Saiba tudo sobre o segundo maior buraco azul do mundo descoberto no oceano
Taam Ja' tem 247 m de profundidade e foi encontrado na baía de Chetumal, no México
Descoberto por cientistas no mar da costa do México, o segundo maior buraco azul do mundo tem 274,4 m da base até a parte mais baixa — o que equivale, aproximadamente, à altura de um prédio de mais de 100 andares.
Estruturas de cidade submersa há mil anos tem segredos revelados na Itália
Samuel L. Jackson aproveita férias em megaiate de R$ 600 milhões
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O buraco leva o nome de Taam Ja’ (que significa “águas profundas”, na língua maia) e foi descoberto por uma equipe do Colegio de la Frontera Sur (Ecosul), um centro de pesquisas mexicano, na baía de Chetumal.
Os buracos azuis se assemelham a buracos comuns na terra, porém, são cheios de água. Por conta da dificuldade de acesso ao seu interior — e até mesmo de encontrá-los — eles acabam sendo pouco conhecidos e estudados.
Inclusive, os estudos e o levantamento com informações do Taam Já’ foram feitos em setembro de 2021, mas somente após um estudo publicado na revista Frontiers in Marine Science, neste ano, os pesquisadores revelaram sua existência.
Vale ressaltar que o trabalho dos cientistas partiu de informações iniciais dadas por pescadores locais, que instigaram os pesquisadores a investigar a região utilizando o sistema de ecossondagem (instrumentos que captam o comprimento das ondas de som na água) para determinar a profundidade do buraco.
As paredes do Taam Já’ são revestidas por biofilmes de algas marrons, sua superfície tem uma “forma quase circular” e suas beiradas são íngremes, com inclinações consideráveis — segundo o estudo, formam uma “grande estrutura cônica”.
Essas misteriosas formações no meio do mar são ricas em vida marinha e cientistas acreditam que tenham sido formadas durante as últimas eras glaciais.
O buraco azul mais profundo do mundo foi descoberto em 2016 no Mar da China. Chamado Dragon Hole (ou Longdong), o buraco chinês tem nada menos que 300,8 m de profundidade.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Atração turística e arquitetônica, projeto de Nikola Bašić combina tubos sonoros a degraus de mármore para criar os sons
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga