Torre abandonada do século 17 vira refúgio em meio ao mar da Itália
Local construído como um edifício militar ganhou novos ares com ação da natureza
Localizada no Golfo dos Poetas, em La Spezia, na Itália, a Torre Scola não poderia fazer jus melhor a sua localidade. Isolada, tomada pela vegetação e cercada de um mar azul, a ilha parece ter sido feita como um refúgio ideal para esvaziar a mente e produzir um belo poema. Na realidade, contudo, não foi bem com esse intuito que ela nasceu, ainda no século 17.
Na Holanda, live permite acionar “campainha de peixes” para liberar passagem de animais por eclusa
Renault apresenta veleiro desmontável, jet elétrico e prancha motorizada
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
A Torre Scola, também conhecida como torre de São João Batista, na verdade, foi construída na costa da Ligúria como um edifício militar. Seus 42 metros de altura visavam proteger a região de ataques inimigos, em um período marcado pelas guerras entre Napoleão e os britânicos.
Inclusive, foi em um desses conflitos que a Torre Scola teve parte de sua estrutura destruída, por volta de 1800. Danificada, a torre acabou sendo completamente abandonada na metade do século 19, e a ideia de demolir a construção acabou ganhando força em meados de 1915.
O que a manteve de pé — ou quase isso — foi o seu valor histórico, considerado importante pelos governantes da época. De edifício militar, a Torre Scola passou a funcionar como um farol, ganhando, inclusive, uma restauração, entre 1976 e 1980.
Com o passar dos anos, já sem uso, a torre ganhou uma decoração natural, pelas mãos da própria natureza. O concreto característico de estruturas como essa deu lugar ao verde que, aos poucos, toma conta do local.
Por estar no meio do mar, a impressão que se tem é que a estrutura agora se trata, na verdade, de uma ilha.
Apesar de não ser bem assim, quem tem a chance de se aproximar da Torre Scola vê o local como um ponto de sossego. Por lá, muitos se chegam ao agora ponto turístico de barco, em busca de um lugar calmo e silencioso, para relaxar.
De construção de guerra a ponto de paz, a verdade é que a Torre Scola resistiu ao tempo, e foi ressignificada conforme as mudanças da sociedade. Agora, a pergunta que fica, é: alguma outra versão da torre ainda vai surgir?
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Origem do fenômeno é desconhecida, gerando teorias diversas, que vão de esconderijo alienígena a base nazista
De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca
Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York
Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro
Encontrado na China, animal vive na escuridão, não possui padrão de cor e mede até 2,5 centímetros