Opinião: por que é melhor comprar um barco novo do que uma casa na praia?

Por: Redação -
18/08/2022

Por Marcelo Pinheiro*

“Antes de comprar meu primeiro barco novo (e lá se vão três depois dele, porque eu não abro mão de investir numa embarcação novinha a cada dois ou três anos, sempre saltando de faixa), eu acreditava ser uma boa ideia ter uma casa de praia, especialmente no litoral norte de São Paulo, onde tive a minha. Doze anos depois, casa de praia para mim agora, nem pensar!

Ao investir na compra de um imóvel no litoral, você se sente obrigado a passar o fim de semana ou as férias sempre no mesmo lugar, porque investiu um bom dinheiro e o patrimônio não pode ficar ali abandonado. Manter uma casa na praia é um luxo que sai caro — é preciso investir em manutenção e em vigilância, além de serviços esporádicos de limpeza e jardinagem. Raramente você consegue aproveitá-la o suficiente para compensar as despesas. São muitos gastos tanto para usar quanto para manter. Se for mal cuidado pode gerar vários transtornos. E desvalorizar em momentos de crise.

Em contrapartida, no conforto de um barco novo, a cada saída da marina você pode optar por uma praia diferente.

Você se sente livre para poder variar o local de seus fins de semana.

No meu caso, com a casa de praia, eu me sentia obrigado a ir sempre para o mesmo lugar. Agora, fico variando entre uma praia e outra e, quando quero ir mais longe, estico até Ilhabela, Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis, ou durmo atracado na marina mesmo, que é quase como um pequeno condomínio.

É claro que você não tem de optar entre uma casa no litoral ou um barco. Até porque é possível — e frequente — ter os dois ao mesmo tempo; um complementa o outro, embora também gere duas despesas. Mas qualquer pessoa que já tenha passado um fim de semana a bordo de uma lancha novinha em folha sem ter que se preocupar com a limpeza da piscina (aliás, quem tem um barco nem precisa de piscina, porque já tem a maior de todas em volta do próprio barco), sabe bem que um bom barco é melhor do que uma casa de veraneio.

Obviamente, não é exatamente a mesma coisa. Mas, guardadas as proporções, um barco com uma boa cabine oferece tudo o que uma casa tem, além da vantagem de você poder levá-la para onde quiser, com o quintal mudando todos os dias. Com isso, até o risco de fins de semana trancados em casa por causa da chuva diminuem bastante. Se o tempo fechar, é só mudar de lugar.

Pelo preço de um apartamento apenas mediano à beira-mar em algumas cidades balneárias é possível comprar uma lancha nova na faixa dos 30 pés, com cabine com acomodações para um casal e duas crianças e a possibilidade de dormir a bordo.

Já pelo custo de uma casa de praia em locais mais badalados do litoral brasileiro dá para ter uma lancha maior, na faixa de 40 pés, que já é bem mais completa e aconchegante.

Barcos na faixa dos 40 pés oferecem cada vez mais certos privilégios, como dois camarotes fechados, cabine com boa altura, cozinhas completas, banheiro super completo e espaço para ninguém sentir saudades da sua cama na velha casa de praia. São perfeitos para passar um fim de semana inteiro e não só passeios de poucas horas.

Enfim, há um fator decisivo ao optar por um barco novo em vez da casa de praia: o prazer!

Você já havia pensado nisso antes?”

*MARCELO PINHEIRO navega em uma lancha de 40 pés na região de Bertioga, no litoral de São Paulo, e, como um bom “louco por barco”, não perde um São Paulo Boat Show.

Vem aí o São Paulo Boat Show 2022

A histórica 25ª edição do São Paulo Boat Show está chegando. De 23 a 28 de setembro, a capital paulista vai sediar o maior salão náutico indoor da América Latina. São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!

Anote aí!

SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando?
 De 23 a 28 de setembro
Onde? São Paulo Expo
Mais informações: saopauloboatshow.com.br

VEJA TAMBÉM
>> Memória Náutica: veja como foi o São Paulo Boat Show 2004
>>
Visitantes do São Paulo Boat Show têm descontos exclusivos em hotéis

ESTE ESPAÇO É SEU! Se você tem algo a dizer sobre a vida náutica, mande e-mail para [email protected] com o seu relato.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Praia imprópria: como ela ganha a classificação e os riscos para saúde

    Trecho de mar sinalizado como impróprio para banho pode ser perigoso e ter águas contaminadas

    "Titanic brasileiro": maior tragédia marítima brasileira aconteceu em Ilhabela e durou cinco minutos

    Naufrágio do Príncipe de Astúrias completou 108 anos em 2024 e pode ter vitimado aproximadamente mil pessoas

    Teste Sessa C40: a Sessa mais vendida no mundo em sua melhor versão

    Feita no Brasil, a lancha deu show mesmo em um dia de mar difícil, nas águas de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos

    Só embarcar e navegar: conheça o programa de compartilhamento de catamarãs Lagoon

    Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar

    Lanchas Focker atracam com nova loja da marca em Bauru (SP), nesta sexta-feira (13)

    Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort