Rio Sena está poluído de novo? Entenda o que adiou o triatlo nas Olimpíadas
Responsáveis pelos Jogos Paris 2024 emitiram um novo comunicado que posterga a competição masculina devido à baixa qualidade das águas
Os atletas do triatlo masculino que esperavam competir nesta terça-feira (30) amanheceram com más notícias: a disputa foi adiada para amanhã (31), devido às más condições do Rio Sena, que hospeda a parte aquática do esporte.
Olimpíadas de Paris 2024 começam com Cerimônia de Abertura histórica em barcos no Rio Sena
Confira todos os atletas brasileiros de esportes aquáticos que estarão nas Olimpíadas de Paris
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Em comunicado, a World Triathlon e os organizadores dos Jogos Paris 2024 informaram que a qualidade da água está abaixo dos limites aceitáveis, em decorrência das fortes chuvas que caíram sobre a cidade na sexta-feira (26) — durante a abertura oficial das Olimpíadas — e no sábado (27).
No domingo (28) e na segunda-feira (29), os treinos no Rio Sena já haviam sido adiados, o que os impediu os triatletas de se familiarizarem com o local da prova.
“Paris 2024 e World Triathlon reiteram que a sua prioridade é a saúde dos atletas. Os testes realizados hoje no Sena revelaram níveis de qualidade da água que não fornecem garantias suficientes para permitir a realização do evento”, diz um trecho do comunicado oficial.
A prova masculina foi remarcada para 31 de julho, às 5h45, no horário de Brasília. A disputa feminina segue conforme o calendário anterior, também em 31 de julho, só que às 3h.
Rio Sena está novamente poluído?
No começo do mês, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, cumpriu a promessa de nadar no recém despoluído Rio Sena, contrariando as previsões menos otimistas sobre a qualidade das águas. No entanto, os temporais dos últimos dias foram cruciais para afetar o curso positivo dos acontecimentos.
Conforme informado pelo site oficial de Paris, que publica as atualizações sobre as medições realizadas, as chuvas fortes fazem com que parte da água não tratada — proveniente do esgoto da cidade — escoe para o rio, levando consigo bactérias capazes de prejudicar a saúde.
Os últimos relatórios da Eau de Paris, empresa pública responsável pelo monitoramento da água, mostram níveis perigosos de Escherichia coli (E. coli), bactéria encontrada no intestino de humanos e animais. Algumas cepas podem provocar cólicas abdominais severas, diarreia, sangue nas fezes e vômitos, segundo o Ministério da Saúde brasileiro.
Informações oficiais também apontam que “obras de saneamento permitirão limitar a poluição, mas não a eliminar completamente em caso de tempestade intensa”. Outros fatores como temperatura da água, sol e fluxo do rio influenciam na qualidade do Sena.
Estima-se que leva entre 48h e 72h para que a qualidade da água retorne a níveis seguros para banho após despejos resultantes de um episódio de chuva– site oficial da cidade de Paris
A agência francesa de notícias AFP comunicou que os responsáveis pelos Jogos preveem um “plano B”, caso do rio não se recuperar a tempo. Isso envolve adiar as competições de triatlo por alguns dias ou transferi-las para Vaires-sur-Marne, no Rio Marne, a leste de Paris.
O triatlo é o primeiro esporte olímpico a ser agendado no Rio Sena. Na próxima semana, estão previstas as provas da maratona aquática nos dias 8 de agosto (feminino) e 9 de agosto (masculino).
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu
Público poderá conferir equipamentos a partir de R$ 9,5 mil no estande da marca; salão acontece no Lago de Itaipu, de 28 de novembro a 1º de dezembro
Dois grandes eventos aconteceram neste final de semana (17), reunindo, ao todo, mais de 300 equipes
Novo barco estará ao lado de outros dois modelos da marca no evento, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Com 3º volume de coletânea, jornalista fará noite de autógrafos nesta terça (19), em São Paulo