Conheça lancha elétrica que pode ser transportada no teto de um carro

Embarcação de empresa alemã teve detalhes pensados para diminuir peso da lancha

22/05/2023
Fotos: Divulgação

Projetado para ser o barco a motor mais leve do mundo, o Dayboat EB Eins foi apresentado pela startup Kaebon, empresa com sede em Munique, na Alemanha. Com 17 pés de comprimento, 5,6 pés de largura e apenas 89 kg, o o barco é feito de materiais compostos de carbono ultraleves.

Apesar de ser uma lancha elétrica leve o suficiente para caber e ser transportada no teto de um veículo, a proa do EB Eins foi pensada para ser capaz de perfurar as ondas.

De acordo com a startup, fundada em 2021 por Kai Krause – um fã de vela e regata – as camadas do barco são feitas de fibra de carbono pré-preg de núcleo de espuma temperada a vácuo, material que garante resistência ao cisalhamento, baixo peso e capacidade de carga.

Estratégias da Kaebon para construir uma lancha elétrica leve

Visando diminuir o peso da embarcação, a Kaebon optou pela construção de um casco leve, o que possibilita um trem de força menor para propulsão sem comprometer o desempenho, apesar de um motor menor.

 

Além disso, a empresa trocou as presilhas de metal convencionais por presilhas têxteis, que funcionam tão bem quanto, mas pesam menos. Já para o acabamento externo, a Kaebon utilizou tinta topcoat, que dá brilho, protege o barco e reduz a estimativa de peso em relação ao gelcoat.

 

No final das contas, o peso total do barco, com motor e bateria, é de apenas 250 kg.

Características do Dayboat EB Eins

Com inspiração nos barcos clássicos da década de 1920, que misturavam esportividade e estilo, a embarcação possui um design de aparência limpa. A proa invertida, longas linhas d’água e um formato de cunha foram pensados para maximizar a eficiência da lancha elétrica.

Para além do aspecto estético, a Kelbon não deixou de focar na otimização aerodinâmica e hidrodinâmica do barco, visando reduzir o arrasto e aumentar o desempenho.

 

O EB Eins acomoda até quatro passageiros, sendo que a disposição dos assentos pode ser personalizada de acordo com as necessidades dos tripulantes, que podem contar com um bimini para sombra durante os dias de sol.

Além de leve, a lancha elétrica é silenciosa, mesmo em altas velocidades. O dayboat oferece duas opções de e-drive Torqeedo: o Cruise 6.0 premium drive e o Cruise 12.0 performance drive.

 

A primeira opção conta com um motor de 6.000 watts, que fornece potência de propulsão equivalente a um motor a gasolina de 9,9 cv e está associado a uma bateria de lítio de 5.000 kWh, enquanto a segunda é equivalente a 25 cv.


A lancha elétrica pode atingir uma velocidade aproximada de 15 nós e, com carga total, oferece 45 minutos de navegação rápida. Quando usado para navegar lentamente, o barco pode atingir até 10 horas de uso.

 

O Dayboat EB EIns foi exibido na edição deste ano do Düsseldorf Boat Show e já está disponível para encomenda. Os valores variam de € 59.900, pouco mais de R$ 330 mil, para o modelo com motor Torqeedo Cruise 6.0, e € 74.900, pouco mais de R$ 414 mil, para a versão Torqeedo Cruise 12.0 (valores convertidos em abril de 2023).

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial

    Schaefer Yachts anuncia barco que não afunda, ideal para resgates em alto-mar

    Com o nome de Interceptor 48 Pilot, novidade é fruto de parceria com a empresa irlandesa Safehaven Marine

    Criatura de 18 metros está impactando a cadeia alimentar da vida marinha; entenda

    Gelatinoso e transparente, os "picles do mares" causam perturbações no ecossistema durante as ondas de calor oceânicas e preocupam cientistas

    Minas Gerais ganhará bar flutuante de vinhos na Represa do Funil

    Com o nome de Almas Gerais, iniciativa tem previsão de entrega em julho de 2024 e faz parte do milionário projeto Enovila