Torneios de pesca movimentaram cidades lindeiras do Lago de Itaipu
Dois grandes eventos aconteceram neste domingo (17), reunindo, ao todo, mais de 300 equipes participantes
O último domingo (17) foi bastante movimentado nas cidades lindeiras do Lago de Itaipu, no Paraná. Isso porque dois grandes eventos de pesca aconteceram na região: o 4º Torneio de Pesca à Corvina, em Itaipulândia, e o Torneio de Pesca à Corvina e Tucunaré, em Mercedes. Ao todo, mais de 300 equipes participaram das competições.
Oeste paranaense recebe workshop para fortalecer turismo náutico na região do Lago de Itaipu
Para Yuri Benites, é questão de tempo para o Lago de Itaipu se tornar referência no turismo náutico
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
A quarta edição do Torneio de Pesca à Corvina foi realizado pela Associação de Pesca Amadora Amigos do Lago de Itaipu (APALI), no Balneário Jacutinga, em Itaipulândia. O evento contou com a participação de 112 equipes oriundas de toda a região, e distribuiu mais de R$ 41 mil em prêmios.
Já em Mercedes, o Torneio de Pesca à Corvina e Tucunaré foi o maior da história do município, com 220 equipes participantes.
Por lá, o evento começou ainda no sábado (16), com a largada das equipes em barqueata da prefeitura até o Parque de Lazer Mathias Weber, no Arroio Guaçu — rio de 120 km de extensão que banha o estado do Paraná — , com direito a jantar, show e sorteios.
No domingo, após um café colonial, teve início a competição, que rendeu prêmios e mais sorteios aos participantes, incluindo motores de barcos, embarcações e carretinhas.
Tudo isso só é possível porque muitas pessoas se empenham para fazer o evento acontecer e, claro, porque o público comparece em peso– destacou o prefeito de Mercedes, Laerton Weber
Torneios de pesca esportiva promovem turismo e valorização da atividade
Os torneios de pesca esportiva — em que os peixes são devolvidos à água após o registro — são tradição nas cidades lindeiras do Paraná, como Mercedes e Itaipulândia, uma vez que os municípios possuem recursos hídricos que fortalecem a atividade.
Eventos como esse, geralmente, detém infraestrutura tanto para os participantes, com áreas para check-in das equipes e medição de peixes, quanto para os visitantes, com estandes de patrocinadores, shows, food trucks e atividades para as famílias.
Em Mercedes, inclusive, Lauro Schug (um dos ganhadores do torneio), relatou que o evento “é sempre muito bom, organizado e tranquilo”, e que o público “se diverte muito”.
O mesmo se repete em Foz do Iguaçu, principalmente no Lago de Itaipu e no Rio Paraná, com eventos como o Fishing Champions e o Torneio Internacional de Pesca, em Guaíra.
Tudo isso infla ainda mais ações que visam desenvolver o turismo náutico na região, objetivo da Diretoria de Turismo do Itaipu Parquetec, que recentemente completou seu primeiro ano de atividades. No período, o órgão atuou em diversas frentes para ampliar o cenário turístico da região — com ênfase no turismo náutico, dada a vocação da região para atividades nas águas.
Soma-se a isso, ainda, a realização da segunda edição do Foz Internacional Boat Show, de 28 de novembro a 1º de dezembro. O salão náutico, que reúne dezenas de embarcações em exposição e à venda nas águas doces do Lago de Itaipu, ainda leva atrações náuticas à região. Em 2023, inclusive, o evento foi o ponto de chegada da 1ª edição do Fishing Champions.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Atração ficará disponível até domingo (8), promove sustentabilidade e traz atividades para todas as idades
Reciclagem de resíduos e compensação de carbono foram destaque dentro do evento náutico do oeste do Paraná
Linha completa do estaleiro catarinense está à disposição; clientes garantem benefícios exclusivos da loja na compra das embarcações
Animal da espécie Oxynotus Centrina possui leucismo, condição responsável pela “aparência fantasmagórica”
Em parceria com Instituto Água e Terra e Adetur, secretaria de turismo divulgou destinos e engajou empreendedores