SAC Náutico de Salvador: eficiência e segurança para entrada de estrangeiros embarcados no Brasil

Bianca Colepicolo comenta sobre as vantagens do serviço oferecido na Bahia e a possibilidade de ampliação

14/05/2025
SAC Náutico. Foto: Bruno Concha/Secom PMS/ Divulgação

Salvador, com sua beleza inconfundível e localização estratégica na costa brasileira, deu um passo ousado e inteligente ao implementar o SAC Náutico — um ponto de atendimento unificado que reúne os serviços da Marinha do Brasil, da Receita Federal e da Polícia Federal.

A iniciativa da Prefeitura, em parceria com órgãos federais, transformou a recepção de embarcações estrangeiras em um processo ágil, seguro e eficiente.

SAC Náutico. Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS / Divulgação

Tradicionalmente, a entrada de estrangeiros no Brasil por via náutica exigia uma romaria burocrática: deslocamentos a diferentes órgãos, filas, formulários diversos e muita espera.

 

Isso impactava negativamente a experiência dos navegadores e limitava o potencial de Salvador como porto de entrada internacional. Entretanto, com o SAC Náutico, essa realidade mudou.


No novo modelo, o comandante da embarcação estrangeira pode, em um único local, realizar todos os trâmites obrigatórios: o controle migratório com a Polícia Federal, a liberação aduaneira com a Receita Federal e o despacho junto à Marinha.

 

No SAC Náutico de Salvador, o atendimento é integrado, coordenado e com profissionais capacitados, tornando o processo muito mais fluido.

SAC Náutico. Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS / Divulgação

Além da praticidade, o SAC Náutico fortalece a segurança, pois permite o cruzamento instantâneo de dados entre os órgãos envolvidos, facilitando a identificação de irregularidades e garantindo o cumprimento das normas internacionais. É um verdadeiro “porto seguro” jurídico e operacional para quem chega ao país pelo mar.

 

A experiência tem sido elogiada por comandantes de veleiros e iates de diversas nacionalidades, que se sentem acolhidos e respeitados ao aportar em Salvador. E mais: o modelo também facilita o trabalho de operadores turísticos, marinas e agentes marítimos, que passam a contar com um serviço padronizado e confiável.

Por que não ampliar?

Diante dos resultados, é urgente que outros destinos náuticos brasileiros considerem adotar soluções semelhantes. O SAC Náutico de Salvador prova que é possível promover o turismo náutico internacional com qualidade, garantindo controle e hospitalidade.

SAC Náutico. Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS / Divulgação

Num país com mais de 7.000 km de litoral, portos como Paraty, Ilhabela, Recife, Fortaleza e Belém podem se beneficiar ao replicar o modelo. Salvador abriu as velas de um novo tempo para o Brasil náutico. Cabe agora aos demais destinos seguir a rota.

 

Mestre em Comunicação e Gestão Pública, Bianca Colepicolo é especialista em turismo náutico e coordena o Fórum Náutico Paulista. Autora de “Turismo Pra Quê?”, Bianca também é consultora e palestrante.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1

    Assista: fotógrafo faz registro impressionante de baleia de Bryde respirando na superfície

    Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela

    Inclusão: venezuelano foi de pintor a líder em um dos maiores estaleiros do Brasil

    Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!

    Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, vence Prêmio Nacional de Turismo

    Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”

    Superiate é lançado com sistema inspirado nos usados por estaleiros italianos há mais de 80 anos

    A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960