Tubarão-bronze preso em barreira de proteção é atingido por um arpão
Flagra aconteceu numa praia na cidade de Perth, na Austrália; o animal é considerado raro pelas autoridades e sobreviveu
Não é todo dia que um tubarão-bronze (Carcharhinus brachyurus) aparece na praia de Cottesloe, na cidade de Perth, na Austrália. Tão incomum quanto é o animal ser atingido por um arpão em uma de suas aparições. Mas tudo isso aconteceu no início do mês de janeiro, quando o tubarão rompeu uma barreira de proteção e acabou por ficar em uma área reservada aos banhistas.
Tubarão “fantasma” extremamente raro é encontrado na Albânia
Ataques de tubarões a embarcações podem estar ligados a ondas eletromagnéticas do motor
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O animal de quase dois metros foi atingido no dia seguinte após a quebra da barreira, por um morador desconhecido e ainda não identificado. Segundo o veículo local “PerthNow”, o ato criminoso se deu cerca de 20 minutos depois que os banhistas foram instruídos a sair da água, enquanto as autoridades tentavam retirar o tubarão da área.
O flagra foi capturado por um drone, operado pelo salva-vidas local Clifford Ford. De acordo com ele, o animal estava tentando sair da área antes de ser atingido. Com o ferimento causado pelo arpão, porém, o tubarão começou a nadar no meio do recinto em vez de procurar uma escapatória.
De repente, vi um tubarão tentando fugir de algo. Ele começou a se debater freneticamente. Foi bastante chocante, senti pena dele– disse Clifford Ford, ao PerthNow
Apesar de tudo, o tubarão sobreviveu ao ataque e conseguiu sair da área protegida 24 horas depois de ficar preso — embora o autor do crime tenha saído da praia sem ser interrogado, conforme contou Ford ao veículo.
Dois crimes em um
O Departamento de Pesca local iniciou uma investigação à parte após o ataque ao tubarão-bronze. Segundo relatos, o nadador vestia uma roupa de mergulho com uma bandeira camuflada e, de fato, atingiu o animal com um arpão.
No dia 15 de janeiro, as autoridades afirmaram que o caçador estava infringindo as leis de pesca da Austrália Ocidental, assim como confirmaram que o recinto instalado para manter os tubarões longe dos nadadores faz parte da Área de Proteção do Habitat do Recife de Cottesloe, onde é crime usar um arpão.
Além disso, o nadador que atingiu o tubarão sequer devia estar na água, pois o alarme foi acionado. O presidente-executivo da cidade de Cottesloe, Matthew Scott, disse que a rede nunca teve uma violação como essa em seus cinco anos de história.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
“Fórmula 1” da vela atracará pela primeira vez na América Latina nos dias 3 e 4 de maio; Martine Grael comanda equipe brasileira
Flagra aconteceu numa praia na cidade de Perth, na Austrália; o animal é considerado raro pelas autoridades e sobreviveu
Através do aplicativo de NÁUTICA é possível fazer o download do material; confira os principais destaques da edição
Segundo jornal italiano, embarcação de 33 m do estaleiro Mangusta havia sido encomendada há 2 anos pelo piloto
Projeto da Golden Yachts aposta em áreas de bem-estar dos hóspedes para conquistar o mercado