Baleia espiã: suspeito de atuar em espionagem russa, animal é encontrado morto

Apelidada de Hvaldimir, beluga foi encontrada sem vida na Noruega. Causa da morte ainda é mistério

02/09/2024
Foto: Instagram @marinemind_org/ Reprodução

Uma baleia beluga suspeita de atuar como espiã russa foi encontrada morta no último sábado (31), no mar da Noruega. O animal, apelidado de Hvaldimir, ficou mundialmente conhecido após ser encontrado, em 2019, usando uma espécie de coleira, aparentemente projetada para servir de suporte para uma câmera.

Com 4,2 metros de comprimento e cerca de 1.227 quilos, o animal conquistou o coração dos moradores por mostrar sinais de domesticação e ficar confortável na presença de seres humanos.

Por que a baleia é suspeita de ser espiã?

Após virar celebridade cinco anos atrás, a beluga foi batizada de Hvaldimir — nome que mistura “hval”, palavra norueguesa para “baleia”, com Vladimir, primeiro nome de Putin, presidente da Rússia.

Foto: Instagram @marinemind_org/ Reprodução

Os rumores de que a baleia servia ao país surgiram por conta da coleira que usava, similar a um cabresto de cavalo. O item continha a informação de ser um equipamento de São Petersburgo, cidade russa.

 

Segundo especialistas, a Marinha russa já treinou baleias para fins militares no passado, o que corrobora com a suspeita por parte da população. No entanto, a Rússia nunca assumiu qualquer relação com a baleia.

Tentativa de proteger a baleia espiã

Ao longo dos últimos anos, a ONG Marine Mind atuou para tentar proteger a baleia espiã. Como Hvaldimir permanecia em águas mais movimentadas do que as típicas para as belugas, a organização se empenhou em educar moradores e turistas curiosos para protegê-la o máximo possível.

 

Para Sebastian Strand, fundador da ONG, há sinais de que o animal tenha “estado em cativeiro por grande parte de sua vida”, especialmente por ser muito afável com os humanos.

Foto: Instagram @marinemind_org/ Reprodução

Pelas redes sociais, a ONG Marine Mind lamentou a morte de Hvaldimir e informou que a encontrou “flutuando pacificamente na água” de Risavika, no sudoeste da Noruega, para onde a equipe se dirigiu ao ser informada sobre um avistamento.

 

À rádio local NRK, o fundador da ONG disse que a situação é “absolutamente horrível”, já que a beluga estava em boas condições um dia antes da fatalidade. Segundo o pesquisador, “ainda é cedo para dizer” o que, de fato, aconteceu.


“Parece que há, principalmente, danos externos causados por pássaros e coisas assim. Fazemos o que podemos para garantir que a carcaça seja bem cuidada, para que possamos fazer uma necropsia e encontrar respostas”, pontuou.

 

Até o momento, não há indícios de que a morte tenha ocorrido devido a ação humana. A baleia foi retirada da água com a ajuda de um guindaste e as causas serão apuradas.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira quem passou pelo Lounge NÁUTICA no primeiro dia de São Paulo Boat Show 2024

    Grandes nomes do setor náutico aproveitaram para passar pelo espaço VIP do evento náutico nesta quinta-feira (19)

    Atendendo a pedidos, Schaefer 510 GT passa a ter teto rígido na área de flybridge

    Sucesso de 50 pés do estaleiro atracou no São Paulo Boat Show 2024 com uma atualização que promete melhorar o aproveitamento do espaço

    Nova Intermarine 60 preza pela integração dos espaços, com lounge na proa e móveis flutuantes

    Estreando no São Paulo Boat Show, modelo de 60 pés dá grande atenção aos detalhes e busca conectar passageiros com a natureza

    Super Quinta Ventura: confira os preços promocionais do estaleiro no Boat Show

    As ofertas da Ventura Marine têm estoque limitado, parcelamento sem juros e acontece exclusivamente no dia 19 de setembro

    São Paulo Boat Show 2024: confira a transmissão ao vivo do 1º dia

    Canal NÁUTICA no YouTube exibe cobertura diária do evento a partir das 19h; assista