Adaga pré-histórica de 3,6 mil anos é encontrada em naufrágio na Turquia
Artefato de bronze com pinos de prata estava em meio aos destroços do barco e tudo indica que pertenceu à civilização minoica
Uma adaga pré-histórica de 3,6 mil anos de idade foi encontrada em meio aos destroços de um naufrágio na Turquia. O barco estava a 50 metros de profundidade, na costa do município de Kumluca.
Oceanógrafos descobrem monte submarino maior que 10 torres Eiffel empilhadas
Antigo veleiro é encontrado 130 anos após dramático naufrágio nos EUA
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O artefato tem corpo feito de bronze e possui pinos de prata em uma das extremidades. Ao que tudo indica, foi confeccionado pela civilização minoica, que se desenvolveu na Ilha de Creta durante a Idade do Bronze — período da pré-história que começou por volta de 3 mil anos antes de Cristo.
A descoberta foi feita por arqueólogos subaquáticos da Universidade Akdeniz. O projeto de escavação começou ainda em 2019, sob o comando do arqueólogo Hakan Öniz, em conjunto com o Museu de Antalya e com o Ministério da Cultura e Turismo da Turquia.
Embarcação que transportava a adaga pré-histórica é foco de pesquisadores
Embora saiba-se que os minóicos dominavam as rotas marítimas do Mediterrâneo e comercializavam produtos com regiões próximas — como Egito e Grécia — o estudo do barco naufragado é importante para que os pesquisadores compreendam melhor a dinâmica dessas relações.
Ver essa foto no Instagram
Além disso, joga a luz sobre as interações entre outras sociedades marítimas da região e como funcionava o comércio da época.
“Esse naufrágio não é apenas uma das descobertas mais importantes da Turquia, mas também um candidato a ser uma das descobertas mais importantes na arqueologia subaquática global”, disse o ministro da Cultura e do Turismo, Mehmet Nuri Ersoy, em publicação nas redes sociais.
A hipótese que predomina entre os arqueólogos é de que o barco estava indo para a costa da Lícia, na antiga Ásia Menor. Ele transportava lingotes de cobre dos Troodos, Cordilheira que fica no Chipre.
Com informações da Revista Galileu
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Reynisfjara, no sul da Islândia, é famosa não só pela aparição na série vencedora de 59 Emmys
Previsto para iniciar itinerário em maio, Villa Vie Odyssey precisou de reparos e ficou preso em Belfast, na Irlanda do Norte
Santa Catarina lidera o ranking e São Paulo tem praia conquistando o feito pela 15ª vez consecutiva. Confira a lista completa da temporada
Lei aprovada pela Câmara Municipal de Linhares permite que sejam tomadas medidas legais a favor do ecossistema da foz do Rio Doce
Equipes Emirates e Brittania disputarão troféu mais tradicional da vela. Modalidade feminina acaba neste domingo (13)