Parada histórica


A Volvo Ocean Race desembarcou no Brasil e as previsões se concretizaram: festa e carinho do público de Itajaí (SC), Vila da Regata lotada e velejadores cansados e sedentos por comida e banho quente após uma prova longa e decidida nos quilômetros finais. Mais emoção prevista com a chegada do Team SCA, barco 100% feminino.
A maior regata do mundo parou na cidade catarinense pela segunda vez e, só no primeiro fim de semana do megaevento esportivo, quase 70 mil pessoas foram assistir a chegada dos barcos, incluindo nos molhes de Itajaí e Navegantes. A previsão é que até o dia 19 de abril – data da largada para Newport – mais de 300 mil pessoas se envolvam com a regata.
Depois de 12 mil quilômetros pelos mares do Sul, Cabo Horn e icebergs, os atletas ficaram impressionados com a recepção dos brasileiros. Porém, quem ganhou mais atenção foi o catarinense André ‘Bochecha’ Fonseca, que integra o Mapfre, segundo colocado na quinta etapa. “Foi uma das maiores emoções que senti. Foi indescritível”.
O vencedor foi da etapa foi Abu Dhabi, que lidera a competição no geral. A equipe cruzou a linha de chegada neste domingo (5). Menos de uma hora depois apareceram Mapfre, Team Alvimedica e Team Brunel. “Foi a melhor etapa de todas. Apesar de muitos problemas com pequenas quebras, foi a perna que mais me diverti”, Bouwe Bekking, comandante do Team Brunel.
Números
20 mil pessoas nos molhes de Itajaí e Navegantes
49.748 pessoas na Vila da Regata em apenas três dias
Objetivo é chegar a 300 mil pessoas
Itajaí tem 203 mil habitantes
Tempo total do percurso de Auckland até Itajaí
Abu Dhabi Ocean Racing – 18 dias, 23 horas e 30 minutos
Mapfre – 19 dias e 02 minutos
Team Alvimedica – 19 dias e 24 minutos
Team Brunel – 19 dias e 25 minutos
549 milhas velejadas em 24 horas pelo Abu Dhabi – recorde de velocidade desta edição da Volvo Ocean Race.
Foto: Ainhoa Sanchez / Volvo Ocean Race
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025
Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade