Volvo em Itajaí

Por: Redação -
02/04/2015

Estaleiro, embarcadouro, alto mar, deriva, tormenta e volta ao mundo. Através de metáforas ligadas ao mundo da navegação serão ministradas oficinas, workshops e formações de líderes sustentáveis a crianças e jovens que passarem pela Vila da Regata do Itajaí Stopover – parada brasileira da 12ª Volvo Ocean Race – durante o período de 3 a 19 de abril. O projeto chamado de “Estaleiro da Sustentabilidade” deve atender mais de 3 mil pessoas e é desenvolvido pela Agência Brasileira de Inovação e Sustentabilidade (ABIS) em parceria com a Quíron Educação.

O Estaleiro da Sustentabilidade está sendo montado em antigos containers de transportes marítimos que já tiveram sua vida útil esgotada. O ambiente interno será composto por mesas feitas com catracas; a iluminação escolhida é a fria devido à economia de luz e os lustres são de material ecológico.

“Trazer nosso projeto para dentro da Volvo Ocean Race é uma grande conquista. Acreditamos que as características de um velejador estão ligadas a de um líder sustentável entre elas: inovar e criar dentro das dificuldades, lidar com as incertezas, gerir recursos e pessoas e, principalmente, ser ético e responsável”, explica o diretor de inovação e estratégia de negócios da ABIS Daniel Isfer Zardo.

A partir dessas semelhanças foram desenvolvidos os projetos para crianças e jovens. As oficinas para crianças de 4 a 12 anos serão de curta duração, de 30 a 45 minutos, e visam a conscientização ambiental. “As crianças são a base para a mudança de comportamento da sociedade. Através do trabalho desenvolvido é possível formar cidadãos mais conscientes, capazes de se preocuparem não apenas com si mesmos, mas com todo o entorno”, explica Zardo.

Outro projeto é a “Formação de jovens lideres sustentáveis” que atenderá 50 jovens de 15 a 21 anos que estão sendo selecionados nas cidades de Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú e Camboriú e que já atuam em organizações locais focadas em trabalhos voltados à comunidade. “Nosso objetivo é transformar a vida dos jovens, e para isso fazemos um processo de seleção bastante criterioso para identificação de possíveis talentos. Isso se faz necessário porque nosso processo é seleto e focado no desenvolvimento de habilidades e competências humanas capazes de criar líderes sustentáveis independentemente da área de atuação”, destaca Zardo.

Para a etapa da Volvo Ocean Race serão mais de 50 horas de trabalho, de segunda a sexta-feira, das 18 às 21 horas.

Entre os desafios que serão propostos aos participantes, estão programadas participações especiais de personalidades do mundo náutico como Amyr Klink e Izabel Pimentel.

“Queremos promover a troca de experiências entre gerações, trazer sugestões e dicas de caminhos com que esses jovens poderão atuar além de capacitá-los para serem agentes de mudança em suas comunidades. Despertá-los a terem um comportamento cada vez mais protagonista na transformação de seus espaços e ambientes”, comenta o diretor de expansão da Quíron Educação, João Bruno Mansor Soares.

Após o curso, os alunos receberão certificados e poderão contar com o suporte da ABIS e da Quíron para o desenvolvimento de projetos a médio e longo prazo.

“O Estaleiro da Sustentabilidade é um exemplo prático de que grandes eventos esportivos podem ser também oportunidades de transformação e impacto positivo nas realidades por onde passam. Com ele deixaremos muito mais que o desenvolvimento turístico e econômico para a região, queremos deixar um legado de formação para a população local”, reforça Soares.

Durante os três finais de semana do evento, estarão abertas ao público oficinas e workshops que contarão com a participação de outras organizações sociais e empresários de destaque. Os interessados em participar devem se dirigir até o Estaleiro da Sustentabilidade e se inscrever com antecedência porque as vagas são limitadas.

Foto: Divulgação

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Superiate de estúdio polonês aposta em "popa rotativa" para conquistar o mercado

    Estrutura patenteada pela Opalinski Design House promete atender a desejo de proprietários e elevar a diversão no mar a outro patamar

    Esponja feita de algodão e osso de lula pode absorver 99,9% de microplásticos nas águas

    Desenvolvido pela Universidade de Wuhan, na China, produto empolga também por ser acessível

    Ilha deserta há 30 anos ganha condomínio flutuante com contêineres

    Com soluções sustentáveis, local abriga cerca de 100 moradores na Dinamarca

    Evento com especialistas debateu regularização de marinas em São Sebastião

    Realizado em dezembro, encontro teve ainda autoridades e empresários do setor e foi promovido por Fórum Náutico Paulista e prefeitura

    Plastisfera: poluição plástica nos oceanos gerou novo ecossistema potencialmente perigoso

    Os impactos do biofilme gerado por bactérias em resíduos plásticos foi estudado na Antártica, um dos ambientes mais remotos do mundo