Projeto em prol do Rio Tâmisa leva flores às profundezas de esgoto em Londres

Instalação ressalta nova solução de saneamento que deve evitar 95% dos derramamentos no rio

06/08/2023
Foto: Instagram @tidewaylondon / Reproduçaõ

O Rio Tâmisa é um importante rio da Inglaterra, que banha cidades como Oxford e Londres e desagua no mar do Norte. O local, contudo, recebe cerca de 40 milhões de toneladas de esgoto todos os anos. Pensando nisso, uma nova solução de saneamento deve evitar 95% desses derramamentos. Para chamar atenção para esse projeto, uma instalação lotou um dos túneis já prontos de…flores.

A nova obra pretende instalar um encanamento de concreto que vai chegar aos de 25 km de extensão para evitar a poluição do rio oriunda de derramamentos de esgoto. O projeto, além de importante para a despoluição do rio, também favorecerá suas margens.

Foto: Instagram @tidewaylondon / Reproduçaõ

Tais efeitos ambientais estão sendo ilustrados com uma instalação temporária de arte multissensorial em um dos novos túneis, que agora está repleto de musgo e flores coloridas como heras, samambaias, glicínias e salgueiros-chorões.

Foto: Instagram @tidewaylondon / Reproduçaõ

Toda essa arte foi criada a partir de resíduos reaproveitados retirados das margens do próprio Tâmisa, em uma colaboração entre a Thames21 (uma instituição de caridade dedicada a melhorar a saúde do Tâmisa) e a Tideway, empresa responsável pelo projeto estrutural.


A Tideway, aliás, trabalhou com artistas para reproduzir dentro do túnel toda a fauna e flora que poderiam ser encontradas ao redor do rio. Dentre eles está o compositor Rob Lewis, responsável pela trilha sonora que dá vida ao “jardim” com sons de pássaros de espécies nativas, água corrente e o farfalhar das árvores.

O Rio Tâmisa

O Rio Tâmisa é o maior rio da Inglaterra, que banha que banha cidades como Oxford, Windsor e Londres. Aliás, é nesta última que o rio passa por importantes pontos turísticos do país, como a London Eye (maior roda gigante do mundo), o Globe Theatre (teatro originalmente construído em 1599) e o HMS Belfast (navio que foi operado pela Marinha Real Britânica e hoje se encontra ancorado nas margens do Tâmisa).

Sua importância, porém, vai muito além disso. O rio era a principal rota de comércio desta região do velho continente há milhares de anos, antes mesmo de existirem ferrovias e boas estradas para o transporte de mercadorias.

 

Os portos e as primeiras indústrias da Inglaterra se instalavam às margens do Tâmisa e, muito por isso, atualmente, a região do Vale do Tâmisa (termo que se refere às cidades ao longo do rio) é a mais desenvolvida de todo o Reino Unido.

 

Apesar de não escapar da ação humana e sofrer com a poluição, atualmente, o Rio Tâmisa é considerado o mais limpo do mundo entre aqueles que cruzam grandes metrópoles.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial

    Schaefer Yachts anuncia barco que não afunda, ideal para resgates em alto-mar

    Com o nome de Interceptor 48 Pilot, novidade é fruto de parceria com a empresa irlandesa Safehaven Marine