Dia Mundial da Água: conheça 7 lugares no Brasil para curtir passeios aquáticos
Navegação, mergulho e mais! Confira opções diversas em destinos brasileiros onde a água é protagonista
Donos de iates, velejadores, mergulhadores e os que curtem uma festa na lancha podem ter perfis diferentes, mas há algo que une essas tribos: a paixão pela água. Há 31 anos, em 1993, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que o dia 22 de março passaria a ser o Dia Mundial da Água.
Tartaruga gigante de quase 2 metros pode ter vivido com humanos na Amazônia
Mundo está prestes a sofrer pior branqueamento de corais da história; entenda
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Desde então, a data visa apoiar o combate à crise hídrica global através de ações de conscientização para indivíduos e organizações públicas e privadas. Afinal, todo admirador do mundo náutico concorda que, seja doce ou salgada, ela é o bem mais precioso do nosso planeta.
Com o intuito de inspirar você no Dia Mundial da Água, NÁUTICA reuniu uma lista de lugares incríveis do Brasil com opções para diversas atividades em que a água é a protagonista. Confira a seguir!
Mergulho em Petrolândia – PE
Para quem gosta de mergulho, a cidade de Petrolândia, em Pernambuco, é uma opção muito especial. Inundada em 1988, quando foi construída a Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, a cidade ganhou um dos mais exóticos locais de mergulho no Brasil, sob as águas do Rio São Francisco.
Um dos pontos mais atrativos da região, e que guarda muitas surpresas, é a Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Parte da construção fica submersa e o topo sempre visível, acima da água, formando um cenário belo e muito curioso.
Vela e mergulho em Ilhabela – SP
Uma das maiores ilhas marítimas do Brasil, Ilhabela (SP) é conhecida como Capital da Vela e conquista velejadores por causa de seus ventos constantes e generosos. Já os mergulhadores se deliciam num mar de águas cor de esmeralda, que ainda escondem muitos naufrágios.
Passeio de jet no Lago Paranoá – DF
Formado pelas águas represadas do Rio Paranoá, o Lago Paranoá proporciona lazer para moradores e turistas, sendo uma ótima opção para um passeio de moto aquática. A área conta com 48 quilômetros quadrados e 38 metros de profundidade.
Além dos jets, é possível alugar uma embarcação com marinheiro para conhecer melhor cada ponto do imenso lago.
Passeio nos cânions do rio São Francisco – SE
O município de Canindé de São Francisco, em Sergipe, abriga corredores estreitos de rochas talhadas, que surgiram na época da construção da barragem da Hidrelétrica de Xingó. A obra deu origem às águas represadas do Cânion do Xingó, que conta com 65 km de extensão e profundidade média de 150 metros.
Quem navega pelas águas no trecho do lago de Xingó tem o privilégio de ver as belezas da região, como os gigantescos paredões de pedra. Do píer do restaurante Karrancas saem embarcações rumo ao Velho Chico, um dos melhores passeios de barco na região.
Rafting no Rio Juquiá em Juquitiba – SP
O nome Juquitiba significa “terra de muitas águas”, em tupi-guarani. Não é para menos: a cidade se destaca pelos esportes aquáticos, dentre eles – e principalmente – o rafting, no Rio Juquiá. A cidade engloba o Parque Estadual da Serra do Mar, maior parque estadual paulista, com trechos de Mata Atlântica.
Quem for até Juquitiba poderá ter a experiência de descer o Rio Juquiá em um bote inflável, sempre conduzido por um instrutor, responsável por orientar o grupo durante o percurso, que conta com trechos de adrenalina em corredeiras. De acordo com as condições do rio, outras atividades podem ser feitas, como surf, virada de bote, natação e saltos.
Kitesurf em Cumbuco – CE
Muito comum nesta região do Nordeste, o kitesurf tem em Cumbuco um excelente point para quem quer curtir este esporte. Além da praia abrigar mar e vento perfeitos para a prática, o local também apresenta boas condições meteorológicas durante o ano todo.
Cumbuco também é a melhor região para os iniciantes em kitesurf se aventurarem, uma vez que o vento forte se dá pela falta de obstáculos naturais na localidade.
Snorkeling em Paraty – RJ
Considerada a capital do mergulho brasileiro, Paraty conta com águas cristalinas e tranquilas para mergulhar. A Ilha dos Cocos é conhecida na região por abrigar pontos ideais para a prática, mas este é apenas um dos muitos lugares disponíveis para você desfrutar sob as águas.
Com sua tonalidade verde esmeralda, o mar de Paraty esbanja beleza e é o melhor convite para o mergulho. Na região, os mergulhadores ainda têm a chance de ter a companhia de peixes de variadas espécies, cercando (e embelezando ainda mais) o belo cenário submerso.
Tema do Dia Mundial da Água 2024
Neste ano, a ONU definiu o tema “Água para a Paz” para os debates das questões que envolvem o uso da água. De acordo com a instituição, “devemos agir com base na compreensão de que a água não é apenas um recurso a ser utilizado e pelo qual se compete — é um direito humano, intrínseco a todos os aspectos da vida”.
Neste Dia Mundial da Água, todos precisamos nos unir em torno da água e de usá-la para a paz, lançando as bases para um amanhã mais estável e próspero– ONU, sobre o tema do Dia Mundial da Água 2024
Protagonista na preservação ambiental, há mais de 20 anos NÁUTICA mantém também uma campanha nacional em defesa das águas. “Só jogue na água o que o peixe pode comer”, diz a mensagem, com um peixinho criado pelo cartunista Ziraldo, para conscientizar a importância do cuidado com o meio ambiente.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Através do aplicativo de NÁUTICA é possível fazer o download do material; confira os principais destaques da edição
Segundo jornal italiano, embarcação de 33 m do estaleiro Mangusta havia sido encomendada há 2 anos pelo piloto
Projeto da Golden Yachts aposta em áreas de bem-estar dos hóspedes para conquistar o mercado
Especialista no tema, Bianca Colepicolo analisa obstáculos para setor e propõe soluções para crescimento da área
Comandado pela campeã olímpica Martine Grael, equipe ainda registrou a maior velocidade atingida no 1º dia de regatas em Auckland