Praia do Sossego pode ser a primeira de Niterói a receber certificado internacional de sustentabilidade

Por: Redação -
09/02/2021

A Praia do Sossego, entre Piratininga e Camboinhas, pode ser a primeira de Niterói (RJ) a ganhar o certificado internacional de sustentabilidade Bandeira Azul. As mudanças recentes de ordenamento do local e a melhoria do acesso contribuíram para que a praia recebesse a visita de uma comitiva da organização que confere o prêmio. Agora, para garanti-lo, o pequeno trecho de litoral da Região Oceânica passará por um processo de adaptação que pode durar até dois anos.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Nesta fase piloto, após a visita, técnicos avaliarão se a Praia do Sossego tem condições satisfatórias para ingressar no programa e formalizarão a entrega do certificado desta etapa. Daí em diante, a praia passará por uma série de adequações.

Dentre os critérios exigidos, terão de ser oferecidas atividades de educação ambiental na praia e fornecidas informações sistemáticas sobre a qualidade da água e da areia, além de haver sinalização com informações gerais sobre o meio ambiente e as regras para uso do local. Outra condição é a construção de banheiros, com a garantia de que o esgoto não entre em contato com o solo e o mar sem estar tratado. A entrada de cães terá de ser proibida; e a fauna, controlada. Será criado um comitê de gestão para a praia, que deve ser encarregado de garantir o cumprimento de todos esses critérios.

Leia também

» Igreja submersa em 1987 em Pernambuco tem proposta de tombamento atendida

» Estúdio australiano lança série de embarcações híbridas a partir de 70 metros

» Santa Catarina investe em estudo para ampliar a certificação Bandeira Azul

A prefeitura concluiu no início do ano a construção de uma escadaria de pedra com corrimão que melhorou o acesso dos visitantes, antes feito por um caminho de terra sustentado por pneus. A nova estrutura impede o avanço da erosão, evitando deslizamento de terra e pedras. Para recuperar a área, ainda será feito o manejo de águas pluviais, com a implantação de biovaletas e canteiros rebaixados que captam, limpam e infiltram a água da chuva como forma de drenagem.

O projeto ainda prevê a construção de um posto da coordenadoria ambiental da Guarda Municipal no local e a instalação de paraciclos, lixeiras, bancos, ducha e lava-pés. Outro critério para receber a Bandeira Azul é garantir o acesso à praia através de transportes sustentáveis, como a bicicleta. Apesar de o caminho até lá, partindo de Camboinhas, ser íngreme, quem optar por ir pedalando terá que dispor de estrutura.

Após as adaptações, o Instituto Ambiente em Rede, que confere a Bandeira Azul, receberá o relatório de toda a infraestrutura e fará uma vistoria na praia. Se o resultado for satisfatório, será enviada uma solicitação de condecoração para o júri nacional do prêmio, que se reunirá em junho do ano que vem. Com a aprovação, a avaliação seguirá para o júri internacional, que a examinará em meados de setembro. A Bandeira Azul é entregue e hasteada entre os meses de novembro e dezembro. Caso a prefeitura não cumpra todas as normas em 2021, ainda terá mais um ano para finalizar o processo.

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Sede da abertura da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, Miami é também forte destino náutico

    Cidade dispõe de insfraestrutura de ponta e conta com um clima tropical durante todo o ano

    Câmara aprova uso de água da chuva e do mar em prédios no litoral; entenda o que muda

    Projeto de Lei agora segue para análise no Senado

    Finalmente, Antártica! Tripulação atraca no continente gelado no 8º episódio de "Endurance 64: o veleiro polar"

    Novo capítulo da saga em parceria com a Yanmar traz blocos de gelo, baleias, pinguins e paisagens de tirar o fôlego

    Fazenda subaquática: plantação no fundo do mar é aposta de empresa italiana

    Ecossistema autossustentável "Nemo’s Garden" é tido como o primeiro do tipo no mundo. Conheça

    Estudo revela “lado B” dos testes nucleares dos EUA nas Ilhas Marshall

    Relatório inédito revela impactos em populações ao redor do mundo e cobra por justiça nuclear