Renault apresenta veleiro desmontável, jet elétrico e prancha motorizada

16/04/2024

Conhecida no universo dos carros, a Renault decidiu sair da terra firme para se aventurar pelos mares ao apresentar ao público cinco novidades surpreendentes, incluindo veleiro desmontável, jet elétrico e prancha de surf motorizada.

Os meios de transporte — que chegam junto com moto de neve e bicicleta elétrica — fazem parte da campanha de lançamento do Renault 5 E-Tech. O veículo, agora 100% elétrico, fez sucesso nas décadas de 1970 e 1980 e foi relançado no mercado europeu durante o Salão de Genebra, em março.

Foto: Instagram @renaultbrasil/ Reprodução

O carro é o responsável por inspirar as cinco soluções de mobilidade, batizadas de 5 Movements (5 Movimentos, em tradução livre) e feitas em parceira com startups francesas. De acordo com a marca, a ideia era criar um meio de transporte que representasse os seguintes elementos naturais do planeta: água, ar, terra e neve.

Como é o veleiro da Renault

Desenhado com foco em praticidade, o R5 Reverso promete a possibilidade de ser desmontado em quatro pedaços em menos de três minutos.

Compactas, as partes podem ser guardadas em pequenos espaços, como em um porta-malas. Quando totalmente montado, o barco mede 3,40 metros por 1,45 metro e pesa quase 17 quilos. A velocidade máxima é de 45 km/h.

Como é o jet da Renault

O R5 Searacer é um jet elétrico desenvolvido para esportes aquáticos. A novidade conta com motor de alta densidade e visa agradar tanto os iniciantes no esporte, quanto quem já está acostumado a correr pelos mares.

Foto: Renault/ Divulgação

O jet tem velocidade máxima de 77 km/h e pesa 65 quilos. Ele ganhou o prêmio A’ Design Award e conta com o apoio do motociclista do French Grand Prix, Fabio Quartararo.

Por dentro dos demais lançamentos

A Plume Foil, prancha de surf elétrica, pesa menos de 30 quilos e tem até 1h30 de autonomia. Ela vem com um motor elétrico que impulsiona o surfista — capaz de usá-la até em águas paradas — e chega a uma velocidade de 35 km/h.

Batizada de Evol BMX, a bicicleta elétrica é alimentada por um motor de 500 W e atinge 45 km/h. A proposta é que seja ideal para “ciclistas entusiasmados e fãs da cultura urbana”, segundo a marca.

Já a moto de neve elétrica, chamada Moonbike, chega a uma velocidade de 40 km/h e conta com um esqui na frente. Por não ter corrente e correia, exige baixa manutenção.

A Renault não informou se as cinco soluções de mobilidade estarão à venda. O que se sabe, por enquanto, é que o carro Renault 5 está chegando às ruas da Europa e que a moto de neve Moonbike terá venda exclusiva naquele continente.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    "Revolução": diretor da Itaipu Parquetec comenta sobre barcos a hidrogênio apresentados na COP30

    Mais que veículos com potencial de emissão zero, embarcações como o JAQ H1 e o BotoH2 permitem silêncio total

    Para todos: JAQ H1 será aberto para visitação gratuita neste fim de semana da COP30

    Primeiro barco-escola do mundo movido 100% a hidrogênio estará disponível ao público das 13h às 19h

    "Brasil pode ser protagonista": Bruno Dantas, Ministro do TCU, ressalta pioneirismo do JAQ H1 na COP30

    Segundo o magistrado, barco-escola movido a hidrogênio pode colocar o país no centro da discussão de sustentabilidade

    Da quilha ao motor: Veleiro Bravura avança para a reta final da construção na parceria com Yanmar

    O 15º episódio da série mostra Angelo Guedes em um sprint decisivo marcado por grandes avanços e desafios nos bastidores da construção

    Barco-escola: auditório do JAQ H1 é inaugurado com alunos da rede pública do Pará

    Em parceria com a Seduc, Instituto Mondó levou estudantes para conhecer a embarcação 100% movida a hidrogênio verde