Salvador Boat Show registra sucesso e se consolida como maior evento náutico do Nordeste

Salão vendeu mais de 20 embarcações, atraiu público qualificado e gerou negócios significativos para o setor

Por: Redação -
13/11/2024
Foto: Victor Santos / Revista Náutica

A estreia do Salvador Boat Show foi um sucesso. Com a venda de mais de 20 embarcações, um público qualificado e negócios significativos para o setor, o primeiro Boat Show brasileiro 100% sobre as águas se consolidou como o maior evento náutico do Nordeste. E os amantes de barco podem comemorar: uma segunda edição está confirmada para novembro de 2025.

“O Boat Show veio a Salvador para contribuir com o desenvolvimento do turismo náutico em uma região com tantas belezas naturais. Fizemos um evento 100% sobre as águas na Baía de Todos-os-Santos, que é a maior do país. O evento não poderia deixar de ser realizado aqui. Portanto, concluímos mais um salão náutico de sucesso”, concluiu Thalita Vicentini, diretora-geral da Boat Show Eventos.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

“Estamos em Salvador desde 2000 realizando regatas, estruturas náuticas, guias da Revista Náutica e sempre acreditamos no potencial desta região para um Boat Show”, destacou Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica.

Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

“Com apoio da Prefeitura, de nossos expositores e parceiros, nosso objetivo é trazer cada vez mais atrativos para a cidade, envolver a comunidade e contribuir com o desenvolvimento de um setor de alta geração de emprego e crescimento econômico”, completou Ernani.

Esta primeira edição foi um sucesso e já estamos trabalhando no planejamento da edição de 2025– Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica

Durante a abertura do evento — que contou com a presença de mais de 100 pessoas — o prefeito de Salvador, Bruno Reis, falou da importância do investimento do mercado na região.

Vamos investir ainda mais porque sabemos da importância do setor náutico para a geração de renda para a nossa cidade. Esta é a primeira edição e as próximas quatro estão garantidas– Bruno Reis, prefeito de Salvador

Bruno Reis, prefeito de Salvador. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

Confira destaques de sucesso do Salvador Boat Show

Dezenas de embarcações foram apresentadas ao longo do salão náutico — de jets a barcos de luxo –, além de equipamentos, acessórios, revestimentos, carretas e outros produtos relacionados ao mundo náutico.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

O destaque principal ficou por conta dos barcos atracados nas águas, ao lado dos estandes flutuantes. “Chegamos em Salvador aproveitando este imenso potencial e trazendo oportunidades para o lazer náutico em produtos e serviços”, apontou Thalita Vicentini.

Observamos também pessoas descobrindo novas marcas, produtos e fazendo upgrades de embarcações, conhecendo novos fabricantes e novos modelos– Thalita Vicentini, diretora-geral da Boat Show Eventos

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Paulo Thadeu, CEO da Real Powerboats, exaltou o tempo de navegação de quem vive na região e comemorou o bom desempenho do salão. Isso porque o estaleiro, que lançou no evento o projeto de um novo modelo de 40 pés, já está com diversas negociações e deve ser exposto no próximo Salvador Boat Show.

 

“Para se ter uma ideia, em São Paulo e no Rio de Janeiro a média de uso é de 80 horas/barco e em Salvador é de 100 a 200 horas/barco. A tendência para o Salvador Boat Show no ano que vem é que seja ainda melhor, porque este ano foi um sucesso”, aposta Thadeu.

Estande da Real Powerboats no Salvador Boat Show. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Da mesma forma, a Ventura Experience comemorou a grande aceitação e os ótimos negócios no salão náutico. “Tivemos bastante visitação e procura. Tenho certeza de que o Boat Show de Salvador vai se consolidar como o grande evento do Nordeste, atraindo pessoas não só daqui, mas dos outros estados da região”, declarou Marco Garcia, diretor comercial da Ventura.

 

Entre os modelos apresentados pelo estaleiro estavam lanchas, o 1º jet 100% elétrico do mundo — o Ventura Orca — e quadriciclos da linha Adventure da marca.

Estande da Ventura Experience. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Os barcos do estaleiro pernambucano NX Boats também encantaram os visitantes do Salvador Boat Show. Felipe Guedes, diretor comercial da marca, se mostrou muito satisfeito com a qualidade do público da primeira edição do evento.

 

“Tivemos a oportunidade de mostrar a nossa NX 44 design by Pininfarina pela primeira vez aqui e foi muito gratificante. O público aceitou muito bem”, ressaltou o executivo ao falar sobre o modelo, recém-lançado no Brasil, com assinatura do renomado estúdio italiano Pininfarina.

