Referência em turismo náutico, Itajaí tem águas ideais para navegar; conheça 3 destinos
Palco do Marina Itajaí Boat Show, cidade dispõe de pontos fortes para navegação tanto para navegadores iniciantes quanto para os mais experientes
Faltam poucos dias para o Marina Itajaí Boat Show atracar em águas itajaienses. Sucesso em 2023 e ainda maior em 2024, o salão promete fazer jus à cidade reconhecida por lei federal como a Capital da Construção Naval e do Turismo Náutico. E, se é referência em turismo, tem lugar para navegar! Por isso, NÁUTICA separou três lugares em Itajaí para aproveitar a paisagem a bordo.
Marina Itajaí Boat Show exibirá destaques do mercado náutico em Santa Catarina
Venda de ingressos para o Marina Itajaí Boat Show 2024 já está aberta; garanta o seu
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Referência na indústria náutica brasileira, a cidade de Itajaí fica localizada no litoral centro norte catarinense, na margem direita da foz do rio Itajaí-Açu. Aliás, a origem do nome do rio vem do tupi, e foi adotado pelos índios que ocuparam a Praia de Cabeçudas — que entra para essa lista como um bônus.
Considerada a principal praia de Itajaí, a Praia de Cabeçudas é, consequentemente, a mais movimentada — o que não é um ponto necessariamente negativo já que, assim, o local dispõe de ampla infraestrutura. A praia possui águas calmas, ideal para passeios de barco em família. Se a ideia for atracar por lá, o passeio ainda rende uma visita ao Farol de Cabeçudas, onde um mirante permite observar grande parte da cidade.
Conheça 3 lugares para navegar em Itajaí
Rio Itajaí-Açu
O rio Itajaí-Açu se mostra o palco ideal para um passeio de barco repleto de paisagens, tranquilidade e até cultura, já que suas águas passam por pontos importantes da cidade catarinense, como o Porto de Itajaí e os Molhes da Barra.
O rio ainda é um ótimo lugar para a prática da pesca esportiva e passeios entre amigos, já que é possível parar em diversos pontos para nadar, fazer piqueniques ou simplesmente relaxar nas margens. Ao navegar por suas águas, a paisagem oscila entre a vista do centro da cidade e a natureza viva, com direito à transição das águas fluviais para as marítimas do Oceano Atlântico, na área da Barra do Rio.
Baía Afonso Wippel
Para quem está começando a contar as primeiras milhas na água e deseja fazer um passeio sem sustos, a Baía Afonso Wippel é uma ótima escolha. Além da paisagem que mistura vegetação com belas águas, o local é rico em biodiversidade, e guarda em seu território diversas espécies de peixes e aves.
A programação na Baía pode ir além da navegação, e se estender para outras atividades em suas proximidades como mergulho, pesca e esportes aquáticos. Tudo isso com segurança, uma vez que o local é considerado seguro para navegação, com poucas áreas de risco e boa sinalização marítima.
Ilha feia (só no nome)
Para os navegadores mais experientes, as ilhas de Itajaí podem ser exploradas de barco e reservam verdadeiros refúgios para quem busca fugir do agito dos locais mais movimentados da cidade.
Uma delas é a Ilha Feia que, apesar do nome, de feia não tem nada. Próxima a Balneário Camboriú — mas acessível a partir de Itajaí –, a ilha é ideal para um dia todo de exploração. Isso porque, por lá, é possível avistar espécies marinhas, corais, praticar esportes aquáticos e até pescar. A Ilha Feia tem ainda trilhas e pontos para a prática de mergulho livre.
Um pouco mais afastadas, as ilhas das Cabras e do Arvoredo são outros dois pontos interessantes para se chegar de barco partindo de Itajaí. Preservadas pela natureza, as ilhas apresentam águas límpidas e boas oportunidades para a prática de mergulho, com possibilidade de avistamento de espécies marinhas.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas
Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu
Público poderá conferir equipamentos a partir de R$ 9,5 mil no estande da marca; salão acontece no Lago de Itaipu, de 28 de novembro a 1º de dezembro