Na Holanda, live permite acionar “campainha de peixes” para liberar passagem de animais por eclusa

Transmissão ao vivo mostra quando um peixe aguarda passagem; espectadores avisam operadores ao "tocar campainha"

16/04/2024
Foto: Fish Doorbell / Divulgação

A cidade de Utrecht, na Holanda, se viu diante de um dilema: durante a primavera, muitos peixes cruzam a região em busca de um local para desovar e se reproduzir. Nesse período, contudo, a eclusa de Weerdsluis, no lado oeste da cidade, raramente abre, atrapalhando a passagem dos animais. A solução escolhida foi bem inusitada: criar uma campainha de peixes.

Para que a chamada Fish Doorbell (“campainha de peixe”, em tradução livre) funcionasse, uma câmera subaquática foi instalada na eclusa, gerando uma transmissão ao vivo através do site da iniciativa.

 

A operação funciona assim: ao flagrar um animal preso na eclusa, os espectadores da live podem pressionar a campainha dos peixes, liberando a passagem para que o bichinho possa seguir rumo a um local ideal para se reproduzir.

Foto: Fish Doorbell / Divulgação

Assim que o espectador aciona a campainha de peixes, um operador é notificado de que um animal está aguardando passagem, e fica responsável por abrir ou não a eclusa — geralmente a passagem é liberada quando há peixes o suficiente.

 

Dessa forma, a sociedade trabalha em conjunto com a natureza, evitando, inclusive, que os animais sejam atacados por seus predadores.


A ideia deu tão certo que a participação na live é disputada. O site da Fish Doorbell — único local onde é possível acionar a campainha de peixes — permite até 950 espectadores simultâneos. Mas, para ninguém “dar com a cara na porta”, ainda é possível acompanhar a chegada dos animais em uma transmissão ao vivo no YouTube — mas sem a possibilidade de liberar a passagem dos peixes.

Foto: Fish Doorbell / Divulgação

Quando o projeto da campainha de peixes foi apresentado pela primeira vez, os moradores locais não acreditaram que a ideia daria certo. Atualmente, Mark van Heukelum, criador da iniciativa, afirmou ao The Times que, em um ano, mais de 6.300 animais já foram ajudados através da transmissão.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Colapso de 90% dos caranguejos-das-neves pode ter influência humana, segundo pesquisa

    Segundo pesquisa pelo NOAA, a "borealização" causada pelos humanos aumentou a temperatura das águas do Ártico; entenda

    Ricci Boat apresentará cursos de serviços náuticos no São Paulo Boat Show 2024

    Especialista em higienização e detalhamento de embarcações estará no salão paulista de 19 a 24 de setembro

    Em Salvador, Congresso Internacional Náutica discutiu força do turismo náutico

    Evento reuniu em torno de 100 pessoas, entre autoridades e especialistas do setor, e destacou a importância do fomento ao turismo náutico na Bahia

    Arieltek levará seis soluções eletrônicas para barcos ao São Paulo Boat Show 2024

    Empresa apresentará ao público do maior evento náutico da América Latina produtos que vão de luminárias a painéis de controle

    Novos infláveis da Flexboat serão apresentados no São Paulo Boat Show

    Menos de um ano após incêndio atingir fábrica do estaleiro, marca volta com novidades ao salão que acontece de 19 a 24 de setembro