Schaefer 25M: o primeiro iate criado para o uso de um portador de deficiência física

19/06/2019

Iates customizados você já viu por aqui, e muitos. Mas nenhum como a sétima unidade da Schaefer 25M, de 25 metros (ou 83 pés), que o estaleiro catarinense Schaefer Yacths entregou recentemente a um cadeirante, com tudo adaptado para ele realizar todas as tarefas inerentes a um passeio náutico, incluindo gostosos mergulhos no mar, com independência e, principalmente, segurança. A construção foi feita sob encomenda, com o comprador fazendo valer o conceito de “embarcação customizada” prometido pela marca desde seu lançamento, cinco anos atrás. Pensaram que era só slogan publicitário?

Nesse processo, chamado custom, ou “feito de acordo com seu gosto”, a produção é feita quase artesanalmente. O iate ganha a cara do freguês. Neste caso, porém, em vez de uma distribuição alternativa de espaços, ou de itens diferentes da decoração, o iate Schaefer 25M foi configurado especialmente para atender às necessidades de uma pessoa com deficiência motora, um cadeirante — mas também poderia ser um idoso, um obeso ou qualquer pessoa com dificuldade de locomoção.

Não foram modificações quaisquer. Ajustes no layout e na estrutura do interior foram necessários para otimizar ao máximo a acessibilidade do cliente em todos ambientes. Com isso, o iate passou a oferecer uma série de facilidades a um portador de deficiência física: do embarque pela popa sem esforço em uma passarela bem mais larga que o convencional à oportunidade de entrar no mar, mergulhar, e depois voltar a bordo, “içado”, digamos assim, por um sistema de guinchos (um em cada bordo) instalado na popa.

Não foram modificações quaisquer. Ajustes no layout e na estrutura do interior foram necessários para otimizar ao máximo a acessibilidade do cliente em todos os ambientes

Guinchos? Sim. Mas vamos por partes, porque os ajustes — por medida de segurança e acessibilidade — são muitos. A primeira providência foi instalar um elevador na entrada do salão a bombordo, para que o proprietário possa ir direto para sua suíte ou se deslocar entre o convés principal e o inferior do iate sem necessidade de ser carregado nos braços por alguém (como acontece nos barcos convencionais), além de rampas de acesso à chamada área íntima, para ele entrar e sair com facilidade.

Da suíte, o proprietário pode acessar a cozinha, na proa, já que as portas e os corredores foram alargados, para a circulação adequada de uma cadeira. E mais: tomadas foram instaladas mais para cima, e interruptores, para baixo, de forma que ele consiga acessá-los na passagem, sem se curvar. Por sua vez, os pisos ganharam uma camada antiderrapante, para evitar acidentes. E barras de apoio de inox foram colocadas em pontos estratégicos, como banheiros, cozinha e quarto.

O iate passou a oferecer facilidades a um portador de deficiência física: de uma passarela bem mais larga na popa A um sistema de guinchos nos bordos

Só isso? Não. Por questões de funcionalidade, na cozinha os utensílios ficam próximos, facilitando todas as tarefas. E tudo, desde a mesa até o fogão, tem a altura correta. Na suíte principal, os móveis seguem algumas regras de segurança, para que o proprietário não tenha que se esticar. Já o banheiro ganhou, além de barras de apoio, vaso sanitário com assento mais alto, com espaço para que a cadeira de rodas se encaixe, e espelho inclinado para baixo. Sem contar a passarela de embarque (acesso à praça de popa), bem mais larga que o convencional.

LEIA TAMBÉM
>>MCP Yachts divulga novas imagens do seu projeto de veleiro em construção
>>Embarcação inflável promete aumentar a diversão na água
>>Superesportiva da Mercedes e Cigarette alia alto desempenho, requinte e tecnologia

Mas o que mais chama atenção são mesmo os guinchos colocados nos dois bordos, na popa do barco, possibilitando o embarque e desembarque de uma pessoa com deficiência, e até mesmo entrar diretamente na água e depois sair içado. De resto, a Schaefer 25M personalizada tem as mesmas elogiadíssimas qualidades da embarcação que todo mundo conhece.

