Revista da Turma da Mônica ganha edição especial sobre a cultura oceânica

Lançada na última quinta-feira (28), história em quadrinhos será distribuída gratuitamente em escolas e bibliotecas

29/05/2025
Foto: Instagram @catedraoceano/ Reprodução

Já parou para pensar como o Cascão se comporta debaixo d’água? Pois prepare-se, que chegou a sua hora! Na última quinta-feira (28), saiu a nova revista de história em quadrinhos da Turma da Mônica, em edição especial que busca conscientizar a sociedade sobre a importância dos oceanos.

O lançamento oficial aconteceu na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), da Universidade de São Paulo (USP). O evento contou com a participação ilustre dos personagens do gibi e atividades interativas com a temática “Década do Oceano”, que teve a participação de crianças de 6 e 12 anos.

Trecho da revista “Turma da Mônica: oceanos – Edição Especial da Década do Oceano”. Foto: Turma da Mônica/ Reprodução

Feita em parceria com a Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, a edição intitulada “Oceanos – Edição Especial da Década do Oceano” será distribuída gratuitamente a milhares de leitores em escolas públicas, bibliotecas e instituições de todo o Brasil.

Outro meio de ler a nova revista da Turma da Mônica sobre os oceanos é baixar a versão digital gratuitamente, direto do site da UNESCO.

Turma da Mônica em: cultura oceânica

A publicação celebra a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) promovida pela ONU. Produzida pelos estúdios do desenhista Maurício de Sousa — criador da Turma da Mônica — a HQ propõe uma nova relação do público infanto-juvenil com o oceano.

Foto: Instagram @catedraoceano/ Reprodução

O projeto, em parceria com o Instituo de Estudos Avançados (IEA) da USP, teve coordenação do professor Alexander Turra, do Instituto Oceanográfica (IO) da USP. Para o educador, essa edição tem a missão de propagar a “cultura oceânica no Brasil e no mundo”.

Alexander Turra com a nova revista da Turma da Mônica. Foto: Instagram @catedraoceano/ Reprodução

Além do lançamento do gibi, 120 alunos da Escola Preparatória da USP tiveram uma tarde repleta de descobertas, com atividades interativas sobre o consumo consciente de pescado e lixos em lugares desertos, além de exibições de organismos microscópicos marinhos — observado por lupas e microscópios.

[O objetivo é propor] uma imersão educativa e interativa sobre a importância dos mares para a vida no planeta– disse Alexander Turra

Por lá, as crianças também assinaram com tinta ecológica uma tela coletiva, que simboliza o compromisso com a proteção dos oceanos. Confira!

 

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Sedna apresentará barcos robustos para pescadores no São Paulo Boat Show

    Embarcações CC 320 e Cat 370 terão condições especiais e exclusivas para quem fechar negócio durante o evento

    Fórum Náutico Internacional da ANB reúne especialistas para discutir Economia Azul em Salvador

    Evento será realizado nos dias 16 e 17 de setembro, no Terminal de Cruzeiros de Salvador, com debates sobre turismo náutico, infraestrutura, indústria, sustentabilidade e futuro dos oceanos

    São Paulo Boat Show 2026 vai sortear lancha Focker 188 Joy com motor Yamaha de 90 hp

    Visitantes do evento poderão concorrer ao modelo da Fibrafort, equipado com motor de popa Yamaha F90; sorteio será realizado no último dia do salão

    McDonald’s leva McFish à Atlântida em campanha inspirada no fundo do mar

    Sanduíche de peixe volta ao cardápio no Brasil com nova versão Deluxe e campanha que transforma a lenda da cidade submersa em expedição pelas profundezas

    Última chamada: ONU oferece bolsas de estudo sobre Oceano e Direito do Mar; veja como se inscrever

    Curso é voltado para servidores públicos e profissionais em desenvolvimento; inscrições estão abertas até 13 de setembro