Inusitado robô pode se movimentar na água ou no ar e ainda pega carona! Conheça

Por: Redação -
29/05/2022

Um novo robô é capaz de mudar de forma e função, passando de um drone subaquático para um veículo aéreo em menos de um segundo. Além disso, ele possui uma ventosa inspirada nos peixes rêmora, uma família de espécies conhecida por seus discos adesivos, que os ajudam a pegar uma carona em baleias e tubarões.

A ventosa do robô, que é controlada remotamente, pode grudar em superfícies molhadas e secas com diferentes texturas, mesmo em objetos em movimento no ar ou na água, e depois desgrudar sob comando.

“Minha ideia original era ‘vamos encontrar um ponto onde podemos vencer a natureza’. Não acho que existam animais que possam fazer [tudo] isso,” disse Li Wen, da Universidade Beihang, na China, que desenvolveu o robô com a colaboração de colegas do Imperial College de Londres (Reino Unido) e do Laboratório Federal Suíço de Ciência e Tecnologia de Materiais (Empa).

Com 40 centímetros de comprimento e largura, o robô metamórfico foi projetado para auxiliar no monitoramento biológico e ambiental de ecossistemas marinhos, como o levantamento da poluição oceânica em mar aberto.

A transição ultrarrápida de veículo subaquático para drone é baseada em um novo projeto de hélice, que tornou essa transição entre os diferentes meios mais rápida do que a maioria dos robôs aéreo-aquáticos anteriores – de fato, ele representa um salto gigantesco em relação aos primeiros protótipos de robôs híbridos de avião e submarino.

A grande inovação, a replicação da ventosa de peixe rêmora, foi obtida usando uma impressora 3D para fabricar uma espécie de almofada segmentada que pode consegue criar uma sucção firme mesmo quando parte da almofada não está em contato com a superfície. A sucção é gerada alterando o volume de cada segmento por meio de atuadores hidráulicos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Com propulsão eólica, Airbus terá frotas marítimas contra emissões de dióxido de carbono

    Gigante da indústria aeroespacial terá velas rotativas e motores biocombustíveis; entenda

    Vila flutuante nas Maldivas promete ser o mais novo "point" dos milionários

    Projeto da rede de hotéis de luxo Soneva traz uma série de comodidades luxuosas com diárias a partir de R$ 25,6 mil

    São Paulo inaugura estruturas náuticas de uso público para alavancar turismo

    Municípios de Pereira Barreto, Três Fronteiras e Rubinéia deram início à primeira fase do Programa de Turismo Náutico

    Nada de bingo! Aos 81 anos, velejadora aposentada bate recordes navegando sozinha

    Mesmo aposentada, Jeanne Socrates já realizou voltas ao mundo num veleiro, e totalmente solitária

    Solara Boat House fará sua estreia nas águas durante o Rio Boat Show 2024

    Estaleiro terá ainda 3 lançamentos e outros 6 barcos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória