Considerada extinta há 200 anos, baleia-cinzenta reaparece no Atlântico

Registro raro da espécie chocou pesquisadores norte-americanos ao ser avistada nas águas

12/03/2024
Foto: Aquário de Nova Inglaterra/ Reprodução

Uma baleia-cinzenta chocou pesquisadores norte-americanos ao ser avistada nadando pelas águas do oceano Atlântico, região da qual está extinta há cerca de 200 anos. O evento foi descrito como algo “incrivelmente raro”.

Cientistas acreditam que o animal, que costuma habitar o norte do oceano Pacífico, desapareceu do Atlântico por volta do século 18, em parte devido à caça ilegal.

 

O registro da baleia-cinzenta foi feito em 1º de março deste ano, quando os pesquisadores do Aquário de Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, sobrevoavam a costa de Nantucket, em Massachusetts.

Baleia foi flagrada em um possível momento de alimentação. Foto: Aquário de Nova Inglaterra/ Reprodução

“Meu cérebro estava tentando processar o que eu estava vendo, porque esse animal era algo que não deveria existir nessas águas”, disse Kate Laemmle, uma das pesquisadoras que estava no avião, ao Aquário.

 

A forma com que a baleia-cinzenta nadava fez com que os cientistas chegassem à conclusão de que ela provavelmente estava se alimentando no momento em que foi vista.

Teorias

Especialistas da área de biologia marinha apontam as mudanças climáticas como possível causa para o aparecimento da baleia-cinzenta na região. Isso porque a passagem entre as ilhas ao norte do Canadá, que conecta o Pacífico e o Atlântico, costumava ser coberta de gelo, que derreteu devido ao aumento das temperaturas globais.


Sem a obstrução do caminho pelos icebergs, as baleias conseguem realizar a travessia com maior facilidade, algo que não seria possível no século passado.

Foto: Aquário de Nova Inglaterra/ Reprodução

Embora tenha chocado os pesquisadores, esta não é a primeira vez que a espécie é vista no Atlântico. Nos últimos 15 anos, houve cinco registros das baleias-cinzentas fora do Pacífico, nadando pelas mesmas águas deste mês e também pelas do Mediterrâneo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Almirante Carlos Roberto detalha novos barcos da Marinha no NÁUTICA Talks

    Principais projetos estratégicos em andamento, construções do navio polar e de nova fragata serão destrinchadas durante o Rio Boat Show 2024

    Gasolina Podium e Diesel Verana serão produtos de destaque no Rio Boat Show 2024

    Marca de combustíveis náuticos premium terá estande interativo na Marina da Glória e será parceira do NÁUTICA Talks

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show