Com quase 20 mil pessoas atendidas, Projeto Grael completa 25 anos
Instituição foi fundada pelos medalhistas olímpicos Lars Grael, Torben Grael e Marcelo Ferreira
Uma das principais referências no Brasil de formação de atletas, profissionais e cidadãos, o Projeto Grael completa 25 anos nesta sexta-feira (18). Criado por três medalhistas olímpicos – Lars Grael, Torben Grael e Marcelo Ferreira – o instituto é um dos projetos sociais ligado a esportes mais antigos do país.
Que tal velejar com Torben Grael? Concurso cultural da CBVela dará essa chance!
Barcos Incríveis: Conheça a nostálgica história do veleiro Cangrejo
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Fundado em 1998, a ONG atende de maneira gratuita crianças e jovens entre 9 e 29 anos, com esportes como natação, canoagem e vela. O projeto também ensina Esporte Educacional e Formação Ambiental, além de oferecer aulas náuticas especializadas, como capotaria e mecânica de motor de popa.
O Projeto Grael disponibiliza biblioteca, aulas de inclusão digital e educação ambiental para todos os alunos. Vale destacar, que as crianças do instituto também recebem aulas de marcenaria.
Projeto Grael mudando vidas
Com sede em Niterói, no Rio de Janeiro, contando com mais de 3.300m² de terreno e um prédio principal de 660 m², em Jurujuba, o Projeto Grael é responsável por atender quase 20 mil alunos e inserir 1.500 pessoas inseridas no mercado de trabalho.
Inclusive, ao longo dos 25 anos de atividades sociais, os dados da entidade indicam que o trabalho resultou em 52% dos alunos inseridos no mercado de trabalho. Além disso, 80% dos beneficiários reconheceram que o instituto promoveu sua cidadania.
Segundo os mesmos dados, o projeto social fez com que 77% dos alunos se sensibilizassem em preservação ambiental e que 91,4% acreditassem que os valores náuticos desenvolveram habilidades sócio emocionais para as suas vidas.
Somos literalmente uma fábrica de realização de sonhos através do esporte a vela, produzindo cidadania e profissionalização com qualidade ao longo dos últimos 25 anos – Jônatas Gonçalves, presidente do Projeto Grael
Geralmente, as inscrições para o projeto abrem semestralmente, nos meses de janeiro e junho. As datas são publicadas nas redes sociais do instituto, pelo @projetograel.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Registrados ao longo de 40 anos, pesquisadores acreditam que "grasnados" são de baleias-minke
Saiba como acessar o guia com as todas as informações do evento náutico que acontece nas águas doces do Lago de Itaipu
Organização promete ações de educação ambiental, gestão de resíduos e compensação de carbono no salão náutico
Com 150 motos aquáticas, travessia percorrerá quase 850 km entre ida e volta pelo rio Paraná
Em parceria com a Mega Bass e a revenda Sport Náutica, marca equipará barcos com motores superpotentes; visitantes poderão testar