A Schaefer 25M é uma 83 pés confortável, eficiente e repleta de inovações, a começar pela união de dois estilos: tem teto solar e flybridge. Como isso é possível? Simples: o flybridge é recuado em relação aos iates convencionais do gênero, e isso permite ao posto de comando interno o privilégio de ter, também, um teto solar. Além dessa surpresa — e das várias medidas de segurança e acessibilidade para uma pessoa com deficiência motora, como o cliente que encomendou este barco —, a Schaefer 25M oferece três opções de arranjo interno, entre elas uma com quatro camarotes.

fora as inovações, a Schaefer 25M tem as mesmas elogiadíssimas qualidades da embarcação que todos conhecem. uma 83 pés confortável e eficiente

A sala é tão ampla que faz plenamente jus ao jargão “salão”, usado no meio náutico. É um salão de fato e ainda incorpora tanto o posto interno de pilotagem, na frente, quanto um bar (que também atende à popa), atrás. O truque da sensação de espaço está no fato de que, além de o casco ser bem largo, tudo neste piso fica no mesmo nível, sem degraus nem divisões de ambientes. E o mobiliário, embora com grandes sofás, é enxuto, apenas com o necessário, o que também facilita a vida de um cadeirante ou qualquer pessoa com algum tipo de dificuldade de locomoção. Isso resultou num corredor central de largura excepcional e que deixa bem à mostra a madeira usada no piso, já que, por ter teto solar, não caberia o habitual carpete. Ou seja, a sala é como se fosse um deque aberto — embora fechado. E pode até molhar!

Na entrada do salão há um elevador a bombordo, para que o proprietário acesse sua suíte sem depender de auxílio. Na cozinha, há espaço suficiente para a circulação de uma cadeira

No posto de comando, o painel tem três grandes telas sensíveis ao toque, volante com regulagens, joystick para as manobras e duas poltronas — com amortecedores! — para um acompanhante curtir a navegação junto ao comandante. Quando aberto, o vidro do teto solar desliza rapidamente para baixo do piso do flybridge, num truque tão interessante quanto o painel de instrumentos do posto de comando externo, que “brota” de dentro da “máscara negra” que envolve a capota e o teto solar, dando a sensação de ser uma coisa só. De fora, ninguém diz que ali há um vidro.

Destaque também para para a laminação, de ponta. O casco e todas as peças de fibra de vidro dos barcos, como acontece em todos os modelos do estaleiro Schaefer Yachts (exceto a lancha Schaefer 303), são construídos pelo processo de infusão, que assegura alta resistência e baixo peso. A tecnologia deste iate é outro diferencial. “É quase uma cidade. Ele gera energia, trata esgoto, trata águas negras, águas cinzas, é autônomo, tem dessalinizador e está apto para longas travessias”, explica Márcio Schaefer, criador do barco e dono do estaleiro.

A sala é tão ampla que faz jus ao jargão “salão”. Não tem degraus nem divisões de ambientes. E o mobiliário, embora com grandes sofás, tem apenas o necessário. Da suíte, o proprietário tem acesso direto à cozinha

Na propulsão, a Schaefer 25M usa o sistema Volvo IPS, que permite o uso de motores menos potentes (três IPS 1200, de 900 hp cada). Em cinco anos, foram vendidas sete unidades desta 83 pés, classificada pelo fabricante como o “primeiro iate genuinamente brasileiro”, já que, com exceção do casco, todo o resto foi projetado e construído em Santa Catarina. Como tudo nela é muito especial, a Schaefer levou 11 meses para fazer a entrega, somando-se as fases de construção, acabamento e definição do projeto, de característica nobre e curiosa. Um grande toque em um grande barco.

Fotos: Norton José

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Especialistas do setor de combustíveis comandam palestra no NÁUTICA Talks

    Pâmela Barreto e Jean Leone conduzem papo sobre o diesel Verana e a gasolina Podium na série de palestras que acontecem no Rio Boat Show 2024

    Almirante Carlos Roberto detalha novos barcos da Marinha no NÁUTICA Talks

    Principais projetos estratégicos em andamento, construções do navio polar e de nova fragata serão destrinchadas durante o Rio Boat Show 2024

    Gasolina Podium e Diesel Verana serão produtos de destaque no Rio Boat Show 2024

    Marca de combustíveis náuticos premium terá estande interativo na Marina da Glória e será parceira do NÁUTICA Talks

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos