Robô subaquático pode substituir humanos em missões no fundo do mar

Equipamento belga de apenas 40 centímetros navega a 75 metros de profundidade e cria mapas de seus arredores

04/04/2024
Foto: uWare Robotics / Divulgação

Aliar a inteligência humana à tecnologia é uma boa alternativa para muitas situações, mas quando o assunto é explorar o fundo do mar, essa ideia é ainda mais bem-vinda. Por isso, a empresa belga uWare Robotics criou o robô subaquático uOne, que promete assumir o lugar de mergulhadores em missões debaixo d’água.

O equipamento, que combina características de dois tipos diferentes de robôs submarinos, tem como foco principal a inspeção de estruturas subaquáticas.

 

Para substituir humanos nessas missões, o uOne conta com oito propulsores vetoriais, um sistema de câmeras integradas, unidade de medição inercial (IMU) e outras tecnologias que o permitem seguir um caminho pré-progamado, sem a ajuda de humanos.

Foto: uWare Robotics / Divulgação

Os chamados “pontos de interesse” das missões subaquáticas para as quais o equipamento é destinado são inspecionados pelo robô, que é capaz de criar mapas tridimensionais do ambiente ao seu redor e coletar dados — inclusive imagens RGB em alta resolução — , que são armazenados em uma unidade SSD integrada.

 

Todas as funcionalidades do robô subaquático uOne estão acopladas em um equipamento de apenas 40 cm de altura, 40 cm de largura e 50 cm de comprimento, que pesa 15 kg e suporta até 5 kg.


Para explorar as profundezas do oceano, o equipamento navega a uma velocidade máxima de 5,5 km/h, com bateria que garante até duas horas de operação após uma carga que leva o mesmo tempo.

 

Atualmente, o robô subaquático uOne é capaz de descer a uma profundidade máxima de 75 metros, mas ideia da belga uWare Robotics é que em breve esse número seja ainda maior, com a troca da atual carroceria de acrílico por uma de alumínio.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Projeto na Croácia quer criar cinco vilas ecológicas de luxo à beira mar com direito a barcos elétricos

    Ideia da eD-TEC visa redefinir o conceito de vida de luxo, oferecendo energia solar às moradias durante os 365 dias do ano

    Criança de 11 anos encontra fóssil de ictiossauro pré-histórico, o maior réptil marinho que já existiu

    Com a companhia do pai e pesquisadores, garota ajudou a desvendar a vida marinha de 200 milhões de anos atrás

    Arquipélago de São Pedro e São Paulo, pedaço do Brasil mais próximo da África, ganha nova estação de pesquisa

    Construção substituirá a atual e garantirá a continuidade dos interesses nacionais na região rica em biodiversidade e história

    NÁUTICA Talks estreia com sucesso de público no Rio Boat Show 2024

    Mais de mil pessoas passaram pelo ciclo de palestras que ultrapassou a marca de 40 importantes nomes do setor

    Agora submersa, área na costa da Austrália pode ter abrigado até 500 mil pessoas no passado

    Paleocontinente de Sahul pode ter atingido os 390 mil km² e ter sido um local habitável antes de afundar