Torneios de pesca movimentaram cidades lindeiras do Lago de Itaipu

Dois grandes eventos aconteceram neste domingo (17), reunindo, ao todo, mais de 300 equipes participantes

19/11/2024
Torneio de pesca em Itaipulândia. Foto: Portal Cidades do Oeste / Reprodução

O último domingo (17) foi bastante movimentado nas cidades lindeiras do Lago de Itaipu, no Paraná. Isso porque dois grandes eventos de pesca aconteceram na região: o 4º Torneio de Pesca à Corvina, em Itaipulândia, e o Torneio de Pesca à Corvina e Tucunaré, em Mercedes. Ao todo, mais de 300 equipes participaram das competições.

A quarta edição do Torneio de Pesca à Corvina foi realizado pela Associação de Pesca Amadora Amigos do Lago de Itaipu (APALI), no Balneário Jacutinga, em Itaipulândia. O evento contou com a participação de 112 equipes oriundas de toda a região, e distribuiu mais de R$ 41 mil em prêmios.

Foto: Instagram @mercedes_prefa / Reprodução

Já em Mercedes, o Torneio de Pesca à Corvina e Tucunaré foi o maior da história do município, com 220 equipes participantes.

 

Por lá, o evento começou ainda no sábado (16), com a largada das equipes em barqueata da prefeitura até o Parque de Lazer Mathias Weber, no Arroio Guaçu — rio de 120 km de extensão que banha o estado do Paraná — , com direito a jantar, show e sorteios.

Foto: Instagram @mercedes_prefa / Reprodução

No domingo, após um café colonial, teve início a competição, que rendeu prêmios e mais sorteios aos participantes, incluindo motores de barcos, embarcações e carretinhas.

Tudo isso só é possível porque muitas pessoas se empenham para fazer o evento acontecer e, claro, porque o público comparece em peso– destacou o prefeito de Mercedes, Laerton Weber

Torneios de pesca esportiva promovem turismo e valorização da atividade

Os torneios de pesca esportiva — em que os peixes são devolvidos à água após o registro — são tradição nas cidades lindeiras do Paraná, como Mercedes e Itaipulândia, uma vez que os municípios possuem recursos hídricos que fortalecem a atividade.

 

Eventos como esse, geralmente, detém infraestrutura tanto para os participantes, com áreas para check-in das equipes e medição de peixes, quanto para os visitantes, com estandes de patrocinadores, shows, food trucks e atividades para as famílias.

Torneio de pesca em Itaipulândia. Foto: Portal Cidades do Oeste / Reprodução

Em Mercedes, inclusive, Lauro Schug (um dos ganhadores do torneio), relatou que o evento “é sempre muito bom, organizado e tranquilo”, e que o público “se diverte muito”.

Foto: Instagram @mercedes_prefa / Reprodução

O mesmo se repete em Foz do Iguaçu, principalmente no Lago de Itaipu e no Rio Paraná, com eventos como o Fishing Champions e o Torneio Internacional de Pesca, em Guaíra.


Tudo isso infla ainda mais ações que visam desenvolver o turismo náutico na região, objetivo da Diretoria de Turismo do Itaipu Parquetec, que recentemente completou seu primeiro ano de atividades. No período, o órgão atuou em diversas frentes para ampliar o cenário turístico da região — com ênfase no turismo náutico, dada a vocação da região para atividades nas águas.

1ª edição do Fishing Champions. Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica

Soma-se a isso, ainda, a realização da segunda edição do Foz Internacional Boat Show, de 28 de novembro a 1º de dezembro. O salão náutico, que reúne dezenas de embarcações em exposição e à venda nas águas doces do Lago de Itaipu, ainda leva atrações náuticas à região. Em 2023, inclusive, o evento foi o ponto de chegada da 1ª edição do Fishing Champions.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ponte móvel sai do lugar para barcos passarem na Grécia; assista

    Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas

    Idoso é condenado por importar e vender dentes e ossos de baleia nos EUA

    Segundo a Justiça, homem recebeu ao menos 30 remessas de membros animal e faturou o equivalente a mais de R$ 100 mil em vendas

    Animais exóticos aparecem em praias dos EUA e surpreendem banhistas

    Criaturas marinhas de coloração azul se acumularam aos milhares em praias californianas

    Grande Buraco Azul: sedimentos milenares revelam futuro de tempestades violentas no Caribe

    Cientistas “perfuraram” a cavidade que traz registros de eventos climáticos extremos dos últimos 5,7 mil anos

    Cientistas encontram lixo marinho no local mais profundo do mar Mediterrâneo

    Resíduos de interferência humana alcançam até mesmo áreas quase inacessíveis, a 5 mil metros de profundidade