Revista da Turma da Mônica ganha edição especial sobre a cultura oceânica
Lançada na última quinta-feira (28), história em quadrinhos será distribuída gratuitamente em escolas e bibliotecas


Já parou para pensar como o Cascão se comporta debaixo d’água? Pois prepare-se, que chegou a sua hora! Na última quinta-feira (28), saiu a nova revista de história em quadrinhos da Turma da Mônica, em edição especial que busca conscientizar a sociedade sobre a importância dos oceanos.
Brasil se torna o 1º país do mundo a incluir educação oceânica no currículo escolar
Tartarugas podem ajudar a mapear fundo do oceano melhor do que imagens de satélite; entenda
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O lançamento oficial aconteceu na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), da Universidade de São Paulo (USP). O evento contou com a participação ilustre dos personagens do gibi e atividades interativas com a temática “Década do Oceano”, que teve a participação de crianças de 6 e 12 anos.


Feita em parceria com a Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, a edição intitulada “Oceanos – Edição Especial da Década do Oceano” será distribuída gratuitamente a milhares de leitores em escolas públicas, bibliotecas e instituições de todo o Brasil.
Outro meio de ler a nova revista da Turma da Mônica sobre os oceanos é baixar a versão digital gratuitamente, direto do site da UNESCO.
Turma da Mônica em: cultura oceânica
A publicação celebra a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) promovida pela ONU. Produzida pelos estúdios do desenhista Maurício de Sousa — criador da Turma da Mônica — a HQ propõe uma nova relação do público infanto-juvenil com o oceano.


O projeto, em parceria com o Instituo de Estudos Avançados (IEA) da USP, teve coordenação do professor Alexander Turra, do Instituto Oceanográfica (IO) da USP. Para o educador, essa edição tem a missão de propagar a “cultura oceânica no Brasil e no mundo”.


Além do lançamento do gibi, 120 alunos da Escola Preparatória da USP tiveram uma tarde repleta de descobertas, com atividades interativas sobre o consumo consciente de pescado e lixos em lugares desertos, além de exibições de organismos microscópicos marinhos — observado por lupas e microscópios.
[O objetivo é propor] uma imersão educativa e interativa sobre a importância dos mares para a vida no planeta– disse Alexander Turra
Por lá, as crianças também assinaram com tinta ecológica uma tela coletiva, que simboliza o compromisso com a proteção dos oceanos. Confira!
Ver essa foto no Instagram
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ferramentas foram descobertas dentro de sambaquis na Baía de Babitonga, litoral norte de Santa Catarina
Embarcação comandada por brasileiros completou a etapa da Austrália ao Chile em 27 dias, 8 horas e 2 minutos
Equipe gaúcha ficou com o 3º lugar na regata África-Brasil. Theodora Prado recebeu premiação especial por ser a 1ª mulher a realizar a disputa sozinha
A lista começa já na casa dos R$ 600 milhões. Você arriscaria um palpite de quanto custa o mais caro? Veja aqui!
Imagens poderiam ser confundidas com criações de inteligência artificial, mas são reais. Saiba como!




