Vice

Por: Redação -
14/07/2014

As velejadoras brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram mais um excelente resultado na temporada 2014. A dupla, líder do ranking mundial da classe 49erFX, foi vice-campeã do Campeonato Europeu, que aconteceu em Helsinki, na Finlândia, ao terminar a competição com 60 pontos. As campeãs foram as dinamarquesas Ida Marie Nielsen e Marie Olsen, com 51 pontos, e a medalha de bronze ficou com Alexandra Maloney e Molly Meech, da Nova Zelândia e atuais campeãs mundiais, também com 60 pontos.

“Até a hora da entrega de prêmios estávamos em terceiro lugar, só soubemos da medalha de prata depois, quando corrigiram o resultado. Estamos bastante contentes com a conquista, pela primeira vez conseguimos fazer uma medal race confiantes, mesmo com bastante vento e manobras”, contou Kahena Kunze.

No último dia de regatas Martine e Kahena conquistaram um sétimo e dois terceiros lugares, chegando a 60 pontos e empatando a disputa com a dupla neozelandesa, que teve um 3º, um 9º e 6º lugar. Como critério de desempate foi usado o resultado da última regata, o que garantiu a medalha de prata para a dupla brasileira. O pódio do Campeonato Europeu de 49erFX 2014 é exatamente o mesmo da temporada passada, quando a competição aconteceu em Aarhus, na Dinamarca. Uma flotilha de 51 barcos participou do evento.

Nas últimas competições internacionais as três duplas têm se revezado no pódio mostrando que a cada dia que se aproxima os Jogos Olímpicos de Rio-2016 a rivalidade aumenta. O próximo desafio dos velejadores será o Aquece Rio International Regatta, o primeiro evento teste para a Rio-2016. A competição será realizada na Marina da Glória, entre os dias 2 e 9 de agosto, e terá a presença de 450 velejadores de 60 países.

“Estamos ansiosas! Além de ser na nossa casa, nunca tivemos tantas duplas de fora velejando no Rio, então será um teste para nós também e todos podem esperar uma grande competição”, contou Kahena.

Além do vice-campeonato europeu, em 2014 Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram também as etapas de Hyères e Mallorca da Copa do Mundo de Vela da Isaf, a Copa Brasil de Vela, o vice-campeonato norte-americano e o quarto lugar na etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela.

Resultado Campeonato Europeu de 49erFX

1º) Ida Marie Nielsen e Marie Olsen (DEN) – 51 pontos
2º) Martine Grael e Kahena Kunze (BRA) – 60 pontos
3º) Alexandra Maloney e Molly Meech (NZL) – 60 pontos

Fotos: Mick Anderson/Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Morre Jaime Alves, da Flexboat, o homem que fez o Brasil navegar em infláveis tão confiáveis quanto ele próprio

    Fundador da Flexboat, Jaime Alves fez dos barcos infláveis um símbolo da náutica brasileira. O empresário morreu aos 72 anos

    Fundador da S.O.S. Mata Atlântica, Fabio Feldmann elogia iniciativa "muita desafiadora" do JAQ H1

    "Esse é o Brasil que está dando certo", destacou o ex-deputado, parceiro de longa data de Ernani Paciornik, idealizador do projeto

    Ministro do Trabalho defende capacitação na rota da descarbonização durante visita ao JAQ H1 na COP30

    Luiz Marinho destacou a urgência na formação de trabalhadores e ouviu de Ernani Paciornik que o JAQ H1 simboliza uma virada real na navegação limpa

    Consórcio Acqua Vias SP vence leilão por 14 travessias hídricas de SP

    Parceria prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos e volta olhares à sustentabilidade, com embarcações 100% elétricas. Confira linhas contempladas

    Do jeitinho americano: Triton levou quatro lanchas ao Fort Lauderdale International Boat Show 2025

    Estaleiro paranaense marcou presença no consagrado salão estadunidense pela quinta vez