OE Corinthian: 1º iate de cruzeiro da aclamada Orient Express começa a ganhar vida
Veleiro promete redefinir o conceito de cruzeiros em iates de luxo, sob a chancela de uma das mais tradicionais empresas de viagem do mundo


A aclamada Orient Express promete entrar com tudo no universo dos cruzeiros de luxo em iates. A marca, famosa mundialmente pelo lendário trem homônimo fundado ainda em 1883, agora embarca nas viagens sobre as águas com o OE Corinthian, uma embarcação de 220 metros de comprimento que promete redefinir a experiência de viajar a bordo.
Maior suíte de cruzeiro do mundo com tudo incluso tem diárias a partir de R$ 145 mil
Em Copenhague, ações sustentáveis geram benefícios aos viajantes
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Motivos para acreditar na promessa não faltam. Com base na herança do icônico trem que cruzava a Europa e inspirou livros — como “Assassinato no Expresso do Oriente” (1934), de Agatha Christie — e filmes, a Orient Express expandiu sua atuação nos segmentos de hospitalidade, viagens exclusivas e experiências personalizadas. Atualmente a empresa pertence ao grupo Accor, um dos maiores conglomerados hoteleiros do mundo.


Mirando a tendência atual de cruzeiros em iates de luxo, a marca apostou na exclusividade e trabalha na construção do Orient Express (OE Corinthian), uma embarcação própria que se sagra como o único veleiro entre os barcos de outras empresas fortes do setor.
O OE Corinthian está sendo construído pela Chantiers de l’Atlantique, um renomado estaleiro francês com sede em Saint-Nazaire. Uma das premissas é que o veleiro chegue com um alto nível de inovação sustentável, combinando elementos como energia eólica, GNL (gás natural liquefeito) e tecnologia de IA.
Ver esta publicação no Instagram
O barco ainda terá, segundo a empresa, os maiores mastros de vela do mundo, com 1500 m². “Muitos fabricantes de velas abandonaram a ideia devido às imensas forças envolvidas. No entanto, os engenheiros da Chantiers de l’Atlantique abraçaram o desafio”, ressaltou a marca.
Uma vela patenteada usando painéis de vidro reforçados com fibra de carbono em vez do tecido padrão– explica a Orient Express
Um veleiro de alto padrão
Segundo a marca, mais de 800 engenheiros e cerca de 10 mil profissionais contribuíram, ao longo dos últimos três anos, para o desenvolvimento do conceito do barco, que presta homenagem aos transatlânticos da Era de Ouro americana, com interiores refinados assinados pelo arquiteto Maxime d’Angeac.


O barco carrega nada menos que 54 suítes luxuosas, para até 110 convidados. A maior delas, batizada de Agatha Christie, em alusão a autora do livro que se passa no “Expresso do Oriente”, tem nada menos que 180 m².
De acordo com a empresa, o espaço apresenta texturas ricas, obras de arte, camas king-size e belas vistas, além de um “mordomo personalizado”.




Os hóspedes do OE Corinthian terão à disposição comodidades de alto padrão, como cinema, um anfiteatro inspirado nos cabarés franceses, sala de jogos, duas piscinas, spa, salão de beleza, esportes aquáticos, biblioteca, estúdio de música, entretenimento ao vivo e vários restaurantes, incluindo um comandado por Yannick Alléno, chef francês com 16 estrelas Michelin.




Atualmente em fase final de construção, o OE Corinthian tem estreia oficial prevista para junho de 2026. Sua viagem inaugural será pelo Mediterrâneo, passando por pontos como Marselha, Cannes e Saint Tropez.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Canal NÁUTICA no YouTube exibe cobertura do evento a partir das 19h desta quinta-feira (3). Acesse!
PRS 3/2025 visa defender o desenvolvimento do setor na indústria, no comércio e em ações de sustentabilidade e turismo
Test-drives, novidades e experiências na água marcam 3ª edição do maior salão náutico do Sul do Brasil, de 3 a 6 de julho
Mergulhadora australiana registrou a saga do polvo maori, que tenta arrastar raia violinista para dentro de seu “esconderijo”
Quatro modelos do estaleiro catarinense foram usados nas gravações do seriado de ação brasileiro