Torre abandonada do século 17 vira refúgio em meio ao mar da Itália

Local construído como um edifício militar ganhou novos ares com ação da natureza

17/04/2024
Foto: Instagram @harimaolee / Reprodução

Localizada no Golfo dos Poetas, em La Spezia, na Itália, a Torre Scola não poderia fazer jus melhor a sua localidade. Isolada, tomada pela vegetação e cercada de um mar azul, a ilha parece ter sido feita como um refúgio ideal para esvaziar a mente e produzir um belo poema. Na realidade, contudo, não foi bem com esse intuito que ela nasceu, ainda no século 17.

A Torre Scola, também conhecida como torre de São João Batista, na verdade, foi construída na costa da Ligúria como um edifício militar. Seus 42 metros de altura visavam proteger a região de ataques inimigos, em um período marcado pelas guerras entre Napoleão e os britânicos.

Foto: Wikimedia / Alessandro / Reprodução

Inclusive, foi em um desses conflitos que a Torre Scola teve parte de sua estrutura destruída, por volta de 1800. Danificada, a torre acabou sendo completamente abandonada na metade do século 19, e a ideia de demolir a construção acabou ganhando força em meados de 1915.

 

O que a manteve de pé — ou quase isso — foi o seu valor histórico, considerado importante pelos governantes da época. De edifício militar, a Torre Scola passou a funcionar como um farol, ganhando, inclusive, uma restauração, entre 1976 e 1980.


Com o passar dos anos, já sem uso, a torre ganhou uma decoração natural, pelas mãos da própria natureza. O concreto característico de estruturas como essa deu lugar ao verde que, aos poucos, toma conta do local.

 

Por estar no meio do mar, a impressão que se tem é que a estrutura agora se trata, na verdade, de uma ilha.

Foto: Facebook Cruise Express / Reprodução

Apesar de não ser bem assim, quem tem a chance de se aproximar da Torre Scola vê o local como um ponto de sossego. Por lá, muitos se chegam ao agora ponto turístico de barco, em busca de um lugar calmo e silencioso, para relaxar.

 

De construção de guerra a ponto de paz, a verdade é que a Torre Scola resistiu ao tempo, e foi ressignificada conforme as mudanças da sociedade. Agora, a pergunta que fica, é: alguma outra versão da torre ainda vai surgir?

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Assista à transmissão ao vivo do terceiro dia de Rio Boat Show 2024!

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória

    Confira as palestras do dia 30 no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show

    De regatas virtuais a papo sobre vela, salão náutico terá cinco palestrantes nesta terça-feira (30)

    Mestra lança 2ª geração do modelo 212 no Rio Boat Show 2024

    Com preço promocional no evento, expectativa do estaleiro é ultrapassar 20 unidades vendidas da lancha de 21 pés; outros dois modelos estão atracados na água

    Focada em desempenho, Azov Yachs exibe lancha que navega em 70 cm de água

    Estaleiro, presente pela primeira vez no Rio Boat Show, anunciou novos projetos para o ano que vem

    NX Boats define NX 44 Pininfarina como “grande lançamento” do Rio Boat Show 2024

    Rasgando elogios, estaleiro colocou a novidade pela primeira vez sobre águas cariocas