Transporte por barcos em SP já levou 350 mil pessoas em menos de 1 ano

Inaugurado em maio de 2024, o Aquático-SP reduziu um trajeto de 1h20 para 17 minutos na Zona Sul da capital

17/02/2025
Aquático SP. Foto: Prefeitura de São Paulo / Divulgação

Quem vive em São Paulo sabe que mesmo os trajetos mais curtos podem levar horas para serem concluídos. Visando ajudar a melhorar esse cenário, foi inaugurado em maio de 2024 o primeiro transporte hidroviário da cidade, o Aquático-SP. Segundo a prefeitura, o sistema, que reduziu um trajeto de 1h20 para 17 minutos, chegou à marca de 350 mil pessoas transportadas.

A viagem em questão é feita através da Represa Billings, partindo do Cantinho do Céu até o Parque Mar Paulista, ambos na Zona Sul da capital. Para chegar ao número expressivo, o sistema dispõe de cinco embarcações, que operam das 5h às 21h.

Aquático SP. Foto: Edson Lopes Jr / SECOM / Divulgação

Além do percurso mais rápido e facilitado, ao chegarem no Terminal Hidroviário Mar Paulista, os passageiros do Aquático-SP embarcam em ônibus elétricos a bateria, que levam para o Terminal Santo Amaro, atendido por 62 linhas de ônibus e com conexão ao sistema sobre trilhos. Outra linha dos ônibus elétricos também circula no Cantinho do Céu.


PlanHidro SP

Em 30 anos, transportes aquáticos não devem ser novidade em São Paulo. Isso porque o Plano Municipal Hidroviário (PlanHidro SP), uma iniciativa de R$ 8,5 bilhões, prevê que nas próximas três décadas 180 km de hidrovias urbanas, incluindo rios e reservatórios como Billings, Guarapiranga, Pinheiros e Tietê, sejam contempladas com iniciativas semelhantes.

Aquático SP. Foto: Edson Lopes Jr / SECOM / Divulgação

Previsto no Plano Diretor de 2023, o projeto visa integrar transporte aquático, lazer, ecoturismo e educação ambiental para promover o desenvolvimento sustentável. Na prática, o plano prevê a instalação de 40 ecoportos pelos cursos d’água da capital paulista.

Aquático SP. Foto: Edson Lopes Jr / SECOM / Divulgação

A expectativa é de que 71 barcos de passageiros circulem pelas hidrovias, promovendo embarque e desembarque, principalmente nas proximidades de grandes estações de trem e metrô.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Apenas um sobrevivente: destroços de naufrágio de 132 anos são encontrados

    Barco pertencia a magnata e era considerado seguro à época. Embarcação se partiu ao meio no ano de 1892

    Triton Flyer 44 fará estreia no Rio durante o Boat Show

    Estaleiro paranaense ainda promete anunciar no salão um modelo inédito no mercado. Evento acontece de 26 de abril a 4 de maio

    De tubarão-guitarra a urso d'água: estudo descobre quase 900 novas espécies marinhas

    Com parceria de 400 instituições, pesquisa explorou diversos pontos do globo ao longo de dez expedições em um ano e meio

    SailGP: Brasil conclui etapa de San Francisco e já mira estreia histórica no Rio

    Desempenho garantiu ao time brasileiro o 9º lugar no ranking. Etapa em águas brasileiras acontece nos dias 3 e 4 de maio

    Estreia nas águas: Azimut Fly 56 será destaque no Rio Boat Show 2025

    Marca italiana terá 5 barcos no salão, de 26/04 a 04/05, incluindo iate de Cristiano Ronaldo