Vela no Sul

Por: Redação -
05/09/2016

O domingo de céu fechado marcou o início do 38º Campeonato Sul- brasileiro da classe Optimist, no Veleiros do Sul. Os 139 velejadores – 82 veteranos e 57 Estreantes – enfrentaram garoa e temperatura e vento mais forte no início da tarde deste domingo em Porto Alegre.

O dia terminou com três regatas para a classe veteranos e a liderança está com o argentino Máximo Videla, seguido pelo uruguaio Juan Pedro Coll e em terceiro o brasileiro Gabriel Rimoli, do Veleiros do Sul. Os vencedores das regatas do dia fora: Lucas Urmeny (BA), Erick Carpes (RS) e Facundo Montedónico (URU).

Na classe Estreante, com duas regatas disputadas, os paulistas foram os melhores da flotilha. Mário Carvalho está em primeiro lugar, com duas vitórias hoje, Felipe Montag em segundo e Mariana Heike em terceiro.

A comissão de regatas teve trabalho neste primeiro dia de competição. A bandeira preta teve que ir para o mastro para conter o ânimo dos jovens velejadores. Mesmo assim, na primeira regata, 23 timoneiros da classe veteranos foram desclassificados na terceira tentativa de largada por “queimarem” a linha.

A competição iniciou com vento de 13 nós de direção sul e uma garoa que depois cessou no rio Guaíba. Nas demais regatas a intensidade diminuiu para 8 nós.

O Campeonato Sul-brasileiro da classe Optimist conta com a participação de velejadores de cinco estados: RS, SC, PR, SP, RJ e BA, e da Argentina e Uruguai.

Foto: Reprodução

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Vírus gigante encontrado no Ártico pode amenizar efeitos do aquecimento global

    Estudo aponta que o organismo, mil vezes maior do que o vírus da gripe, consegue desacelerar o derretimento do gelo; entenda

    Estrada de pedra de 7 mil anos atrás é registro da história no fundo do Mar Adriático

    Cerâmicas e outros artefatos encontrados no local são vestígios que podem ter pertencido a antiga civilização de Hvar, na Croácia

    Curtir paisagens com água diminui a frequência cardíaca, apontam estudos

    Efeito positivo da água sobre a pressão arterial foi comprovado em três experiências com humanos

    Estaleiro holandês Feadship lança seu primeiro superiate movido a energia solar

    Embarcação de 59,5 metros representa mais um passo da marca rumo ao objetivo de ser neutra para o clima até 2030

    Mestra levará seu maior barco ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Estaleiro estará no evento náutico com três opções de lanchas que vão de 29,5 pés a 35 pés