvo Ocean Race. Ele tem apenas 32 anos. “Além de ser uma peça chave na equipe, Neti também é responsável por cuidar do mastro. O velejador vai treinar os mais jovens”, disse Xabi Fernández.

                                      Rafa Trujillo, de 38 anos, é medalhista olímpico na classe Finn (prata em Atenas-2004). Além disso, o velejador competiu na America’s Cup. Ele fará sua estreia na regata de volta ao mundo.

                                      Frenchman ‘Nico’ Lunven, de 31 anos, venceu a tradicional regata em solitário Solitaire du Figaro, em 2009. Ele será o responsável pela navegação da equipe espanhola.

                                      Foto: Maria Munia

                                       

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                                        Árabes

                                        Por: Redação -

                                        O Azzam, como é conhecido o Abu Dhabi, chegou neste domingo (6) a Newport, nos Estados Unidos, após 10 dias de viagem desde Cascais, em Portugal. Os amigos do time de Ian Walker estavam esperando os velejadores com pizza e muitas bebidas. A tripulação ficará alguns dias na cidade antes de fazer o percurso de volta. “É ótimo estar em Newport depois de uma passagem fantástica pelo Atlântico”, disse Ian Walker. “Aprendemos muito nessa velejada. Agora é só queremos banho quente e um bom café da manhã”.

                                        Foto: Divulgação

                                         

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                                          Bronze

                                          Por: Redação -

                                          O brasileiro Bruno Prada foi um dos destaques do Mundial de Star 2014, disputado em Malcesine, na Itália. Na proa de Eivind Melleby, o medalhista olímpico tinha chance de título até a última regata. Por dois pontos de vantagem, o título ficou com os alemães Robert Stanjek e Frithjof Kleen. “Feliz com o terceiro lugar no Campeonato Mundial! Muito obrigado a todos que torceram”, disse Bruno Prada em suas redes sociais.

                                          A melhor dupla 100% brasileira foi de Marcelo Fuchs e Roni Seifert, que ficou em quinto lugar. Outros brasileiros como Torben Grael e Lars Grael também correram o Mundial de Star. Torben, que correu com o proeiro Guilherme de Almeida, terminou a competição na nona colocação. Já Lars, que estava com seu proeiro Samuel Gonçalves, ficou em 19º. A dupla venceu duas regatas da competição, mas uma largada queimada tirou as chances do título de Lars e Samuca.

                                          Foto: Marc Rouiller / Star Sailors League

                                           

                                           

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                                            Por: Redação -
                                            06/07/2014

                                            O comandante Roberto Ilhescas e a tripulação do Noa Noa II conquistaram o primeiro lugar na disputa da primeira edição da Iª Copa Barra Limpa de vela de oceano, disputada neste final de semana, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com uma regata média no sábado e duas barla sota no domingo, a segunda posição foi do barco Magia Black, do comandante Rodrigo Porto Castro, seguido de Táquion com Fábio Ribas e tripulação. A competição é uma promoção da Escola de Vela Barra Limpa, que além de oferecer cursos permanentes de vela para diferentes classes, é responsável pela formação de novos velejadores.

                                            Foto: Divulgação

                                             

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                                              Hoverboard

                                              Por: Redação -

                                              Quem conhece o Flyboard, uma espécie de bota que quando ligada ao motor de um jet faz o praticante literalmente alçar voo, vai gostar do Hoverboard. O sistema é o mesmo, uma grande mangueira ligada ao propulsor de um jet, mas ao invés das botas, o Hoverbard usa uma prancha para levar o praticante às alturas.

                                              A prancha é bem parecida com os shapes de wakeboard, mas tem as pontas curvas para facilitar as manobras nas ondas. O Hoverboard, assim como o Flyboard, foi idealizado Franky Zapata. O produto está disponível somente nos Estados Unidos e seu preço é de cerca de 6 mil dólares. Há também um kit de conversão para pranchas comuns no valor de 2.675 mil dólares.

                                              Veja algumas imagens do Hoverboard:

                                               

                                              Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

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                                                05/07/2014

                                                A Regata Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil abre as disputas da 41ª Ilhabela Sailing Week, no domingo (20/7), e apesar de ser o desafio mais longo da semana é uma das provas mais aguardadas pelos participantes da principal competição de vela oceânica da América Latina. Em suas 60 milhas náuticas (111 Km) de percurso os velejadores terão a oportunidade de passar pelo entorno da Estação Ecológica (ESEC) Tupinambás, uma área marinha protegida e de navegação restrita.

