Fórum Náutico Paulista edita Guia com os principais atrativos da Hidrovia Tietê-Paraná
Guia de Turismo Fluvial já pode ser baixado no seu celular de forma gratuita


“Se alguém, algum dia, o convidar para navegar na Hidrovia Tietê-Paraná, aceite na hora”, diz Paulo Fax, coordenador da Câmara Temática de Navegação e Segurança do Fórum Náutico Paulista (FNP). A dica foi dada durante o 8º Congresso Internacional de Náutica, realizado paralelamente ao São Paulo Boat Show 2023.
Governo de SP oferece R$ 4 bilhões em crédito como estímulo ao turismo náutico
8º Congresso de Náutica prova que investimentos no turismo das águas dá resultados
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Na ocasião, Paulo apresentou o imprescindível “Guia de Turismo Fluvial da Hidrovia Tietê-Paraná”, idealizado por ele e pelo presidente do FNP, Marco Antônio Castello Branco.
Com 2,4 mil quilômetros navegáveis, a Hidrovia Tietê-Paraná é usada principalmente para o transporte da produção agrícola até o porto de Santos. No entanto, as embarcações de lazer também têm vez ali.
É comum a presença de lanchas e veleiros, além de grandes barcos de cruzeiro. Um exemplo disso é o NM Homero Krähenbühl, o iate de 47 metros que o jornalista Carlos Nascimento construiu para transportar turistas e operar como uma espécie de centro de convenções flutuante, entre Barra Bonita e Bariri, no interior paulista.
Conheça destaques do Guia de Turismo Fluvial
O rio Tietê, que corta o estado de São Paulo de ponta a ponta, no curioso sentido leste-oeste (ou seja, do mar para o interior), é uma prova da força da natureza. Quanto mais se afasta de São Paulo, o curso d’água mais mal falado do país apresenta um lado surpreendente: limpo, puro, transparente.
Em Barra Bonita fica a primeira das seis barragens com eclusas, que permitem que o Tietê seja navegável até o encontro com o Rio Paraná — já repleto de peixes, barcos de recreio, marinas, iates clubes, atracadouros públicos, clubes náuticos, praias e condomínios. Depois, os dois rios juntos formam uma hidrovia de 2.400 quilômetros, que vai desaguar no Rio da Prata e, em seguida, no Atlântico.
Para quem navega por toda a região não perder nada dessa jornada por destinos capazes de despertar emoções — pela aventura, pela cultura e pelo entretenimento –que a Câmara Temática de Navegação e Segurança do Fórum Náutico Paulista editou o Guia de Turismo Fluvial.
A navegação no Tietê reconvertido em rio limpo não é apenas prazerosa como pra lá de enriquecedora, do ponto de vista da experiência cultural. Percorrendo-o, com tempo e paciência para ouvir histórias, vai-se conhecendo os atrativos turísticos das cidades ribeiras, bem com os costumes dos moradores, folclores, sabores e importância histórica.
As eclusagens podem ser feitas com qualquer barco e são gratuitas. E até quem não tem embarcação pode experimentar a sensação de subir e descer 26 metros de desnível, entre a parte de cima e a de baixo do rio, a bordo de um dos grandes barcos — lá chamados de “navios”, já que levam mais de 600 pessoas a bordo –, que fazem passeios pelo rio.
As cidades escolhidas para o Guia de Turismo Fluvial tiveram como atribuição obrigatória apresentar acesso por água e pelo menos um ponto de parada e apoio aos navegadores.
Com 46 páginas, o Guia de Turismo Fluvial da Hidrovia Tietê-Paraná, editado com apoio da Sabesp, pode ser baixado, gratuitamente, no site do Fórum Náutico Paulista.
Confira os temas do 8º Congresso Internacional Náutica
Eduardo Bekin: Case Porto Barão de Tefé, Antonina/PR
Roberto de Lucena: Desenvolvendo o Turismo Náutico no Estado de SP
Aguilar Junior: Novo molhe de Caraguatatuba
Carlos Henrique Sobral: Turismo Náutico Brasileiro
Alessandro Miranda: Turismo Náutico Águas Interiores
Vinicius Lummertz: Turismo das Águas
Adriano Silva: Turismo Náutico em Joinville
Silvia Fernandes: Case da Marina VillaReal
Rubens José Belão: Turismo Náutico no Interior Paulista
Paulo Fax: Hidrovia Tietê Paraná 2023
Noeli Thomé: Píer Turístico de Itapema
Michele Castilho: Bandeira Azul nas Marinas e Praias
Pedro Bório: Visão Internacional: Eventos em Turismo Náutico
Jamille Consulin: Legislação Ambiental
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcações dos 19 aos mais de 30 pés estarão nas águas da Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio
Horse Powertrain estreia no setor com a brasileira Hybdor, adaptando motor do Renault Duster para versão híbrida e flex (gasolina e etanol)
Ainda em construção, embarcação combina luxo ao vintage e já está quase totalmente reservada para passeios em 2026
São 44 veleiros inscritos na disputa, que começou no sábado (15). Etapa segue no próximo final de semana
Uruguaio apostou nas tecnologias avançadas da icônica embarcação para superar o medo de navegar