Robô subaquático pode substituir humanos em missões no fundo do mar
Equipamento belga de apenas 40 centímetros navega a 75 metros de profundidade e cria mapas de seus arredores
Aliar a inteligência humana à tecnologia é uma boa alternativa para muitas situações, mas quando o assunto é explorar o fundo do mar, essa ideia é ainda mais bem-vinda. Por isso, a empresa belga uWare Robotics criou o robô subaquático uOne, que promete assumir o lugar de mergulhadores em missões debaixo d’água.
Porta do Titanic usada por Jack e Rose é leiloada por R$ 3,6 milhões
Ataques de tubarões a embarcações podem estar ligados a ondas eletromagnéticas do motor
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O equipamento, que combina características de dois tipos diferentes de robôs submarinos, tem como foco principal a inspeção de estruturas subaquáticas.
Para substituir humanos nessas missões, o uOne conta com oito propulsores vetoriais, um sistema de câmeras integradas, unidade de medição inercial (IMU) e outras tecnologias que o permitem seguir um caminho pré-progamado, sem a ajuda de humanos.
Os chamados “pontos de interesse” das missões subaquáticas para as quais o equipamento é destinado são inspecionados pelo robô, que é capaz de criar mapas tridimensionais do ambiente ao seu redor e coletar dados — inclusive imagens RGB em alta resolução — , que são armazenados em uma unidade SSD integrada.
Todas as funcionalidades do robô subaquático uOne estão acopladas em um equipamento de apenas 40 cm de altura, 40 cm de largura e 50 cm de comprimento, que pesa 15 kg e suporta até 5 kg.
Para explorar as profundezas do oceano, o equipamento navega a uma velocidade máxima de 5,5 km/h, com bateria que garante até duas horas de operação após uma carga que leva o mesmo tempo.
Atualmente, o robô subaquático uOne é capaz de descer a uma profundidade máxima de 75 metros, mas ideia da belga uWare Robotics é que em breve esse número seja ainda maior, com a troca da atual carroceria de acrílico por uma de alumínio.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses
Embarcação reformada do estaleiro italiano Solimano une robutez e potência ao charme e sofisticação de barcos luxuosos
Palestras reunirão grandes nomes do mundo náutico para bate-papo interativo durante a 26ª edição do salão, de 26 de abril a 4 de maio
Atleta olímpico fazia teste em suporte de câmera quando avistou a menina em apuros sendo levada para alto mar
Número é duas vezes maior do que se acreditava até então; análise foi feita através de registros fotográficos