                                                A ESEC Tupinambás abriga expressiva biodiversidade e é uma das áreas marinhas mais preservadas do país. Cientes da relevância desta área os velejadores, além da disputa esportiva, irão se preocupar em prática condutas ambientalmente corretas para evitar impactos ao ambiente, considerado de extrema importância e altamente sensível.

                                                Quase três décadas de conservação

                                                A ESEC Tupinambás, localizada no Arquipélago de Alcatrazes, é uma unidade de conservação sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão das Unidades de Conservação Federais do Brasil, e no dia da prova irá completar 27 anos de contribuições para a conservação da biodiversidade do litoral Norte paulista.

                                                 

                                                Foto e informações: Ilhabela Sailing Week

                                                 

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                                                  Por: Redação -

                                                  A equipe Luna Rossa, desafiante da próxima America’s Cup, colocou o novo catamarã Luna Rossa Piranha na água este mês. O cataramã de 45 pés, que correu as etapas da America’s Cup World Series, recebeu novos foils e o sistema de bordo foram otimizados para que a equipe italiana possa começar os treinos da nova temporada da competição.

                                                  O novo catamarã da America’s Cup, que deve acontecer em 2017, tem 62 pés, mas é muito parecido com os catamarãs que foram para a água na última edição. Os dois veleiros de 45 pés da equipe estão servindo de protótipo para a criação dos novos barcos de 62 pés.

                                                  Max Sirene, skipper da Luna Rossa, declarou que o objetivo da equipe é vencer a próxima America’s Cup e por isso todos os esforços são necessários, desde o primeiro até o último dia da campanha.

                                                  Foto: Divulgação

                                                   

                                                  Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

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                                                    Por: Redação -
                                                    04/07/2014

                                                    A equipe espanhola da Volvo Ocean Race tem menos de 100 dias para se preparar para a Volvo Ocean Race 2014-15, que começa dia 4 de outubro com a In-port Race de Alicante. A dupla Iker Martinez e Xabi Fernandez, que liderou o Telefónica na edição passada, teve o primeiro contato o novo barco Volvo Ocean 65 durante a semana. Os espanhóis já pegaram o Canal de Mancha e a Baía Biscaia, que está situada entre a costa norte da Espanha e a costa sudoeste da França. Após 650 milhas náuticas, a equipe parou na Galícia, base de treinos do time. “Nós entramos na campanha e vamos trabalhar duro”, disse Iker Martinez. “Temos muito a fazer ainda e não será fácil. Temos um monte de escolhas a fazer, mas vamos tentar acelerar o máximo que pudermos”.

                                                    Os campeões olímpicos Iker Martinez e Xabi Fernández são a base da campanha espanhola na Volvo Ocean Race. Porém, a equipe, que ainda não tem patrocinador oficial, terá um outro comandante. Cabe à dupla e ao patrono Pedro Campos a escolha.

                                                    O Team Alvimedica, por sua vez, irá anunciar todos os tripulantes no próximo dia 7 de julho em Newport, Rhode Island, nos Estados Unidos. O barco foi batizado no fim de semana em cerimônia. O barco de bandeiras turca e norte-americana fará seu retorno a Portugal, onde fica a base de treinos, no dia 10 de julho. No mesmo dia, o Abu Dhabi, que também está nos Estados Unidos, cruza o Atlântico até a Europa. Os árabes, liderados pelo britânico Ian Walker, fizeram o percurso inverso em 10 dias.

                                                    Depois de anunciar sua tripulação, em Lorient, na França a equipe do Dongfeng Race Team voltou para o treinamento dentro e fora do barco, ou seja, musculação e táticas de regata. Quatro chineses foram escolhidos para integrar o time e os asiáticos participam de um intensivão de inglês para melhorar a comunicação a bordo.

                                                    A tripulação feminina do Team SCA deu uma pequena pausa de treinamento, mas as meninas foram orientadas a evitar excessos. “Quando voltar vamos passar por uma bateria de testes e, se tiver alguma coisa errada, os exames apontam na hora. Temos menos de 100 dias para a regata e precisamos estar bem”, disse a repórter a bordo do time, Corinna Halloran.

