Vem aí o Foz Internacional Boat Show, em novembro, no Lago de Itaipu

Foz do Iguaçu, no Paraná, entra para o circuito dos grandes eventos náuticos do país. Charmoso Iate Clube Lago de Itaipu vai receber Boat Show de 23 a 26 de novembro

Por: Redação -
06/10/2023

Mais uma grande novidade no setor de eventos náuticos do Brasil. Uma nova edição do Boat Show — marca forte e respeitada por empresários e pelo público — está confirmada: o 1º Foz Internacional Boat Show, que acontecerá de 23 a 26 de novembro de 2023 no oeste do Paraná, tendo como palco o Iate Clube Lago de Itaipu e como cenário de fundo as impressionantes Cataratas do Iguaçu.

“A realização deste Boat Show é o passo inicial de um ambicioso projeto de desenvolver o mercado náutico na região e potencializar o uso de barcos de lazer naquele que é um dos principais pontos turísticos do Brasil e do mundo”, conta Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica.

Foto: Secretaria Municipal de Turismo de Foz e Fundo Iguacu / Divulgação

Será um momento náutico histórico em que barcos e nações vão se unir na tríplice fronteira Brasil, Paraguai e Argentina – Ernani Paciornik

O presidente do Grupo Náutica ainda promete uma organização com mesmo padrão dos consagrados São Paulo Boat Show e Rio Boat Show — e do recente, mas já um sucesso, Marina Itajaí Boat Show.

 

O Foz Internacional Boat Show, primeiro em água doce do Brasil e, também, primeiro salão internacional com a chancela Boat Show, é uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo (SETU/Viaje Paraná), a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, a usina hidrelétrica Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Acobar.

Foto: Secretaria Municipal de Turismo de Foz e Fundo Iguacu / Divulgação
Foto: Secretaria Municipal de Turismo de Foz e Fundo Iguacu / Divulgação

“O turismo náutico é uma das vocações naturais dessa região, com todas as implicações positivas que traz à tona, como geração de renda e de empregos. É uma satisfação ser parceiro de um evento como este”, diz Márcio Nunes, Secretário do Turismo do Paraná, explicando a realização do evento.

 

Serão quatro dias de exposição, com a expectativa de reunir 15 mil visitantes e cerca de 30 marcas, com a apresentação de barcos de cerca de 40 pés, a maioria disponível para test-drive nas águas navegáveis do Lago de Itaipu.

Por sinal, águas navegáveis é o que não faltam nesse domínio paranaense, abençoado com rios caudalosos, represas generosas e um verdadeiro mar de água doce chamado Lago de Itaipu, formado artificialmente em 1982.

 

Paralelo ao Foz Internacional Boat Show será realizado o Congresso Internacional Náutica, que se concentrará na promoção e reconhecimento das potencialidades turísticas do Lago de Itaipu, localizado na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

 

O congresso visa a disseminação de boas práticas na gestão sustentável do turismo náutico e de pesca, a criação de redes de colaboração entre profissionais e empresas do setor, a discussão de desafios e soluções para a preservação e restauração ambiental da região, além de impulsionar o crescimento econômico local por meio do turismo.

Charmoso Iate Clube Lago de Itaipu vai sediar a primeira edição do Foz Internacional Boat Show. Foto: ICLI / Divulgação

Além disso, reunirá especialistas, empresários, gestores públicos e entusiastas do turismo para compartilhar conhecimentos e experiências que contribuam para o desenvolvimento sustentável do turismo náutico no Lago de Itaipu.

 

Para o Diretor de Turismo da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Yuri Benites, o turismo náutico é estratégico para o desenvolvimento sustentável da região contígua ao Lago de Itaipu.

 

“O setor náutico, que deve crescer cerca de 20% em 2023, gera empregos de qualidade e movimenta outros setores da economia, provocando um movimento virtuoso, que queremos para a nossa região”, diz Benites.

