NÁUTICA TRIP com Victory Yachts: à procura de baleias-jubarte em Ilhabela

Em navegação, equipe liderada por Guilherme Kodja avistou 12 dos animais, além de raias-manta

24/08/2023

Nesta quinta-feira (24), às 20h, vai ao ar no Canal Náutica no Youtube um NÁUTICA TRIP especial. Guilherme Kodja, consultor técnico da NÁUTICA, se juntou a um grupo de amigos e proprietários de lanchas Victory Yachts para navegar por Ilhabela, no litoral Norte de São Paulo, em busca do avistamento de baleias-jubarte.

A aventura rendeu mais de 60 milhas náuticas navegadas e reuniu sete donos de lanchas Victory Yachts do Rio de Janeiro, Guarujá, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e outros lugares do Brasil, todos com um único objetivo: avistar raia-mantas e baleias jubarte na Capital da Vela.

 

 

Guilherme Kodja iniciou sua jornada partindo do sul da ilha a bordo de uma Victory 398, de 40 pés, junto com outros seis modelos da marca, simultaneamente. Se o objetivo de todos era encontrar baleias-jubarte, logo cedo a missão foi cumprida.

Já no começo do trajeto, os navegantes se depararam com um trio de jubartes no mar — mantendo a distância correta dos animais. Essas seriam as primeiras de muitas, visto que, ao final da viagem, foram avistadas pela equipe 12 baleias dessa espécie — uma delas, inclusive chegou a subir na popa de uma Victory.

Chegando ao Saco do Diogo, todas as lanchas ancoraram e seus donos aproveitaram a linda paisagem, além de mergulharem no mar e dividirem experiências com os outros proprietários de lanchas Victory Yachts.

Não podíamos pedir por mais, a mãe natureza nos deu um presente incrível – Sergio Quezada

Ainda restava o avistamento da jamanta, e ela veio. Com ajuda dos drones, foi possível observar cinco delas, com uma até se “exibindo” bem próximo aos barcos. Sendo assim, a missão NÁUTICA Trip de encontrar baleias e raias em Ilhabela, estava cumprida.

Tudo que estava no cardápio aconteceu e todo mundo fez tudo muito certinho – comemorou Kodja

Esse NÁUTICA Trip contou com as presenças de Sergio Quezada, gerente comercial da Victory; Rafael Mesquita, do projeto Mega Fauna e Mantas e a representante do Instituto Baleia Jubarte, Bruna Dempsey.

Uma coordenação de rádio garantiu que a realização do trajeto fosse feita de forma segura e consciente, assim como um bote da Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela, que auxiliou na orientação das embarcações particulares.

Confira alguns registros desse NÁUTICA TRIP por Ilhabela, um dia inesquecível para os amantes do mundo náutico e, em especial, da vida marinha.

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial

    Schaefer Yachts anuncia barco que não afunda, ideal para resgates em alto-mar

    Com o nome de Interceptor 48 Pilot, novidade é fruto de parceria com a empresa irlandesa Safehaven Marine