                                                    O Team Brunel se prepara para deixar sua casa, na Holanda, e voltar a Lanzarote, na Espanha, no próximo sábado (5). O time passou o mês passado por portos da Holanda, Alemanha e Dinamarca. “Eu sinto um frio na barriga. A regata está quase começando”, disse Gerd-Jan Poortman, tripulante do Brunel. “Estamos prontos para voltar para Lanzarote com energia renovada”.

                                                    Foto: Maria Muina / Sailingshots

                                                     

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                                                      Por: Redação -

                                                      Anna Tunnicliffe justificou sua ausência no Alinghi na última Extreme Sailing Series. Adepta e profissional do CrossFit, a velejadora participou de mais um evento desse tipo de musculação nos Estados Unidos e não se juntou à sua tripulação em São Petersburgo. Pra quem não sabe o que é o CrossFit, veja Anna Tunnicliffe.

                                                       

                                                      O CrossFit está se tornando cada vez mais popular entre os velejadores, como forma de preparação física. É menos monótono do que a musculação e, segundo especialistas, dá mais resultado.

                                                      Foto: Divulgação

                                                       

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                                                        Começa

                                                        Por: Redação -

                                                        Sem concorrência. Mesmo com jogo do Brasil na Copa, a turma da vela estará reunida, a partir desta sexta (4), na Semana de Monotipos de Ilhabela. É a 41ª edição do evento, que terá as classes Star, Laser Standart, Laser Radial Feminino, Laser 4.7, Laser Radial Masculino, Lightning, Snipe, Hobie Cat 16, Optimist, Holder, 420, Byte, Day Sailer, Fórmula Windsurf, Fórmula One Design, Kitesurf, Tornado, Nacra 20, Dingue, Hobie Cat 14, Escaler, Open Bic, A-Class, Finn e Windsurf Slalon. Destaque para as regatas de classe Bico de Proa, que serão realizadas no sábado, dia 5.

                                                        Tradicionalmente, após as regatas do dia, os velejadores se reúnem para a Canoa de cervejas e refrigerantes, numa grande festa de confraternização entre os velejadores. Tudo a tempo de assistir o duelo entre Brasil x Colômbia.

                                                        Foto: Silas Azocar

                                                         

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                                                          Martin

                                                          Por: Redação -

                                                          Martin Lowy ficou em sétimo no Campeonato Europeu de Laser Radial Júnior encerrado nesta quinta-feira (3) no Egà Sailing Club, na Dinamarca. A classificação de Martin ganha destaque diante do número de inscritos, 78 velejadores, sendo que ele e o vice Ryan Lo, de Cingapura, foram os únicos não europeus na competição. O título ficou com o espanhol Joel Rodríguez Pérez.

                                                          Martin correu em Egà com o objetivo de aprimorar sua velejada ao lado dos adversários que irá enfrentar no Mundial da Juventude, a partir de 12 de julho na cidade portuguesa de Tavira. “A temporada está sendo ótima para mim, depois de conquistar a vaga para o Mundial da Juventude, adotei a competição de Portugal como minha prioridade neste ano”, confirmou Martin, que no início do ano venceu o Brasileiro de Laser 4.7 e foi bronze no Brasileiro de Laser Radial, em Recife. A vaga para correr em Tavira veio com o título na Copa da Juventude, em Florianópolis.

                                                          Foto: Euroradialyouth2014

                                                           

                                                           

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                                                            O Brasil subiu no lugar mais alto do pódio do Mundial Junior de Lightining. Felipe Rondina, Thomas Sylvestre e José Hackerott conquistaram o evento no Canadá. O trio venceu a última regata e superou os norte-americanos Jonathan Lutz, Nicholas e Alexandra Jones Sertl, que estavam em primeiro lugar. Foram quatro vitórias em seis regatas. Os chilenos Cristobal Molina Lorca, Jens Kuhlenthal Pfeffer e Pedro Andres Vera Carrera ficaram com o bronze. “Além de competir, o campeonato é bom para conhecer pessoas diferentes e experimentar outras culturas, sem perder a diversão”, disse Thomas Sylvestre.

                                                            O próximo campeonato será 2016, em um país sul-americano.

                                                            Foto: Divulgação

                                                             

                                                             

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