Dupla brasileira disputará volta ao mundo de veleiro na Globe 40

Desafio chega à segunda edição como o mais forte em duplas dentro da modalidade

28/05/2024
Foto: On Board Sports/ Divulgação

A competição de volta ao mundo de veleiro Globe 40 contará com uma dupla brasileira em sua segunda edição. A bordo do Barco Brasil, José Guilherme Caldas e Luiz Bolina representarão o país no considerado o mais forte desafio em duplas da modalidade.

A disputa envolve monocascos da Classe 40, referência para regatas oceânicas. A expectativa é de que a competição comece em setembro de 2025 e termine só no ano seguinte. O calendário oficial, com as paradas da nova edição da regata, ainda não foi divulgado — a expectativa é que isso aconteça no próximo mês, em junho.

Mockup do barco. Foto: On Board Sports/ Divulgação

Angolano naturalizado brasileiro, o médico José Guilherme velejou pelos oceanos Atlântico e Pacífico, e participou de diversas regatas oceânicas. Luiz, por sua vez, também embarcou em várias empreitadas, inclusive em solitário, e é profissional na área de charter. Além de praticante, o atleta dá aulas de Wingfoil em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo.

Acompanhei a primeira edição da Globe 40 e é uma regata feita para mim! Já atravessei 21 vezes o oceano Atlântico e velejei pelo Pacífico, mas o sonho de dar a volta ao mundo está prestes a se realizar. Com 65 anos, será um bom encerramento da minha carreira como velejador transoceânico em duplas– afirmou José Guilherme

Volta ao mundo de veleiro

A primeira edição da Globe 40 durou nove meses e percorreu todos os mares do mundo, em um percurso de 54 mil milhas. Os velejadores partiram de Ushuaia, na Argentina, e passaram por oito locais, incluindo Recife.


O Barco Brasil, usado pela dupla brasileira, é um Class40 n°15, que aguarda em La Coruña, na Espanha, a estreia no Globe 40. Enquanto isso, Zé Guilherme e Luiz disputarão, ao longo do ano, uma série de competições com os barcos Tutatis e Mussulo III.

 

Esta será a segunda vez em que o Brasil participa de uma campanha oficial de volta ao mundo de veleiro. A primeira aconteceu há 19 anos, quando o campeão olímpico Torben Grael liderou o barco Brasil 1 na Volvo Ocean Race.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Segredo revelado: drone subaquático militar dos EUA é flagrado pelo Google Maps

    Exército americano evitou dar detalhes das dimensões do equipamento, mas registro o mostra ao lado de outros barcos

    Alerta para o final de semana: litoral norte de SP pode ter ondas de até 3 metros e ventos de até 75 km/h

    Travessia da balsa São Sebastião-Ilhabela pode ser afetada devido ao mau tempo; aviso da Marinha vale de sexta-feira (28) até domingo (30)

    Baleia arrasta barco de pescador no RJ após ficar presa em cabo; veja

    Jubarte atravessava o mar de Arraial do Cabo quando colidiu com o cabo da âncora e se assustou

    Pesquisadores encontram rio capaz de documentar a vida na Terra ao longo de 120 milhões de anos

    Achado no Canadá fornece informações inclusive do período Paleozoico, até então com poucas evidências registradas

    Lançamento da Seacar será um dos destaques do Boat Show de Itajaí

    Nova lancha Maestry 2025, com aparência de carro esportivo, estará no salão que acontece de 4 a 7 de julho