Saiba tudo sobre o segundo maior buraco azul do mundo descoberto no oceano

Taam Ja' tem 247 m de profundidade e foi encontrado na baía de Chetumal, no México

15/07/2023
Fotos: Colegio de la Frontera Sur/ Reprodução

Descoberto por cientistas no mar da costa do México, o segundo maior buraco azul do mundo tem 274,4 m da base até a parte mais baixa — o que equivale, aproximadamente, à altura de um prédio de mais de 100 andares.

O buraco leva o nome de Taam Ja’ (que significa “águas profundas”, na língua maia) e foi descoberto por uma equipe do Colegio de la Frontera Sur (Ecosul), um centro de pesquisas mexicano, na baía de Chetumal.

Os buracos azuis se assemelham a buracos comuns na terra, porém, são cheios de água. Por conta da dificuldade de acesso ao seu interior — e até mesmo de encontrá-los — eles acabam sendo pouco conhecidos e estudados.

 

Inclusive, os estudos e o levantamento com informações do Taam Já’ foram feitos em setembro de 2021, mas somente após um estudo publicado na revista Frontiers in Marine Science, neste ano, os pesquisadores revelaram sua existência.

 

Vale ressaltar que o trabalho dos cientistas partiu de informações iniciais dadas por pescadores locais, que instigaram os pesquisadores a investigar a região utilizando o sistema de ecossondagem (instrumentos que captam o comprimento das ondas de som na água) para determinar a profundidade do buraco.

As paredes do Taam Já’ são revestidas por biofilmes de algas marrons, sua superfície tem uma “forma quase circular” e suas beiradas são íngremes, com inclinações consideráveis — segundo o estudo, formam uma “grande estrutura cônica”.


Essas misteriosas formações no meio do mar são ricas em vida marinha e cientistas acreditam que tenham sido formadas durante as últimas eras glaciais.

 

O buraco azul mais profundo do mundo foi descoberto em 2016 no Mar da China. Chamado Dragon Hole (ou Longdong), o buraco chinês tem nada menos que 300,8 m de profundidade.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Cruzeiro nudista pelo Caribe é aposta de empresa dos Estados Unidos; conheça

    Com previsão de lançamento em 2025, viagem sem roupa pelos mares custa a partir de R$ 10 mil, mas tem regras rígidas de convivência

    Robert Scheidt será o embaixador da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

    Maior medalhista da história olímpica do Brasil estará no evento patrocinado pela Mitsubishi de 20 a 27 de julho

    Iate Clube Armação de Búzios anuncia eleitos para a nova gestão; confira

    Em eleição realizada na última segunda-feira (13), o medalhista olímpico Marcos Soares foi nomeado o novo comodoro

    Brasileiro fez imagens inéditas de baleia que quase foi extinta: "indescritível"

    Documentarista flagrou uma das baleias mais rápidas do mundo no mar da Patagônia

    Venda de ingressos para o Marina Itajaí Boat Show 2024 já está aberta; garanta o seu

    Segunda edição do evento está ainda maior, com mais expositores e em formato de circuito 360º sobre a terra e as águas