Foto: Secretaria Municipal de Turismo de Foz e Fundo Iguacu / Divulgação

“O Parque Tecnológico Itaipu, com esse olhar para o território e o bem-estar das pessoas, entende que o Lago de Itaipu deve ser aproveitado para impulsionar esse movimento”, acrescenta o diretor de turismo do PTI.

 

A Itaipu Binacional também apoia a realização do Foz Internacional Boat Show, por sua importância no desenvolvimento do turismo náutico no Lago de Itaipu, o que inclui atividades de turismo, lazer e a pesca esportiva; esta, uma prática já consolidada na região.

 

“É necessário olhar o Lago como oportunidade para os municípios lindeiros na geração de renda e emprego, seja pelo turismo ou pelo incentivo à indústria náutica para que se instale na região”, defende Aline Teigão, gerente de Iniciativas de Turismo da Itaipu Binacional.

Iate Clube Lago de Itaipu vai sediar o Foz Internacional Boat Show. Foto: ICLI / Divulgação

Pelo lado dos usuários de barcos, Evandro Ferreira, comodoro do Iate Clube Lago de Itaipu (“ICLI”, para os íntimos), diz que a realização do evento terá impacto direto no crescimento das atividades náuticas na região.

 

“O Boat Show terá um papel estratégico no desenvolvimento do turismo das águas não apenas em Foz do Iguaçu, mas em todos os municípios que ficam no entorno do Lago, incluindo os da tríplice fronteira”, acredita ele.

 

Fortalecer ainda mais o turismo na região é a expectativa também de André Alliana, Secretário de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu. “Nós temos dois rios muito navegáveis, que são o Iguaçu e o Paraná, além do Lago de Itaipu. Explorar esses espaços, ocupá-los com atrativos do turismo náutico, e assim atrair investimentos, é uma decisão estratégica para nós. E a realização do Boat Show chama atenção de todos os players — usuários, investidores, fabricantes e todo mundo que tem relação direta ou indireta com mundo náutico — para o quanto Foz de Iguaçu tem de potencialidade para esse setor”.

Por sua vez, Thalita Vicentini, diretora-geral da Boat Show Eventos, lembra que, além de atrair um grande número de visitantes locais, o Foz Internacional Boat Show terá grande penetração de mídia, graças ao know-how dos mais de 50 Boat Shows já realizados pelo país.

 

“Todos juntos no mesmo objetivo: vender bem o turismo de Foz do Iguaçu e potencializando a região como destino náutico. O primeiro Boat Show internacional terá embarcações lado a lado na água, ampla diversidade de produtos, serviços náuticos e muito entretenimento e lazer”, ressalta a diretora da Boat Show Eventos.

 

O Foz Internacional Boat Show tem apoio também da Adetur (Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu).

Foto: Secretaria Municipal de Turismo de Foz e Fundo Iguacu / Divulgação

As Cataratas são a principal atração de Foz do Iguaçu, cidade com fama mundial por suas 275 quedas d’água. Mas estão longe de serem a única. Há ainda o Parque das Aves e o Marco das Três Fronteiras. Sem esquecer a Usina Hidrelétrica de Itaipu, aberta a visitação guiada, cuja barragem — que fica iluminada durante a noite — pode ser admirada desde um mirante.

 

Em um país com tantas águas navegáveis, sempre cabe mais um Boat Show. Ainda mais em um estado com vocação náutica, como o Paraná.

Saiba como ser um expositor no Foz Internacional Boat Show

Para expor sua marca ao lado dos principais nomes do setor náutico do Brasil e do mundo, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 2186-1068 e confira os espaços disponíveis.

Sobre o Grupo Náutica

Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica, pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show Eventos, mais importante organizador de eventos náuticos da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu; e a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo.

 

O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentor das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.

 

FOZ INTERNACIONAL BOAT SHOW
Anote aí!
Quando: De 23 a 26 de novembro de 2023
Onde: Iate Clube Lago de Itaipu (R. Inacio Reuter Sottomaior, 1020, Jardim Porto Dourado, Foz do Iguaçu – PR)
Horário: 16h às 22h
Saiba mais no site oficial do evento

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos