Renault apresenta veleiro desmontável, jet elétrico e prancha motorizada

Marca francesa propõe novas soluções de mobilidade e mostrou inovações durante lançamento de carro elétrico

16/04/2024
Foto: Renault/ Divulgação

Conhecida no universo dos carros, a Renault decidiu sair da terra firme para se aventurar pelos mares ao apresentar ao público cinco novidades surpreendentes, incluindo veleiro desmontável, jet elétrico e prancha de surf motorizada.

Os meios de transporte — que chegam junto com moto de neve e bicicleta elétrica — fazem parte da campanha de lançamento do Renault 5 E-Tech. O veículo, agora 100% elétrico, fez sucesso nas décadas de 1970 e 1980 e foi relançado no mercado europeu durante o Salão de Genebra, em março.

Foto: Instagram @renaultbrasil/ Reprodução

O carro é o responsável por inspirar as cinco soluções de mobilidade, batizadas de 5 Movements (5 Movimentos, em tradução livre) e feitas em parceira com startups francesas. De acordo com a marca, a ideia era criar um meio de transporte que representasse os seguintes elementos naturais do planeta: água, ar, terra e neve.

Como é o veleiro da Renault

Desenhado com foco em praticidade, o R5 Reverso promete a possibilidade de ser desmontado em quatro pedaços em menos de três minutos.

Compactas, as partes podem ser guardadas em pequenos espaços, como em um porta-malas. Quando totalmente montado, o barco mede 3,40 metros por 1,45 metro e pesa quase 17 quilos. A velocidade máxima é de 45 km/h.

Como é o jet da Renault

O R5 Searacer é um jet elétrico desenvolvido para esportes aquáticos. A novidade conta com motor de alta densidade e visa agradar tanto os iniciantes no esporte, quanto quem já está acostumado a correr pelos mares.

Foto: Renault/ Divulgação

O jet tem velocidade máxima de 77 km/h e pesa 65 quilos. Ele ganhou o prêmio A’ Design Award e conta com o apoio do motociclista do French Grand Prix, Fabio Quartararo.

Por dentro dos demais lançamentos

A Plume Foil, prancha de surf elétrica, pesa menos de 30 quilos e tem até 1h30 de autonomia. Ela vem com um motor elétrico que impulsiona o surfista — capaz de usá-la até em águas paradas — e chega a uma velocidade de 35 km/h.

Batizada de Evol BMX, a bicicleta elétrica é alimentada por um motor de 500 W e atinge 45 km/h. A proposta é que seja ideal para “ciclistas entusiasmados e fãs da cultura urbana”, segundo a marca.

Já a moto de neve elétrica, chamada Moonbike, chega a uma velocidade de 40 km/h e conta com um esqui na frente. Por não ter corrente e correia, exige baixa manutenção.

A Renault não informou se as cinco soluções de mobilidade estarão à venda. O que se sabe, por enquanto, é que o carro Renault 5 está chegando às ruas da Europa e que a moto de neve Moonbike terá venda exclusiva naquele continente.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Saiba como seu barco pode ajudar moradores do Rio Grande do Sul

    Grupo Náutica uniu forças com a CUFA para apoiar o estado atingido por enchentes; instituição busca pequenos barcos para o transporte de doações

    Sem deixar feridos, incêndio na Croácia atinge mais de 20 barcos

    Incidente ocorreu em marina na cidade de Medulin, no noroeste do país, no último dia 15

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada