Superiate da década de 1980 é afundado de propósito em prol da vida marinha

Iniciativa visa transformar a embarcação de mais de 30 anos em recife artificial de corais

26/07/2023
Fotos: Facebook Marine Cleanup Initiative / Divulgação

Parece difícil de acreditar que um barco afundado seja uma boa notícia, mas, desta vez, é. Isso porque, na Flórida (EUA), um iate de 1980 foi afundado de propósito para virar um recife artificial de corais que, no futuro, vai ajudar a criar um novo habitat para vidas marinhas.

O barco é um M/Y Time, construído pelo estaleiro Palmer Johnson Yachts há 36 anos, ainda em 1987. Agora, já a 48 metros de profundidade, a embarcação ganhou um novo nome, passando a se chamar A.A. Hendry Artificial Reef.

A ação partiu da organização sem fins lucrativos Marine Cleanup Initiative, em parceria em com a McCulley Marine Services e o St. Lucie County Artificial Reef Program. Essa não é a primeira vez que a entidade afunda um barco. Ao todo, já são cinco embarcações no fundo do oceano. O intuito é sempre o mesmo: criar um habitat no mar para peixes e outras formas de vida aquática.


A expectativa é que o iate acumule esporos de Oculina varicosa (também conhecido como coral do arbusto de marfim) com o passar do tempo. Por serem ricos em plâncton (importantes para o ecossistema aquático, sendo fundamentais na cadeia alimentar), os barcos conseguem atrair pequenos animais e acumular corais incrustados e esponjas, colaborando para o florescimento da vida marinha.

“Se as teorias se mostrarem corretas, em 50 anos ela (a embarcação) será agraciada com Oculina varicosa fora dos bancos de Oculina”, afirmou a organização, que pretende atingir sua meta de recuperar os recifes de corais danificados pela atividade humana ou por fatores naturais, que afetam os oceanos e os recursos hídricos.

 

Segundo a Marine Cleanup Initiative, mergulhadores nadarão ao redor e dentro do recife artificial nas próximas semanas para verificar o progresso do iate afundado.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Azimut Yachts atraca no Rio Boat Show 2024 com sucesso mundial de vendas

    Ao lado de outros quatro modelos elogiados, lancha de 62 pés é destaque no salão náutico

    Mistura de jet com inflável, barco ‘diferentão’ da Casarini Boats chega para atender a demandas do mercado

    C350 é o primeiro produto do novo estaleiro paulista e comporta cinco pessoas em design esportivo

    Zath Mariner estreia com venda no Rio Boat Show 2024 e destaca modelo de 32,8 pés como "além de seu tempo"

    Estaleiro carioca está no salão com duas lanchas e destaca pontos fortes da Zath 328 HT, exposta nas águas da Baía de Guanabara

    Benet Boat estreia no Rio Boat Show com boas opções de lanchas de entrada

    Modelos se destacam pelo valor mais acessível e cascos fortes, oriundos de embarcações de serviço da Compact Fibras

    Veja quem passou no lounge de NÁUTICA no 2º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço exclusivo da Revista Náutica contou com grandes nomes do setor na última terça-feira (29)