Estande da NX Boats. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Mais um destaque do evento foi a fabricante Azov Yachts, que levou seus modelos de 26 a 48 pés para o público de Salvador. Além de test-drive aos clientes, o estaleiro pernambucano oferecia a vantagem de um modelo à pronta-entrega no evento.

 

“Fizemos ótimos negócios para todos os modelos, recebemos novos clientes e os barcos foram muito visitados”, comemorou Ana Beatriz Avelar, diretora da empresa.

Estande da Azov Yachts. Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

As embarcações de luxo da Schaefer Yachts também surpreenderam. Segundo Márcio Pacheco, que comanda a revendedora Bluemeps — representante da Schaefer na Bahia –, os destaques foram a Schaefer 450 e a Schaefer 660. Vale destacar que esta última foi a maior lancha exposta no Boat Show de Salvador.

 

“Percebemos vários clientes novos no evento e o resultado foi muito satisfatório. Os esforços valeram a pena. Já estamos com várias negociações em andamento e algumas já finalizadas”, apontou Pacheco.

Schaefer 660. Foto: Gabriel Alencar / Revista Náutica

Já a Aloha Náutica divulgou os catamarãs, veleiros e barcos a motor do renomado Grupo Beneteau, representados de forma exclusiva pela Aloha no Brasil.

 

“Salvador tem tudo a oferecer para a área náutica e confirmo que um evento como este acontecendo na Baía de Todos-os-Santos é sucesso. O mercado de vela é novo aqui, mas temos todo o potencial para desenvolver a área náutica e vemos com bons olhos eventos como este”, avaliou Cecília Avena, sócia da Aloha Náutica.

Foto: Gabriel Alencar / Revista Náutica

O mundo dos jets também atraiu público à edição de sucesso do Salvador Boat Show. “Com a força da feira, ganhamos mais credibilidade”, acredita Cristiano Magarão, sócio-gerente da Magarão Sports, revendedora Yamaha na Bahia.

 

“Percebemos muita gente nova e houve muita captação de clientes”, comentou Magarão, que apontou ainda como ponto forte da marca o Superjet Yamaha, moto aquática no estilo “stand up”, para ser pilotada em pé. No entanto, a revendedora exibiu jets para diversos públicos.

Estande da Yamaha no Salvador Boat Show. Foto: Gabriel Alencar / Revista Náutica

O Grupo Vittacar, revendedora dos jets Sea-Doo, também encantou o público com jets de alta potência, que chegam a 120 km/h. O gerente comercial Doufrânio Caliman destacou como o evento foi bem recebido.

 

“O Salvador Boat Show foi muito bem-vindo para fomentar o mercado e superou as expectativas, além de ter atraído novos clientes”, avaliou.

Foto: Gabriel Alencar / Revista Náutica

Ações sociais no Salvador Boat Show

Além de exposição de barcos, produtos e serviços, a primeira edição do Salvador Boat Show contou com ações sociais, com objetivo de trazer a cultura náutica para cada vez mais pessoas.

Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

Foi o caso das parcerias com o Instituto de Cegos da Bahia, em que pessoas com baixa visão tiveram a experiência sensorial de velejar, e com a Associação i9 Vela, que organza oficinas náuticas para crianças em vulnerabilidade social.

 

O calendário de eventos Boat Show segue agora rumo a Foz do Iguaçu, no Paraná. O Foz Internacional Boat Show acontecerá entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI), e trará mais um espetáculo de produtos e serviços, desta vez, para a água doce.


1º Salvador Boat Show

O Salvador Boat Show chegou em grande estilo, com 100% de seus expositores sobre as águas da Bahia Marina, na inconfundível Baía de Todos-os-Santos. Embarcações de diversos modelos, motores, equipamentos, acessórios e serviços ligados ao setor estiveram na capital baiana.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Visitantes tiveram a sensação genuína de imergir no universo náutico visitando estandes flutuantes, conferindo barcos lado a lado, em um cenário mais que convidativo para uma vida no mar. Já consagrado como o maior salão náutico do Nordeste, o evento ainda apresentou experiências exclusivas e um mar de oportunidades.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    NÁUTICA TRIP: navegamos a bordo da Victory 300 Ride na Flórida, nos Estados Unidos

    Cada vez mais frequentado por brasileiros, desbravamos o trecho entre Fort Lauderdale e Miami, numa jornada de 12 horas

    Conheça a história de Frank Fiegel, o Popeye de verdade

    O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito

    Tipos de proa: conheça os diferentes formatos e a indicação para cada barco

    Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco

    Saiba o que fazer em caso de queimadura por água-viva

    Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal

    Teste Real 280 Special Deck: uma lancha de sangue quente

    O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp