Inusitado robô pode se movimentar na água ou no ar e ainda pega carona! Conheça
Um novo robô é capaz de mudar de forma e função, passando de um drone subaquático para um veículo aéreo em menos de um segundo. Além disso, ele possui uma ventosa inspirada nos peixes rêmora, uma família de espécies conhecida por seus discos adesivos, que os ajudam a pegar uma carona em baleias e tubarões.
A ventosa do robô, que é controlada remotamente, pode grudar em superfícies molhadas e secas com diferentes texturas, mesmo em objetos em movimento no ar ou na água, e depois desgrudar sob comando.
“Minha ideia original era ‘vamos encontrar um ponto onde podemos vencer a natureza’. Não acho que existam animais que possam fazer [tudo] isso,” disse Li Wen, da Universidade Beihang, na China, que desenvolveu o robô com a colaboração de colegas do Imperial College de Londres (Reino Unido) e do Laboratório Federal Suíço de Ciência e Tecnologia de Materiais (Empa).
Com 40 centímetros de comprimento e largura, o robô metamórfico foi projetado para auxiliar no monitoramento biológico e ambiental de ecossistemas marinhos, como o levantamento da poluição oceânica em mar aberto.
A transição ultrarrápida de veículo subaquático para drone é baseada em um novo projeto de hélice, que tornou essa transição entre os diferentes meios mais rápida do que a maioria dos robôs aéreo-aquáticos anteriores – de fato, ele representa um salto gigantesco em relação aos primeiros protótipos de robôs híbridos de avião e submarino.
A grande inovação, a replicação da ventosa de peixe rêmora, foi obtida usando uma impressora 3D para fabricar uma espécie de almofada segmentada que pode consegue criar uma sucção firme mesmo quando parte da almofada não está em contato com a superfície. A sucção é gerada alterando o volume de cada segmento por meio de atuadores hidráulicos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Feita no Brasil, a lancha deu show mesmo em um dia de mar difícil, nas águas de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos
Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar
Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort
NX Summer Day reuniu mais de 850 clientes e parceiros do estaleiro na Praia dos Carneiros (PE); cerca de 30 lanchas NX também atracaram na festa
Produzido pela Revista Náutica, material gratuito traz atrativos turísticos de cidades lindeiras. Saiba como acessar