Seleção brasileira de Optimist representa o país no Campeonato Europeu

Competição acontece em Çeşme, na Turquia, de 30 de maio a 3 de junho

Por: Nicole Leslie -
29/05/2025
Seleção brasileira de Optimist 2025, com o treinador ao centro. Foto: Instagram @velejar_ / Reprodução

A nova geração da vela brasileira está pronta para mostrar seu talento nas águas da Turquia. Começa nesta sexta-feira (30) o Campeonato Europeu de Optimist 2025, que movimentará as águas da cidade de Çeşme até terça-feira (3).

Voltada a velejadores de até 15 anos, a classe Optimist é considerada a porta de entrada para a vela de alto rendimento. E o campeonato europeu é um dos maiores palcos do mundo para esses jovens talentos.

 

A edição deste ano reúne 258 velejadores, vindos de 43 países. Entre eles, quatro brasileiros representam o país com orgulho: Lara Candemil (Santa Catarina), Uma Creixell (Rio Grande do Sul), Davi Sugai e Thomas Oliveira (ambos do estado de São Paulo).

Lara Candemil em veleiro Op. Foto: Veleiros da Ilha / Reprodução

O time foi preparado por Alexandre Paradeda, instrutor que acumula medalhas em campeonatos mundiais, sul-americanos e pan-americanos. A equipe desembarcou em solo turco no último sábado (24) e realiza treinos de preparação desde então.


Histórico brasileiro na classe

O Brasil tem bons motivos para acreditar em seus representantes. Em 2021, o país conquistou seu primeiro título mundial na classe Optimist com Alex Di Francesco Kuhl, em campeonato realizado no Lago di Garda, na Itália.

O que é a classe Optimist?

A classe Optimist — ou Op — é voltada a atletas de 7 a 15 anos. A categoria é uma das mais populares do mundo na iniciação à vela.

 

As embarcações de Op são menores e mais estáveis que as de uso adulto, com comprimentos que não chegam a 2,5 metros e capacidade para até 60 kg. O resultado são veleiros que garantem mais segurança e estabilidade para que os pequenos velejadores deem suas primeiras braçadas no esporte.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!

    Quanto custa uma lancha no modelo multipropriedade?

    Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1