Tubarão-bronze preso em barreira de proteção é atingido por um arpão

22/01/2025

Não é todo dia que um tubarão-bronze (Carcharhinus brachyurus) aparece na praia de Cottesloe, na cidade de Perth, na Austrália. Tão incomum quanto é o animal ser atingido por um arpão em uma de suas aparições. Mas tudo isso aconteceu no início do mês de janeiro, quando o tubarão rompeu uma barreira de proteção e acabou por ficar em uma área reservada aos banhistas.

O animal de quase dois metros foi atingido no dia seguinte após a quebra da barreira, por um morador desconhecido e ainda não identificado. Segundo o veículo local “PerthNow”, o ato criminoso se deu cerca de 20 minutos depois que os banhistas foram instruídos a sair da água, enquanto as autoridades tentavam retirar o tubarão da área.

Tubarão-baleeiro-de-cobre visto por cima. Foto: ABC News (Austrália)/ Reprodução

O flagra foi capturado por um drone, operado pelo salva-vidas local Clifford Ford. De acordo com ele, o animal estava tentando sair da área antes de ser atingido. Com o ferimento causado pelo arpão, porém, o tubarão começou a nadar no meio do recinto em vez de procurar uma escapatória.

De repente, vi um tubarão tentando fugir de algo. Ele começou a se debater freneticamente. Foi bastante chocante, senti pena dele– disse Clifford Ford, ao PerthNow

Apesar de tudo, o tubarão sobreviveu ao ataque e conseguiu sair da área protegida 24 horas depois de ficar preso — embora o autor do crime tenha saído da praia sem ser interrogado, conforme contou Ford ao veículo.

Dois crimes em um

O Departamento de Pesca local iniciou uma investigação à parte após o ataque ao tubarão-bronze. Segundo relatos, o nadador vestia uma roupa de mergulho com uma bandeira camuflada e, de fato, atingiu o animal com um arpão.

Zona de proteção, onde estava o tubarão. Foto: ABC News (Austrália)/ Reprodução

No dia 15 de janeiro, as autoridades afirmaram que o caçador estava infringindo as leis de pesca da Austrália Ocidental, assim como confirmaram que o recinto instalado para manter os tubarões longe dos nadadores faz parte da Área de Proteção do Habitat do Recife de Cottesloe, onde é crime usar um arpão.

Placa de “proibido nadar”, na praia de Perth. Foto: ABC News/ Reprodução

Além disso, o nadador que atingiu o tubarão sequer devia estar na água, pois o alarme foi acionado. O presidente-executivo da cidade de Cottesloe, Matthew Scott, disse que a rede nunca teve uma violação como essa em seus cinco anos de história.

Praia de Perth, na Austrália. Foto: Creative Commons/ Reprodução

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Hotel oficial do Marina Itajaí Boat Show 2026 oferece condições especiais a visitantes e expositores

    Quem for ao salão náutico que acontece de 2 a 5 de julho terá vantagens ao se hospedar no Mercure Itajaí Navegantes. Saiba mais!

    Turismo cinematográfico em SP: confira cidades com atrativos náuticos que podem virar filme

    Dos 87 municípios que poderão ser cidades-locação para filmes até o final de 2026, 52 atraem olhares pelos atrativos náuticos

    Tradicional na China, festival do barco-dragão chega ao Brasil pela 1ª vez

    Dragon Boat Brasil acontecerá na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, nos dias 20 e 21 de junho. Saiba como participar!

    Victory Yachts entrega primeiras embarcações de sua linha de trabalho ao Governo do Paraná

    Modelos de 30 pés, que inauguram a linha Victory Work, compuseram o maior pacote de investimentos da história da segurança pública do estado

    Veleiro será rebocado da Bahia até São Paulo para participar da Semana de Vela de Ilhabela

    Travessia terrestre levará cerca de dois dias e reunirá quatro velejadores baianos. Competição acontecerá de 24 de julho a 1º de agosto